MAC ABRE PÁGINAS DE VÍRUS AJUDA

JoanaSMS

Power Member
Olá malta.
Será que alguém me podia ajudar por favor?
O meu mac tem aberto umas páginas automaticamente no safari - umas estranhas, diz que é vírus... depois fecho e n\ao volta a abrir mas abre sempre de vez em quando. E aparece uma notificação de lado às vezes que diz "malware". Achava que tinha aqui o mackeeper instalado, mas não está nas aplicações...

Acho que devo ter algum vírus ou alguma coisa.. às vezes os documentos word também não gravam. Alguém me podia ajudar a limpar o meu pc por favor?

Muito obrigada :)
 
Olá malta.
Será que alguém me podia ajudar por favor?
O meu mac tem aberto umas páginas automaticamente no safari - umas estranhas, diz que é vírus... depois fecho e n\ao volta a abrir mas abre sempre de vez em quando. E aparece uma notificação de lado às vezes que diz "malware". Achava que tinha aqui o mackeeper instalado, mas não está nas aplicações...

Acho que devo ter algum vírus ou alguma coisa.. às vezes os documentos word também não gravam. Alguém me podia ajudar a limpar o meu pc por favor?

Muito obrigada :)
Instala o MalwareBytes e analisa o computador, pode ser que ajude a detectar algum bicharoco.
 
Achava que tinha aqui o mackeeper instalado, mas não está nas aplicações...
O Mackeeper é uma aplicação a evitar. Esses problemas derivaram, muito provavelmente, da instalação prévia desse programa. Também frequente resultarem da instalação de aplicações pirateadas (não estou a dizer que foi o caso).
 
O Mackeeper é uma aplicação a evitar. Esses problemas derivaram, muito provavelmente, da instalação prévia desse programa. Também frequente resultarem da instalação de aplicações pirateadas (não estou a dizer que foi o caso).

Não sei como é que fui fazer isto, quase só uso o pc para word e pesquisas... e nunca instalei o mac keeper, que tivesse reparado. Obrigada!
 
É a primeira vez que alguém confirma que detetou virus num macOS e já sou utilizador à quase 1 década.
Por onde andas :D

Eu recomendo o Onyx
https://www.titanium-software.fr/en/onyx.html

Existem scripts/opções na aplicação que fazem limpeza de ficheiros de preferências e inclusive forçam reindexação do Spotlight (muitas vezes o MAC fica lento devido aos ficheiros indexados distribuídos pelo disco, se bem que acho que foi melhorado com o MacOS Mojave e o uso do APFS).
Se a opção para reindexar ficheiros for habilitada (o que pode incluir Spotlight, Mail, entre outros...) é normal o processador mostrar usos abusivos de processamento, nas primeiras horas, visto que o MacOS vai ter que fazer a reindexação completa.

Quanto a Malware e/ou até identificação de vírus (principalmente em Pen Drives de outras pessoas), costumava usar o ClamXAV
https://www.clamxav.com/

Para verificar o uso do disco, recomendo o DaisyDisk (paga-se) ou, como alternativa, gratuita Disk Diag
https://apps.apple.com/us/app/disk-diag/id672206759?mt=12

Qualquer aplicação que apareça como popup, no browser, a sugerir que faças limpeza do Mac é de evitar.

Já instalei o onyx, o eset, o malware.. o safari continua a abrir páginas (mackeeper e outras tipo "kromh..." e diz "aumente o potencial do seu mac" e coisas assim :( não percebo... atenção que praticamente não instalo nada aqui no meu mac... só uso para trabalho. Alguma sugestão? Muito obrigada.
 
Aproveitando o tópico.

Quando ligo o meu Mac inicia-se automaticamente uma App "Prodigy search" que deduzo seja algum intruso.

Mando a app para o lixo, mas na próxima vez que iniciar o Mac a mesma volta a aparecer.

Como posso remover isto definitivamente?
 
Back
Topo