1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

2 PC's a correr Apache na mesma rede

Discussão em 'Web Development' iniciada por Boxxer, 7 de Março de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 758)

1. Boxxer

Boxxer Power Member

Nem sei bem como explicar isto... mas vou tentar :P

Tenho uma rede em casa com alguns PC's e um modem/router ADSL.
    Para explicar o caso, vamos considerar apenas 2 PC's ligados: o principal (desktop) e um portátil. O router tem IP x.x.x.1, o portátil tem IP x.x.x.3 e o desktop tem IP x.x.x.5.

- O desktop (5) tem o seu IP na DMZ do router, e é o que está a disponibilizar um site. Está a correr Apache (com o XAMPP).
    - O portátil (3) também está a correr o XAMPP, uso-o para desenvolvimento local que depois meto no desktop (5).

No desktop consigo aceder a toda a root usando o localhost, desde a página de configuração do Apache ao PHPMyAdmin, o blog que lá tenho, o site, etc...
    Mas sempre que tento aceder à root do portátil (no portátil), nunca consigo.
    Meto localhost no browser e não me abre nem a página de configuração do Apache.

Isto passa-se desde que meti o XAMPP no desktop.
    Será que tem a ver com o Listen no httpd.conf do desktop?
    Se sim, como é que devo especificar o comando Listen, tanto no Apache do portátil como no do desktop?
    Thanks!

2. DanielGomes

DanielGomes Power Member

Primeiro, para que os sites que estão no teu desktop sejam acedidos de fora (WAN) não precisas de o pôr na DMZ, basta redireccionar a porta 80 para o IP da máquina (depreendo que tenhas essa opção algures no router).

Depois não me parece que o Apache do desktop esteja a criar o problema no portátil. É mais uma configuração qualquer errada que fizeste. Até podem estar os dois a fazer "listen" na porta 80 (não vale a pena mexer no IP) que vai dar ao mesmo já que são independentes um do outro.

Se ainda assim achares que é do desktop, desliga o portátil da rede e tenta aceder a localhost para veres se acontece ou não o mesmo.

Última edição: 8 de Março de 2008
  3. Boxxer

Boxxer Power Member

Bom, não tive muito tempo para testar, mas experimentei correr cada um isoladamente com o outro desligado da rede, e continua tudo na mesma...
    Agora no desktop nem consigo ver o conteúdo de um dos sites (um blog do wordpress). No portátil não consigo abrir nada em "localhost" (nem a página do XAMPP, nem o PHPMyAdmin, nada...).
    Cheira-me que anda ali um httpd.conf marado, vou ver se lhes dou uma revisão.
    Acho estranho porque só mexi na configuração do Listen, mas voltei a metê-la em "default" e nada funciona na mesma. Vou tentar limpar aquilo e ver se resolve.
    Obrigado.

Partilhar esta Página