2 PC's a correr Apache na mesma rede

Boxxer

Power Member
Nem sei bem como explicar isto... mas vou tentar :P

Tenho uma rede em casa com alguns PC's e um modem/router ADSL.
Para explicar o caso, vamos considerar apenas 2 PC's ligados: o principal (desktop) e um portátil. O router tem IP x.x.x.1, o portátil tem IP x.x.x.3 e o desktop tem IP x.x.x.5.

- O desktop (5) tem o seu IP na DMZ do router, e é o que está a disponibilizar um site. Está a correr Apache (com o XAMPP).
- O portátil (3) também está a correr o XAMPP, uso-o para desenvolvimento local que depois meto no desktop (5).

No desktop consigo aceder a toda a root usando o localhost, desde a página de configuração do Apache ao PHPMyAdmin, o blog que lá tenho, o site, etc...
Mas sempre que tento aceder à root do portátil (no portátil), nunca consigo.
Meto localhost no browser e não me abre nem a página de configuração do Apache.

Isto passa-se desde que meti o XAMPP no desktop.
Será que tem a ver com o Listen no httpd.conf do desktop?
Se sim, como é que devo especificar o comando Listen, tanto no Apache do portátil como no do desktop?
Thanks!
 
Primeiro, para que os sites que estão no teu desktop sejam acedidos de fora (WAN) não precisas de o pôr na DMZ, basta redireccionar a porta 80 para o IP da máquina (depreendo que tenhas essa opção algures no router).

Depois não me parece que o Apache do desktop esteja a criar o problema no portátil. É mais uma configuração qualquer errada que fizeste. Até podem estar os dois a fazer "listen" na porta 80 (não vale a pena mexer no IP) que vai dar ao mesmo já que são independentes um do outro.

Se ainda assim achares que é do desktop, desliga o portátil da rede e tenta aceder a localhost para veres se acontece ou não o mesmo.
 
Última edição:
Bom, não tive muito tempo para testar, mas experimentei correr cada um isoladamente com o outro desligado da rede, e continua tudo na mesma...
Agora no desktop nem consigo ver o conteúdo de um dos sites (um blog do wordpress). No portátil não consigo abrir nada em "localhost" (nem a página do XAMPP, nem o PHPMyAdmin, nada...).
Cheira-me que anda ali um httpd.conf marado, vou ver se lhes dou uma revisão.
Acho estranho porque só mexi na configuração do Listen, mas voltei a metê-la em "default" e nada funciona na mesma. Vou tentar limpar aquilo e ver se resolve.
Obrigado.
 
Back
Topo