• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

All in one VS. Mini PC

Agora sim, mas a board da Asrock a Gaming não é mais barata? Vê se consegues substituir essa memória por uma 2x8GB os AMD sofrem um pouco da largura de banda e isso piora com a utilização de apenas um pente de DRAM.

De resto é ter atenção à caixa por causa da altura do cooler.
 
A da ASRock Gaming não...são mais caras.

A mais barata é esta da Gigabyte.

Ficaria então como Alternativa:

- Motherboard Mini-ITX Gigabyte B450 I Aorus Pro WiFi = 126€
- Processador AMD Ryzen 5 2400G Quad-Core 3.6GHz c/ Turbo 3.9GHz 6MB SktAM4. = 152€
- Memória RAM G.SKILL Aegis 8GB (1x8GB) DDR4-2666MHz CL19 Preta = 41,30€ X 2 = 82,60€

Total = 360,6€

Depois terei de colocar do meu bolso Caixa Mini-Itx e fonte. Posso também colocar por enquanto apenas um pente (afinal de contas a máquina anterior só tinha um pente de 8 GB DDR3L e com menos MHz e aquilo para mim já era voar ....) e ficar com um extra de 41,30€ para a caixa e fonte.

Agora a pergunta que verdadeiramente se impõe aqui e que preciso de ajuda (agora que acho que cheguei à configuração ideal) é para uma caixa mini-itx e uma fonte decente (tenho uma UPS para "regular" a energia portanto a fonte creio que via de já ter a UPS não precisará de ser uma daquelas XPTO), mas caixa e fonte decentes o que será aceitável pagar? Eu sei que aceitável depende da carteira e das ideias de cada um....mas genericamente eu sei que são capazes de me ajudar com um valor.

*Nota* Como comprarei lá o motherboard, o processador e a RAM acho que se comprar a caixa e fonte noutro lado não há problema. Julgo que a cortesia de retomarem a memória DDR3L continua em pé se comprar os três artigos que acima apresentei no total de 360,6€.


Obrigado a todos pelas colaborações!
 
Uma pergunta noob como todas....
index.php



Assumindo que tinha a máquina ligada 24 horas no consumo máximo 114 watts x 24 horas = 2736 Watts dia.

2736 * 31 =84816 ~ 85 Kw... A companhia cobra 0.15690€ Energia (€/kWh) ... portanto no final do mês seriam 85*0,15690 = 13,55€ certo?
 
É isso, mais 23% de IVA. ~16,6€.
Claro que na realidade vais gastar uma fracção disso. ;)

Desististe de montar o sistema no monitor?
 
Última edição:
Não desisti, mas vi que estava a pagar balúrdio por um sistema manco... 299 por um cpu mais fraco, limitado no crescimento futuro, etc.. E reparei que estava a passar de um i5 para um i3 ou na melhor das hipóteses para um i5 de menor capacidade mas a investir mais 100 euros mantendo o que disse atrás acerca das limitações.

Portanto não foi desistir mas ser forçado a pensar noutras alternativas. Agora são de facto alternativas condicionadas a fonte e caixa que arranjar... Preço e no caso da caixa tamanho e aspeto.

É uma boa alternativa? Alteravas a configuração?
 
Estas preocupado com fazer um sistema manco e vais para um 2400G?

Esse APU da Ryzen, face ao i3 8100, não te vai trazer vantagem nenhuma para a tua utilização. Isso é um processador bom para light gaming, coisa que tu não fazes. Até te digo que o intel será superior para a visualização de conteúdo multimédia pela questão do deinterlace.

Este tipo de máquina, dada a utilização que tem, é para investir e depois não se trocar durante 5 anos ou mais. Achas mesmo que daqui a 5 anos ainda tens base de upgrade para uma plataforma que compres agora? Na minha opinião acho que fazes mal em optar por uma torre para o uso que vais fazer, vais pagar mais e tirar o mesmo proveito ou, neste caso, nem vai corresponder exactamente ao pretendido.
 
Penso que o "manco" se referia aos mini PCs tipo nuc de ~300€, com dual-cores U, não tanto a um 8100. ;)
Ainda assim, o 2400G tem 4 threads extra e um IGP bem mais forte que o 8100, por pouco mais dinheiro. E o 2200G vai dar no mesmo em CPU e continua a ter um IGP bem mais forte por menos dinheiro.
Na prática, Intel ou AMD o deixam bem servido, para o caso, seja em sfx (desk mini), seja em itx, mas acho que em APUs, AMD é uma melhor proposta global (gpu já não é só para jogos). ;)
 
Não me estava a referir ao NUC i3 com CPU de 8ª geração até porque esse é mais caro que os outros. Está acima dos 300...mas no geral continua a ser limitado em termos de crescimento...porque em armazenamento será limitado (número de dispositivos que lhe posso ligar), slots de memória também acho que é mais limitado e todos os outros componentes ficarão sempre dependentes do tamanho da máquina "mini-pc".

