• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Ventoinhas Silenciosas?

Quais ventoinhas recomendam? Montei pc à pouco, so tenho a do cpu (Ryzen 5 3600) de stock + uma de 120mm que veio com a caixa (um pouco barulhenta).
A caixa que tenho da para 2 (acho que 3 cabem) 140mm ou 120mm na frente + 2 em cima(2x 120 ou 2x 140 ou 1x200mm em cima)

RGB é irrelevante, queria ventoinhas de qualidade que nao fizezem muito barulho.
Nao sei ao certo se devo meter de 120 ou 140?

***Nestes dias de calor o cpu ta a 60-70ºc sem grande atividade (é muito mau?)
 
Última edição:
Qual é o budget? Se tens stock cooler no CPU, essa seria a primeira coisa a mudar.

Quanto às ventoinhas, se o orçamento não for problema, Noctua sem qualquer tipo de dúvida. O best value serão provavelmente as Arctic P12.
 
Nao queria muito mudar o stock cooler do CPU para ja. (a nao ser que realmente compense muito? de momento nao tou muito virado para gaming, apesar de ter a gtx 1660 super, o mais importante seria controlar a temp do CPU que é o que vou usar mais)

Preferia pôr primeiro umas 3-4 ventoinhas no sistema para testar temperaturas.
Nao queria gastar mais de 20€ por ventoinha, se fossem entre 5-15 cada seria o ideal :)
 
Última edição:
Nao queria muito mudar o stock cooler do CPU para ja. (a nao ser que realmente compense muito? de momento nao tou muito virado para gaming, apesar de ter a gtx 1660 super, o mais importante seria controlar a temp do CPU que é o que vou usar mais)

Preferia pôr primeiro umas 3-4 ventoinhas no sistema para testar temperaturas.
Nao queria gastar mais de 20€ por ventoinha, se fossem entre 5-15 cada seria o ideal :)

O que fará realmente mais diferença é mudar o cooler do CPU.
Com menos de 30€ resolves o problema melhor do que comprar 2 ventoinhas para a caixa.

Opções:
- Arctic Freezer 34 (existem várias versões, mas a mais barata já da bem conta do recado)
- Cooler Master Hyper 212 (tens também várias versões, incluido a Black Edition que é um pouco mais cara)
 
Pensei que fossem mais caros!
Vou optar pelo CPU mesmo entao. Nao tenho pasta termica, vem com o cooler ou tenho de comprar a parte? A de stock vinha com pasta.

Sendo assim 30€ vao para a ventoinha do CPU, mas queria mandar vir 1 ou 2 ventoinhas para caixa. Meto de 120mm? As artic p12 sao 120mm ou tem 140mm tambem?

Obrigado pelas respostas ja agora! :D

**Queria tentar manter o orçamento total em 50€
 
Última edição:
À partida ambos os coolers vêm com thermal paste incluída. O Freezer 34 vem com Arctic MX-4 e o Cooler Master não sei exactamente qual a referência, mas é da marca deles.
As Arctic p12 são de 120 mm, se quiseres de 140 mm são as Arctic p14.

Edit:
Tenho 3 Cooler Master sickleflow de 120 e com cooler cpu hyper 212 evo e tou super satisfeito..
Acho que as novas versões do Hyper 212 são um pouco mais baratas que o Evo e são melhores no que toca à FAN, pelo menos mais silenciosa.
 
Última edição:
Em termos de arrefecimento, a arctic é possivelmente a melhor em termos de preço/ performance. Os preços que eles fazem até acabam por ir contra eles porque fazem as pessoas pensar que não rivaliza com soluções bem mais caras. Se a tua caixa der para as p14, ficas muito bem servido.
 
Acho que vou comprar o tal cooler Master Hyper 212 RGB Black edition com 2 artic p12 (assim trocava a de stock da caixa e meto 1 atras e 1 a frente 120mm, e pego na da caixa e meto em cima ou assim)

*talvez 2 p14 e meto uma a frente , outra em cima.

Penso que tá decidido :D

Muito obrigado pelas respostas!

**Tenho o cpu a 60-70 de momento e nao ta sob grande carga, definitivamente tenho de por as vetuinhas! :D
 
Última edição:
Fazes muito bem ir para isso assim contudo no que toca a fans a Noctua é brutal, eu tenho a caixa só com Noctuas à anos sempre a rodar ainda nenhuma me avariou é impressionante
 
Fazes muito bem ir para isso assim contudo no que toca a fans a Noctua é brutal, eu tenho a caixa só com Noctuas à anos sempre a rodar ainda nenhuma me avariou é impressionante
Tal e qual foi o que comprei para o meu sistema ITX!
- 3 fans noctua 140mm 900rpm! Em termos de Db era a única que me dava garantia em termos de silêncio!

Nas de 120mm sugiro ventoinhas de 800rpm a 1000rpm no máximo (se apreciam silêncio...)
 
Back
Topo