Ajuda urgente

Hmm sim, é estranho, mas vai testando. Pelo menos mais uma carga, para ver até onde vai.
Andar pelos menus, usar live view e vídeo são coisas que derretem a bateria, mas não é a esse ponto.

Sem live view costumo ter bateria para uns 500 a 800 disparos.
Em live view reduz radicalmente, creio que nem 200.
A 1300D é praticamente a mesma coisa do que esta. Acredito que possa gastar mais alguma coisa por causa do wifi, mas isso certamente não fica sempre ligado.
 
Hmm sim, é estranho, mas vai testando. Pelo menos mais uma carga, para ver até onde vai.
Andar pelos menus, usar live view e vídeo são coisas que derretem a bateria, mas não é a esse ponto.

Sem live view costumo ter bateria para uns 500 a 800 disparos.
Em live view reduz radicalmente, creio que nem 200.
A 1300D é praticamente a mesma coisa do que esta. Acredito que possa gastar mais alguma coisa por causa do wifi, mas isso certamente não fica sempre ligado.

Já tem dado para mais algum tempo.. Vamos ver... Uma dúvida, como usas o NFC? Por wi-fi consigo aceder as fotos.. Mas queria aceder a elas sem ser preciso estar conectado a net.. O NFC também exige net?
 
Mas levaste a bateria até ao ponto em que a câmara a manda trocar?
Testa pelo menos 2 cargas (uma já testaste, pronto).
É de esperar que isso dure como aqui na 1200D.

Quanto ao NFC, não vejo porque razão poderia precisar de ligação à net.
Mas aí já não te poderei tirar dúvidas sobre o que tens que fazer para conseguir transferir ficheiros, pois esta não tem wifi nem NFC :P
 
Mas levaste a bateria até ao ponto em que a câmara a manda trocar?
Testa pelo menos 2 cargas (uma já testaste, pronto).
É de esperar que isso dure como aqui na 1200D.

Quanto ao NFC, não vejo porque razão poderia precisar de ligação à net.
Mas aí já não te poderei tirar dúvidas sobre o que tens que fazer para conseguir transferir ficheiros, pois esta não tem wifi nem NFC :P

Esta última carga já tem durado bem mais tempo.. Hoje tivemos 1hora a mexer nela, mais umas 25 fotos e tem a carga a meio. Temos andado a testar e a ver funções.. Falta explorarmos muito as capacidades da máquina e definições, ainda hoje queríamos tirar uma foto de um jantar entre amigos e a máquina não estava a focar no sítio que queriamos xD estava a deixar-nos muito escuros e os pratos mais claros por causa do flash.. Ainda há muito que aprender.. E em vídeo não conseguimos focar bem certos objetos, as vezes demora algum tempo.

Quanto ao NFC acho que se confirma... Acho que necessita mesmo de Wi-Fi.. Depois de algum tempo a ver, ela pede sempre a ligação ao Wi-fi
 
Vídeo gasta imenso, live view gasta imenso, flash gasta um bocado, estabilização da lente gasta um bocadinho, muita navegação pelos menus gasta um bocado também. É por aí :)
Repara que eu dei-te uma estimativa de bateria para a minha que era 3 ou 4x inferior ao usar a live view.

No escuro é normal haver dificuldades a focar, ao ponto de a câmara nem conseguir. As câmaras de gamas superiores já vão sendo melhores nisso, mas é algo em que só recentemente houve progressos significativos.

O resto das dificuldades a tirar essa fotografia têm a ver com os controlos automáticos, pois limitam drasticamente o potencial da câmara.

Já o vídeo...é algo que eu não faria muito com essa câmara (e não faço nesta). Ouves sempre a lente a focar e as tuas mãos a mexer na câmara, não tem uma entrada de microfone externo para se poder suprimir isso, e não tem nenhum dos novos sistema de autofocus em live view, pelo que é sempre lenta a focar.
Olhando à combinação de corpo + lente que tens, para as situações do quotidiano provavelmente consegues filmar melhor com o telemóvel.
 
Última edição:
O flash nestas máquinas é muito fraco face ao potencial do equipamento. Talvez um dia arranjes um flash externo que podes apontar para o tecto e tirar umas fotos interiores com uma luz com um ar bastante natural.
 