Mas do que entendi a comparação Configuração Alternativa Vs. o Intel NUC i3- c/ cpu 8XXXX é ela por ela? Ou até mesmo o Intel é melhor? Agora fiquei confuso.
 
Eu acho que já ninguém está a falar de Nucs ou outros mini-pcs já feitos mas sim de soluções à medida, pelo menos eu estou e era o que eu te estava a tentar transmitir.

Consegues fazer uma máquina ao teu gosto e pequena na mesma, não precisas de ir para a torre completa (mesmo sendo mini itx) que, para alem de ser maior, vai ser mais cara e não te vai entregar nada mais de especial.

O que eu te recomendei basicamente foi uma caixa, uma board e uma fonte, o resto és tu que escolhes. Processador, ram, armazenamento,...

Vais estar limitado nos slots de memória? Face à que tu queres pôr (Aorus B450 Pro Wi-Fi) não, também só podes por 2 slots de memória em comparação com o deskmini que te recomendei por exemplo. De qualquer forma, para o uso que vais dar à maquina, se meteres 2x8GB já vais ficar com RAM para dar e vender. A única coisa que altera no deskmini é o tipo de memória que em vez de ser dimm é so-dimm (como nos portáteis), o que não impacta em nada a performance.

A nível de armazenamento, aqui pode efectivamente fazer diferença se quiseres uma máquina com MUITO armazenamento interno. O limite de uma solução como a que te apresentei seria 2TB em SSD e 4TB por HDD (2x HDD 2.5' 2TB), ou seja, 6TB ao todo. Não esquecer que depois podes sempre ligar por USB discos externos com a capacidade que quiseres mas, se armazenamento interno é mesmo importante, aqui sim faz diferença.

O factor que eu até considero mais limitante neste tipo de solução é o overclcock no processador sendo que a board só deixa mexer na ram..

Tudo o resto vai cumprir e funcionar de igual forma...
 
Entendi tudo, mas na parte da torre mini-itx não sei até que ponto não é mais cara a solução Deskmini que apontaste (incluindo-lhe os componentes extra que acho são necessários ex: wifi) à solução caixa mini-itx + motherboard.

Vou aguardar que me respondam da loja e ver as soluções. Em todo o caso dava-me jeito aproveitar o crédito lá porque passaria de 300 a 360 euros. Vamos ver. Até porque caixas itx escasseiam.
 
Ainda não tive resposta da parte da loja em causa. Nem sobre a possibilidade de me arranjarem um ASRock Deskmini 300 nem sobre a configuração que abaixo coloco:

Hoje reparei que por exemplo a caixa mini-itx já não está disponível.

Portanto já começo a pensar em caixas alternativas compradas noutra loja ou na net e fazer eu mesmo a montagem ou pagar a quem o faça...a pergunta é sobre as caixas. Caixas mini-itx atendendo a que o CPU tem um cooler e uma fonte de alimentação a que pormenores tenho que estar atento? Existe alguma codificação do tipo YXz funciona em caixas mini-ITX 123....da mesma maneira que o Deskmini 300 e para AMD e o 310 para Intel...ou tenho de andar a navegar nos tamanhos da board, fonte, cooler...e depois na dimensão da caixa? É que até já andei, mas a maior parte delas dá a profundidade e largura...e depois fico a pensar "sei lá bem se a fonte a board e o cooler cabem lá dentro" ....
 
Essa fonte é sucata, não te metas nisso.

Uma board mini-ITX vai sempre caber numa caixa mini-ITX.

Quanto à fonte, é questão de ver nas especificações da caixa que formato é suportado e se metem alguma limitação de comprimento. Se a caixa suportar fontes ATX, suporta as fontes mais normais. Algumas depois impões comprimentos máximos de 150 ou 160mm, por exemplo, mas à aprtida qualquer fonte de qualidade de ~450W (mais do que suficiente para o que pretendes) estará dentro desses limites. Algumas caixas mais pequenas requerem fontes do formato SFX, que são bem mais pequenas, mas também mais raras e normalmente um pouco mais caras para a mesma potência.

Para o cooler é a mesma coisa, é ver a altura máxima suportada pela caixa. O cooler incluído com o 2400G tem 54mm. Cabe perfeitamente em caixas tipo cubo, como essa cooler master. É também possível remover um aro plástico decorativo que reduz a altura para ~46mm (vídeo), cabendo assim à justa no deskmini A300, por exemplo (vídeo), entre outras caixas mais compactas. Para caixas com ainda menos espaço para coolers, só com soluções de perfil ultra-baixo compras à parte.
Como referência, o cooler stock do i3 8100 é ainda mais baixo. Não encontro valores exactos, mas não deve ultrapassar muito os ~40mm.
 
