2 Discos - Problema

wonderPT

Membro
Recentemente adquiri um novo disco rigido. Liguei os cabos, como indica a imagem 1, mas apenas o disco que coloco na saida "a" é reconhecido pelo computador, mesmo se trocar os discos, como mostra a figura 2, mas apenas se conectar os dois discos, pois se apenas tiver ligado ao computador um disco rigido e este estiver ligado tanto na na saida "b" como na "a" é reconhecido sem problemas, como mostra a imagem 3.

IMAGEM 1
problema9kq.png


IMAGEM 2
problema38co.png


IMAGEM 3
problema21ji.png


O meu objectivo e' ter os dois discos a funcionar ao mesmo tempo.

Obrigado por qualquer ajuda. ;)

PS: Ja estou registado aqui com o nick "wonder", mas nao tenho privilegios para criar novos topicos. Pedia a algum administrador para averiguar.
 
Última edição:
JuSt_Me_AnD_yOu disse:
Meteste o jumper num deles para Slave?

Não sou grande cromo em BIOS. Fui ao SETUP: No Master, estava o disco da entrada "a", mas no Slave nao estava nada.

Se ligar como na imagem 3, o disco que esta conectado fica master.

Confuso :S

Nao sei como escolher qual o disco Master e Slave. A BIOS define isso automaticamente, conforme as saidas, penso eu.

Ja agora, o que é um jumper? :joker:
 
É assim, se quizeres fazer através do 'cable select', metes o modo 'cable select' nos dois discos (jumpers em modo cable select) e metes o disco com o OS na ponta 'b' caso contrário, deixas o disco com o OS onde quizeres e no outro disco metes no modo 'slave' (jumpers no modo slave).
Espero ter explicado melhor...
 
wonder disse:
Mas o que é o jumper? Desculpem a noobice.
não te sei explicar ao certo o que é um jumper mas tens de fazer +/- isto

tens de colocar aquela pecinha para o lado que indica no próprio disco.Imagina,direita é em Master,esquerda é em Slave e meio é em Cable select. Tens de por como diz em cima.Não sei se me expliquei bem...

Abraço
 
Última edição:
lololol
tem calma e normal
o disco k nao tem o OS tiras o gajo na tua mao tas a ver?
depois junto á alimentaçao tem la um pinos ligads com 1 pecinha pequena de plastico
Isso e k e o jumper. tem la no disco o esquema, e é só ligares no modo slave.
é fácil.
qualker duvida diz ai.
não mexas em nada na bios que isso e plug n play
 
wonder disse:
Obrigado. Então vou por o jumper nesta posição:

[:] : : :

;)

Assim é como está indicado no teu disco? Lá por o da minha imagem estar assim não quer dizer que é assim que tem de estar no teu. A minha imagem era só para te mostrar o jumper...;)

Abraço
 
Qual é então a posição para o modo slave?

Pus naquela posição, por isto:

tens de colocar aquela pecinha para o lado que indica no próprio disco.Imagina,direita é em Master,esquerda é em Slave e meio é em Cable select. Tens de por como diz em cima.Não sei se me expliquei bem...
 
não,não esquece. Olha,em cima do teu disco rigido deve indicar aonde tens de colocar a pecinha para colocares como quiseres.
Exemplo: isto é inventado,imagina que se puseres na esquerda é master,no meio é cable select,e na direita slave.Em cima do disco deve indicar uma coisa parecida,não igual!
Isto depende do que tu queres e do que diz no teu disco.O que eu disse era apenas um exemplo do que era o jumper.Portanto vê isso no teu disco...;)

Abraço
P.S:desculpa se não me estou a explicar bem...
 
Última edição:
Ja percebi. No meu, slave é sem jumper. Ja encontro o disco no Getsor de Dispositivos, mas nao consigo aceder ao seu conteudo. Nao aparece no Meu Computador.

Obrigado pela ajuda.

Em relação ao Cable Select ja percebi. Ponta branca: slave, Ponta Preta: Master. ;)
 
Back
Topo