Erm...ok, justificando porque é que eu disse aquilo @Meje
O resto das dificuldades a tirar essa fotografia têm a ver com os controlos automáticos, pois limitam drasticamente o potencial da câmara.
A questão é que, a partir do momento em que se abra o flash, com auto ISO ou em modos automáticos, a câmara põe o ISO a 800.
Quer isso seja suficiente, quer seja pouco, ou seja demais, ela mete sempre 800. Podes estar no sol do meio dia, levantas o flash incorporado com auto ISO, e ela define 800. Acho altamente estúpido, mas pronto... :Whatever:
E pela descrição que ele deu, acredito plenamente que o ISO 800 não fosse suficiente para a foto.
 
Vídeo gasta imenso, live view gasta imenso, flash gasta um bocado, estabilização da lente gasta um bocadinho, muita navegação pelos menus gasta um bocado também. É por aí

Quando falas em live view é ver o que estamos a fotografar pelo ecrã certo? Vocês utilizam pouco isso? Com os controlos manuais depois já sabem mais ou menos de cor como ajustar, digo eu...

O resto das dificuldades a tirar essa fotografia têm a ver com os controlos automáticos, pois limitam drasticamente o potencial da câmara.

Sem dúvida, aquilo é deveras mais complicado do que parecia xD andamos a mexer bastante nas definições e no modo manual, mas ela tem de perder algum tempinho a ver aquilo..

Já o vídeo...é algo que eu não faria muito com essa câmara (e não faço nesta). Ouves sempre a lente a focar e as tuas mãos a mexer na câmara, não tem uma entrada de microfone externo para se poder suprimir isso, e não tem nenhum dos novos sistema de autofocus em live view, pelo que é sempre lenta a focar.

Pois, já reparamos nesse pormenor. É algo que também não incomoda.
 
+1...para usar live view não se compra DSLR. Principalmente nesta gama de DSLR, em que a live view é tao lenta...

Vocês utilizam pouco isso?
Muito pouco. Diria que uso para uns 100 disparos a cada 1000, sendo a maior parte deles de paisagem. Só em paisagem é que uso sempre.
Olha, para teres noção quanto à bateria...a carga que tenho em uso neste momento já passou de 300 disparos e o indicador de bateria ainda não saiu do máximo.

Com os controlos manuais depois já sabem mais ou menos de cor como ajustar, digo eu...
Ninguém sabe nada de cor... :)
O ocular tem todas as ferramentas necessárias para fotografares com o ecrã desligado ;)
 
Última edição:
Ela também não usa live view, mas pensava que se usava bastante nos controlos manuais para ver como ficava a foto...
Sendo assim fazendo alterações manuais o próprio ocular já mostra essas alterações, certo?

Quanto à bateria, vai a meio... Mas andou a ver bastante tempo as funções do vídeo/gravar e de volta do NFC e WiFi...
 
Não. O que tu vês é a imagem que vem da lente para um espelho e para o teu olho, sem qualquer simulação digital dos parâmetros da foto.

No caso dos modos manuais, não usem o M para já, só a prioridade abertura e prioridade obturador e deixem a máquina ajustar os outros parâmetros. Em grande parte das situações, estes modos atendem para o que se precisa. É mais fácil aprender com estes e depois, quando é preciso, ir para o M.
 
Sem entender como funcioa a fotografia, eu diria que nenhum modo é mais fácil. Usar prioridade à abertura ou à velocidade, sem perceber o porquê das coisas, apenas trará melhores resultados, mas pouco ajudará a perceber a mecânica da coisa.

Como disse anteriormente(e não me engnei), falta estudo para tirar partido da dslr. E não me refiro o estudo dos menus da máquina, começa por estudar os 3 pilares da fotografia: ISO, abertura e velocidade. Quando perceberes isso, que parece mais difícil do que o que é, vais ver que vais tirar muito mais partido da máquina. Depois sim, dedica-te à máquina e aos seus menus, e vais ver que tudo fará mais sentido.
 
Mas a máquina é da namorada, ela é que terá que se dedicar.
Eu dei o exemplo da minha mulher, que já teve uma DSLR e não gostou...

Não gostou, por ser "enorme", "pesada" e "difícil de usar".
Ela adora a E-M5 porque está sempre em live view, e porque pode tocar no ecrã para focar e tirar fotos no sitio onde tocou.
E é isso que ela quer, mais nada :P
Já andei a tentar dar-lhe umas formações sobre os modos manuais, mas ela não quer saber - basta meter o ecrã touch a fazer o trabalho do botão de disparo e pronto, anda toda contente.
E acho que nunca a vi a levar o OVF à cara.

