• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[<1000€] Portátil Edição / Light gaming

k0ffy

Power Member
Boas,

O meu velhinho portátil já deu o que tinha a dar e estou a precisar de um portátil para breve, quanto antes melhor. Vou usar para tarefas do dia a dia, edição de fotografia e light gaming. E queria algo que me durasse meia dúzia de anos.


Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
800€, quanto menos melhor

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Tenho visto os Lenovo mas se houver melhor opção para o que pretendo estou aberto a outras marcas.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Edição de Fotografia (Lightroom, Photoshop), tarefas do dia-a-dia e algum light gaming (apenas FM20 e versões posteriores)

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Secretária principalmente mas pode ser transportado de vez em quando.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
3h/4h mas como vai ficar maioritariamente na secretária não é um requiremento.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Apenas FM20 e versões posteriores.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
3. 1920x1080
4. 3840x2160


10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

- Como vou fazer alguma edição de fotografia gostava que tivesse um bom ecrã;
- disco SSD de 256 no minimo com possibilidade de acrescentar um de 2,5" posteriormente ou já vir com um;
- 16GB de RAM ou possibilidade de acrescentar mais (min 8GB iniciais)
- Que me durasse meia dúzia de anos e passível de upgrades

Portáteis que já vi:
- Lenovo L340-15IRH-013
- Lenovo Legion Y540-15IRH-156
- MSI 14" Modern 14 A10M-867XPT

=============================================
Fim do Questionário
 
Qual das 3 hipóteses que pus tem melhor ecrã?

A optar pelo l340 seria para pôr 16gb de RAM e colocar mais tarde um HDD caddy bay para discos 2,5". Está seria melhor opção?
 
Ia para um dos Lenovo com 8GB ram e uma 1650, e comprava depois um pente para ficar com 16GB.

Menos de 800€ com 16GB ram e uma gpu que de para jogar (1650 min talvez) é quase impossivel.

Falta aí na lista - tudo ate 800€
Portátil Lenovo IdeaPad L340 Gaming 15.6" L340-15IRH-037
Portátil Acer Nitro 5 15.6" AN515-54-543H
Portátil Asus TUF Gaming A15 15.6" FA506II-R54BT5PS1

Entre 850\950€ consegues (depende site e promos) este:
Portátil MSI 15.6" GF63 Thin 9SC-675XPT dá uma espreitadela, pode ser que justifique o esforço adicional
 
Ia para um dos Lenovo com 8GB ram e uma 1650, e comprava depois um pente para ficar com 16GB.

Menos de 800€ com 16GB ram e uma gpu que de para jogar (1650 min talvez) é quase impossivel.

Falta aí na lista - tudo ate 800€
Portátil Lenovo IdeaPad L340 Gaming 15.6" L340-15IRH-037
Portátil Acer Nitro 5 15.6" AN515-54-543H
Portátil Asus TUF Gaming A15 15.6" FA506II-R54BT5PS1

Entre 850\950€ consegues (depende site e promos) este:
Portátil MSI 15.6" GF63 Thin 9SC-675XPT dá uma espreitadela, pode ser que justifique o esforço adicional

O L340-15IRH-013 com um pente de 16GB fica por menos de 750€ e tem uma 1650. O CPU é que é apenas um i5-9300H. Seria a melhor opção então dos que sugeriste, não?
 
Já que não vais jogar nada 3D, acho que iria para algo com um ecrã melhor. Desses sem duvida o MSI é o que tem o ecrã melhor.

O FM2020 usa motor 3D mas é quase irrelevante. Há mais hipóteses além dos que postei sendo o foco um ecrã melhor? Uma gráfica onboard é suficiente para correr o FM20 e futuras versões?
 
O FM apenas sentes que puxa pela grafica quando faz a renderização dos jogos em 3d, se optares pela vista tradicional 2d, nao deves ter grandes problemas. Por isso o MSI pode ser uma das melhores opções.
 
O FM apenas sentes que puxa pela grafica quando faz a renderização dos jogos em 3d, se optares pela vista tradicional 2d, nao deves ter grandes problemas. Por isso o MSI pode ser uma das melhores opções.
Estás-te a referir ao msi que eu pus ou que tu sugeriste?
 
Dentro do budget, o que tu tinhas identificado.

O que eu meti é bom, e tem um grafica decente, mas foge uns 150€ do teu budget, mas pode justificar pela grafica e numa perspetiva de futuro, se vais investir agora... pode fazer sentido.
 
O ecrã, o i5 10210U e o SSD de 512 do msi compensam os 100€ a mais em relação ao l340 (que tem melhor gráfica)?

E entre o l340 e o y540, no caso de escolher um de 15,6", o fato de o y540 ter mais uma slot de RAM e ser um modelo mais premium do que o l340( estou errado?) compensa os 100€ a mais?

Obrigado
 
Última edição:
Computador Portátil Gaming Lenovo Legion Y540-Y540-15IRH-PG0 - i5-9300HF | 16GB | Nvidia GeForce[emoji2400] GTX 1650

799,99€ loja quatro letras brancas e fundo amarelo
 
Afinal ainda dava com levantamento em loja,tenho um reservado durante 48h.É o melhor que consigo com o meu orçamento e caracteristicas? Obrigado.
 
Afinal ainda dava com levantamento em loja,tenho um reservado durante 48h.É o melhor que consigo com o meu orçamento e caracteristicas? Obrigado.
Acredito que de momento não seja fácil arranjar muito melhor até 800€. Pelo menos com características comparáveis, que julgo se enquadrar dentro do que pretendes.

Eu próprio ponderei ainda hoje esta compra, 16Gb RAM logo à partida é tentador. Tenho acompanhado os preços já há alguns meses nas lojas nacionais, e até 800€ não tem havido muito melhores promos. Já vi equivalente a 700€ mas apenas 8gb RAM.

Se tens encomendado e podes avançar, na minha opinião, vale a pena com esse orçamento e considerando o que pretendes

EDIT: que zona és? Norte?
 
Sou de Lisboa. Se esperar mais algum tempo vão haver novos modelos a sair em que provavelmente consiga melhor portatil com este orçamento?

Está previsto algum lançamento por parte da lenovo em breve?
 
No norte, sei que hoje ainda havia stock em loja, que estive numa delas. Era pegar e levar.

Na zona de Lisboa já não sei dizer.

Quanto a novos modelos, não te consigo responder. Mas digo-te que nos últimos meses do que fui vendo, com 16Gb RAM, i5-9300h, equivalente ou superior e gráfica gtx1650 ou superior, não me lembro de negócio abaixo de ~800€.
 
Back
Topo