Processador AMD Ryzen / Threadripper

Uma board para o Ryzen um pouco fora do comum. :)

Tyan S8015:

N19s4pR.jpg


O chipset é o A320. Aquele cooler do lado esquerdo é uma Radeon Embedded E8860 (GCN 1.0 de 2014). A versão EX terá uma BMC para management remoto e se bem percebo as specs, não tem aquela gráfica embedded da AMD (terá a gráfica muito simples da BMC). Infelizmente, a Tyan ainda não disse se suporta ECC ou não.

UB7Fwob.jpg


Isto é para o mercado Workstation/Embedded. Parece que foi criada a pedido de um cliente e a Tyan vai vende-la ao publico. :)

https://www.servethehome.com/amd-ryzen-server-motherboard-tyan-tomcat-ex-s8015-spied/
 
Tem alguma lógica, pois os apus apesar de darem para jogar, serão mais virados para e-sports ou jogos mais antigos, jogos que já estão consolidados no mercado e que não necessitarão de muito mais suporte via software.
Quem necessitar de maior suporte de software, também deve precisar de mais performance gráfica que aquela que os apus oferecem, logo uma gráfica dedicada, com o suporte mensal a que a AMD nos tem habituado... Espero eu...
 

Genial. Começo a reconhecer a AMD de outros tempos. :)

Os mais antigos talvez se lembrem disto :D :
0T5Tem0.jpg


Tem alguma lógica, pois os apus apesar de darem para jogar, serão mais virados para e-sports ou jogos mais antigos, jogos que já estão consolidados no mercado e que não necessitarão de muito mais suporte via software.
Quem necessitar de maior suporte de software, também deve precisar de mais performance gráfica que aquela que os apus oferecem, logo uma gráfica dedicada, com o suporte mensal a que a AMD nos tem habituado... Espero eu...

Bem, antes demais gostava de dizer que há muito tempo que acho a actual realidade de se ter que lançar um driver novo por cada jogo "importante" que sai, algo absolutamente mau. Os jogos deveriam aderir aos best practices das APIs que suportam. Os drivers deveriam tentar aperfeiçoar a performance dessas APIs. Quando se tem que lançar drivers por cada jogo, é porque algo está horrivelmente mal, na minha opinião. Mas ok, isso é tema para outra discussão.

O problema que vejo nesta decisão da AMD é que os últimos APUs deles são das primeiras gráficas integradas que podem entrar no mercado algo entusiasta, porque até dão para jogar bastantes jogos a resoluções e qualidade elevadas. Os APUs continuam com os problemas do costume. Bandwidth, etc etc, mas o último APU da AMD é, a meu ver, bastante interessante. Muito mais interessante que qualquer GPU integrado da Intel.
Mas, na mesma altura em que a AMD toma esta decisão, a Intel tomou a decisão exactamente oposta com GPUs integrados muito menos interessantes. A Intel anunciou lançar drivers de forma muito mais frequente e alinhada com jogos importantes.
Quem estiver a usar um Skylake ou superior, com a gráfica integrada e tiver instalado o "Intel Driver Support Assistant" já deve ter reparado que têm saído drivers com muito maior frequência.

Mesmo não concordando em se lançar drivers sempre que saem jogos "importantes" que optimizam a performance consoante o jogo, é estranho ver a empresa que tem o hardware bom (GPU), tomar a decisão de ter drivers com menos frequência e a empresa que tem o hardware mau tomar a decisão de ter lançamentos de drivers em prazos muito mais curtos.
Não faz sentido.
 
Eu sendo user da amd.. prefiro que façam assim, se bem que podiam mandar de 2 em 2 meses.
Isto porque não acredito em melhorias de performance consideráveis com drivers novas, existe uma ou 2 excepções por ano mas à parte disso nada. (Igualmente para a NVIDIA).
Tendo este Gap de lançamento entre drivers deve dar mais tempo à amd para assegurar a estabilidade das mesmas, se bem que por norma não quer dizer nada.
As whql pelo que noto são normalmente apenas um snapshot do trabalho atual nas beta devidamente assinadas pela Microsoft,
Não acredito que haja consideráveis diferencas de validações entre as beta e whql.
 
Alegadamente.........ThreadRipper 2990X

a118JAO.jpg


crYmqcc.jpg


bfGRMnB.jpg


32 cores, 64 threads, 3 MB L1, 16 MB L2, 64 MB L3. 250W TDP.

3 Ghz base
3,4 Ghz all core turbo
4 Ghz one core Turbo
4,2 Ghz XFR Turbo

exuWgiW.jpg


6399 de score no Cinebench R15, com o 2990X a 4,12 Ghz OC, 1,38V, usando uma Corsair H150i PRO.

Source: https://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=en&js=y&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&u=https://www.hkepc.com/16912/%E7%8D%A8%E5%AE%B6__32%E6%A0%B8%E5%BF%8364%E7%B7%9A%E7%A8%8B4GHz_Boost_AMD_Ryzen_Threadripper_2990X%E7%8D%A8%E5%AE%B6%E6%9B%9D%E5%85%89&edit-text=
 
É menos do que o Intel 24-cores 5 GHz (7344). Mas um H150i Pro sempre é algo mais exequível do que uma arca frigorífica.

Só uma correcção. O Intel tem 28 cores e não 24. :)

Uma H150i Pro não é propriamente algo pequeno, mas é perfeitamente fazível e nem será nada de extraordinário para quem pode comprar um processador destes, ao contrário do chiller da demo da Intel.
Além deste ponto, não precisa de um novo socket (novo, no mercado consumidor). Dito isto, há o rumor que a Intel lançará um processador de 22 cores no actual socket 2066.

O ponto contra que vejo neste ThreadRipper é "só" ter acesso a 4 canais de memória e 16 dos cores só terão acesso via "proxy". Não é que ele vá ser lento, mas vai ficar limitado em alguns workloads. Até os 6 canais da Intel não são suficientes em alguns casos.
 
O H150i Pro até nem deve ser ideal, que é sabido que coolers com coldplates adaptadas ao tamanho absurdo dos threadripper conseguem ser bem mais eficientes (imagino que com duas dies extra, este facto só saia reforçado), e esse tem a coldplate standard da asetek, que não cobre o IHS todo destes CPUs..
 
Back
Topo