Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

pci-ex 4 não permite ter, por exemplo, largura de banda para dois ssd nvme x4 pelo "preço" de um? não que seja necessário mas, só por si já parece uma vantagem bem interessante.
 
Em escrita/leitura sequencial, sim........se a controladora e a NAND chegarem lá. Duvido que existam grandes diferenças na latência e escrita/leitura aleatória, que na minha opinião, é bem mais importante na maior parte dos workloads.
Pode-se ter a mesma bandwidth de 4 lanes Gen3 em 2 lanes Gen4. Isso pode ser bom para "poupar" lanes e ter mais dispositivos.
Mas isto talvez seja "importante" no mercado entusiasta, onde fica a X570. Para o resto da gama continuo a achar que Gen4 não é muito prioritário.
 
Ninguém se esquece do R7 1800x a 500€, não te preocupes.
Tambem convem nao esquecer que quando foi lançado a Intel só tinha o 7700k com 4c/8t a 350€, com 8c/16t tinhas o i7-6900K a mais de 1000€, básicamente lançaram um processador a metade do preço da competiçao.
Agora tens o 9900k 8c/16t a 500€, a metade do preço já tens o 2700x, com 16c/32t tens o i9-9960x a "1500€" se vier um ryzen 16c/32t a 750€ é apenas a repetiçao do que já aconteceu.

Para mim tudo vai depender do ipc+frequencia, se nao houver diferença em single thread relativamente à Intel até acredito que tenha preços menos agressivos, mas se se mantiver a diferença em single thread entao vais ter preços baixos, senao nao vendem nada.

@Daniel_1110 A questao da Vega ser cara é porque a Amd perde dinheiro a vender aquilo, foi só para ingles ver. Com os ryzen a Amd tem um custo baixo de produçao, especialmente quando usa 2 chips "colados" em comparaçao à Intel por isso pode lançar produtos a metade do preço da competiçao.
 
EPYC "Rome"

Dyeop-Qc-Uc-AILff7.jpg

https://twitter.com/momomo_us/status/1092027052025274368
 
Esse screenshot levanta algumas questões a nível da L3 e a nível dos nós NUMA ("Sockets virtuais").

O Epyc actual tem 4 chips e é visto como 1 sistema com 4 sockets. Na versão com 32 Cores, são 4 sockets de 8 cores cada. Ver na imagem do "lscpu" em Linux os campos "NUMA node".
uLhLees.jpg


Cada chip do Epyc actual, tem 16 MB/16-Way L3

O Epyc "Rome" tem 8 chiplets e tudo aponta que cada chiplet tem 32 M B de L3. No entanto, naquela imagem da Bios, vê-se "L3 Cache per Socket: 64 MB/64-Way".
Parece-me dar a entender que cada NUMA node é constituído por 2 chiplets.
Assim, cada Epyc "Rome" continuaria a ser visto como um sistema de 4 sockets e num sistema com 2 Epycs, continuaria a ser visto como tendo 8 sockets, tal como o actual Epyc. Até bate certo com o futuro Ryzen 3XXX. Se todos tiverem 2 chiplets, será visto como tendo apenas 1 NUMA node.
Parece-me interessante este detalhe.

Por ultimo, não aparece ali cache L4. A existir, também estaria no chip de IO e aquele é o ecrã dos detalhes do processador. Ainda não se exclui a existência de uma L4.
 
Só pode ser, visto que as dies com os processadores não têm controladores de memória.
O artigo faz sentido se pensarmos nas dies de IO. Nos ryzen terão 2 controladores de memória, nos Epyc terão 8, que é o máximo.
 
Eu ainda não percebi ou pelo menos não me lembro, se há alguma limitação "física" para o TR "só" suportar 4 canais de memória. O socket é praticamente igual ao Epyc. Até tenho ideia que tem os mesmo pinos, só que em disposição diferente. As dies dos processadores, são as mesmas. Há alguma limitação real ou é só segmentação?
Mas, na minha opinião, o TR vai manter os 4 canais de memória. Se nos actuais WX, a AMD manteve os 4 canais, criando aquele "CPU Frankenstein" com cores de 1ª e 2ª categoria, não vai ser agora com uma die com IO, onde todos os cores são iguais e com acesso homogéneo, que a AMD vai "activar" 8 canais de memória no TR.
...........A não ser que a Intel chateie muito. :D
 
Naturalmente é de esperar 4... E provavelmente limitado à 32 Cores, pendurar 48 ou 64 cores em 4 channels é um gargalo daqueles, se calhar até 8 channels vai capar...

Resta saber se será Epycs capados (8 chiplets + die de I/O 8 channel) ou será apenas 4 chiplets e um I/O de 4 canais nativo (logo bem mais pequeno).

@Nemesys11, é mesmo para segmentação... O que podia entretanto, agora que o I/O é centralizado era lançar um hexa-channel.

Mas mesmo o socket sendo tudo igual, as boards não devem ter os traces para 8 canais, logo iria implicar boards novas.
 
Uma listagem de um Retailer de Singapura:
ZobeoJs.png


O preço convertido em US Dollars:
RV5szpZ.png


Source: https://www.bizgram.com/pricelists/001 Bizgram Daily DIY Pricelist.pdf e https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-3000-specification-price,38731.html

Acho interessante, na listagem, nem sequer existir um quad core. Outra é que todos têm Hyperthread ligado. O cpu mais barato tem 6 cores/12 threads. Dá a entender que os quad cores ficariam para os Athlons e veremos se, neste cenário, existiriam dual cores.

Já sabem que nada disto é oficial....por isso, não tirem grandes conclusões. :)
 
Sim, é. Este mesmo retailer fez leak da 9ª geração da Intel, 1 mês antes, acertando nos preços. Mas é como diz o artigo, não se sabe se esta listagem é mesmo real, ou fizeram algo como copiar os leaks e colocaram-se a adivinhar os preços. Os preços, deste retailer, são algo diferentes do primeiro leak.
 
O 2600x é 3.6/4.2 certo?! Se sim isto ainda vai dar um upgrade razoável, embora não gigante, pois sonhava com os 4.2/5.0 do 3700x. Eu como quero trocar mas mantendo o TDP parece-me uma boa aposta de qualquer modo.
 
Bom continua com muito optmismo, mas espero bem que seja assim.

O naming que faz sentido. 3600 pros 8-core, 3700 12 e 3800 16 cores. 3900 será para Threadripper:

3990WX 48 cores/96 threads
3970WX 32 cores/64 threads
3950X 24 cores/48 threads
3920X 16 cores/32 threads

Se bem que caso a intel chateie muito, venha um 3990WX 64/128 :002:
 
Última edição:
Back
Topo