Se a namorada do OP for como a minha mulher, rapidamente encosta a máquina.
Mas não havia nada a fazer - se ela estava decidida numa Canon DSLR, era o que tinha que ser.
Deixa-a bater com a cabeça na parede (se for o caso) e depois pensas noutras coisas :D

Cumps
 
No caso dos modos manuais, não usem o M para já, só a prioridade abertura e prioridade obturador e deixem a máquina ajustar os outros parâmetros.

Como disse anteriormente(e não me engnei), falta estudo para tirar partido da dslr. E não me refiro o estudo dos menus da máquina, começa por estudar os 3 pilares da fotografia: ISO, abertura e velocidade.

Mas a máquina é da namorada, ela é que terá que se dedicar.
Eu dei o exemplo da minha mulher, que já teve uma DSLR e não gostou...

Obrigado! Sim, ela tem andado a dedicar-se a isso. Eu não, sou apenas curioso e passo-lhe a informação a ela.. Ela tem andado a ver.. Para o próximo fim de semana devemos ir dar uma volta para ela aproveitar para melhorar e ver as diferenças em cada modo. Empenhada está, até leu o manual da máquina todo EHEH

Mas não havia nada a fazer - se ela estava decidida numa Canon DSLR, era o que tinha que ser.

Nem mais, se eu lhe desse uma compacta ou até uma Nikkon DSLR ainda a andava a ouvir EHEH Até anda empenhada nisso, claro que não é para ser nada profissional... Vou dizer-lhe para estudar então o ISO, abertura e velocidade.. Se ela continuar assim empenhada qualquer dia vou ver se arranjo um curso de fotografia para ela. Há algum online? É que na zona de Castelo Branco deve ser difícil arranjar um presencial...
 
O youtube tem milhentos videos sobre a tua máquina e sobre os conceitos de fotografia, normalmente em inglês ou em brasileiro.
 
Mas a máquina é da namorada, ela é que terá que se dedicar.
Eu dei o exemplo da minha mulher, que já teve uma DSLR e não gostou...

Não gostou, por ser "enorme", "pesada" e "difícil de usar".

Eu sei que a máquina é da namorada, mas é o OP que coloca as questões, logo estamos a falar com ele, que por sua vez poderá ou não transmitir. :)

Independentemente da máquina, se é no live view, se é no ovf, a focar com o dedo no touch ou de outra forma qualquer, perceber os 3 pilares da fotografia parece-me obrigatório. Para se andar a disparar em auto, sem saber minimamente o que se quer fazer, um telemóvel recente serve bem.

De resto, até estou de acordo contigo, e foi logo nos primeiros posts:

Será que a tua namorada quer mesmo uma DSLR? Parece-me que não sabes bem o que ela quer. Lembra-te que a vantagem deste tipo de máquinas está na versatilidade da troca de lentes, e para tirares o máximo partido deverá tirar fotos em Raw, o que requer alguns conhecimentos em pós produção.

Obviamente que poderá comprar a DSLR, tirar fotos em JPEG e em modo auto, mas dependendo das focais pretendidas, uma compacta decente fará fotos idênticas.

Leva-a a testar a máquina na mão, perceber o tamanho, etc. Senão ainda compras um tijolo para ficar em casa.

As Mirrorless têm prestações idênticas, e são mais compactas e leves. Não sei se consegues encaixar alguma com lente kit no teu orçamento, estou um pouco alheado desse mundo... Mas haverá aqui quem te possa ajudar.

Se é mesmo uma DSLR que ela quer, então força e esquece o que eu escrevi


Mas adiante, o mal ou o bem já está feito. Se a tua namorada mostra interesse e já leu o manual, já é bom sinal. É estudar um pouquinho acerca de fotografia, e começar realmente a desfrutar da máquina ;)

Incentiva-a a continuar, mesmo passada esta fase de enamoramento com um equipamento novo ;)
 
O youtube tem milhentos videos sobre a tua máquina e sobre os conceitos de fotografia, normalmente em inglês ou em brasileiro.

Começou hoje a ver uns vídeos :P E já andou a ler artigos sobre os 3 pilares da fotografia e a diferença de ambos e o que afecta na imagem..

Incentiva-a a continuar, mesmo passada esta fase de enamoramento com um equipamento novo

Espero não ser preciso incentivar, mas sim é isso que tenho andado a fazer..
Obrigado a todos mesmo... Tem sido uma ajuda enorme para o começo
Eu acho que não foi uma escolha errada, porque ela já tinha estado com ela na mão e adora este tipo de câmeras.. O problema não será esse, o maior problema poderá ser ela não dar uso a todas as funcionalidades que a camera permite.. Mas isso só o tempo dirá...
 
Back
Topo