Obrigado! De facto a malta aqui percebe muito! :)

Vou ser mais pragmática, apesar de compreender que possa ser chato, mas cá fica....

A fonte é uma sucata. Ok, mas como sei isso? Pelo preço? É que para mim são quase todas iguais....

Segunda cena, a diferença entre a Mini-ITX Cooler Master Elite 110 e a 130 é apenas o tamanho? A diferença de preço é pequena, mas gosto mais da barata. Parece-me bastante mais pequena.. Consigo meter lá tudo?

Estou prestes a fechar a encomenda:

Processador AMD Ryzen 5 2400G Quad-Core 3.6GHz c/ Turbo 3.9GHz 6MB SktAM4 151,90€
Motherboard Mini-ITX Gigabyte B450 I Aorus Pro WiFi 126,90€
Memória RAM G.SKILL Aegis 8GB (1x8GB) DDR4-2666MHz CL19 Preta 41,30€ (x Qt 2)
Caixa Mini-ITX Cooler Master Elite 110 Preta 41,90€
Fonte de Alimentação Corsair VS450 80 Plus 39,90€

Total = 443,20. €
Crédito = 360€
Investimento = 83€


Mini PC Asus PN60-BB5012MD | i5-8250U 399€
Memória RAM SO-DIMM G.SKILL Ripjaws 8GB (1x8GB) DDR4-2400MHz CL16 42,5€

Total = 442,5€
Credito = 360€
Investimento = 81,5€


Só não sei qual! :joker:
 
Última edição:
É só o tamanho e consegues meter tudo na 110, sim. O tamanho extra da 130 é essencialmente para acomodar placas gráficas mais compridas (que não vais usar).

As fontes, o preço é um bom indicador geral. Claro que nem sempre o caro é o melhor e o barato é obrigatoriamente mau. Mas nesse caso, 500W por 20€ é como se te estivessem a vender um carro de 500CV por 20k €. Desconfiavas certo? ;) Uma fonte de 500W decente anda pelos 50 a 60€, no mínimo.
Na loja onde tens a nota de crédito, a Corsair VS450 (~40€) é o mínimo dos mínimos. A CX450 (~55€) seria o ideal, que é mais eficiente e tem garantia extra (5 anos vs 3 da VS). Para as 1life, Nox, etc, com muitos watts por pouco dinheiro, não vale a pena olhar.
 
Obrigado a todos.

Andei a ler e reler todas as contribuições. Pesquisei e analisei as caixas mini-itx. Tamanhos. Fiz aqui em casa experiências para projectar como ficaria tudo na secretária. Pesquisei sobre o ruído das ventoinhas e afins. Hesitei, duvidei, mas cheguei à conclusão que não iria ficar satisfeito com a caixa mini-itx. É mini, mas o tamanho não é tão pequeno quanto esperava. No final das contas encomendei o PC Asus PN60-BB5012MD | i5-8250U.

Agradeço a todos as contribuições. Quando receber a máquina, instalar SO e fizer uns testes dou feedback.
 
Maquina comprada e instalada.

Duas duvidas.

Preparei uma pen para instalar o SO, mas ao colocar o disco SSD apenas liguei o PC e funcionou. Eu achava que como tinha sido instalado com outra maquina ele nao assumisse, mas esta tudo a dar....é mesmo assim?

Segunda a ventoinha puxa bastante e está sempre a funcionar praticamente mesmo tendo apenas uma página aberta...será que há algum erro ou conflito derivado do primeiro caso? Procurei com um programa tenho o CPU a 60 e poucos graus e a motherboard a 100 quase sempre. Com o Windows desligado nada de rodar, mas basta abrir o Windows que começa logo a bufar...será que está a ter leituras erradas e por isso começa logo a bufar para arrefecer? Vi que a BIOS tenho o CPU q control fan da Asus...PMW ou Disabled...nao entendo nada disto. Pesquisei, mas fiquei sem entender tambem.

Se alguém puder ajudar, agradeço.

> Movido p/thread apropriada.
 
Última edição:
Inacreditável. Durou 8 dias. Míseros 8 dias.

Tudo a funcionar bem. Estava lá agora...começou a imagem a ficar toda tremida e cheia de riscos verdes e quadrados vermelhos e azuis....desliguei. Liguei arrancou tudo direito. Voltou a acontecer o mesmo passado uns segundos. Agora liga e nada. Acho que foi a "gráfica".

Inacreditável. De todos os computadores que comprei. Desktop ou Portátil apenas um não foi para garantia.
 
Back
Topo