2 Windows no mesmo disco

Noeljunior

I fold therefore I AM
tenho o XP mas queria instalar o 98 ou o 2000 também neste disco.
crio uma partição nova ou posso ter os dois na mesma? já tive dois XP's na mesma partição e eles nao se queixaram...
já agora, algum desses SO pode ser instalado e bootado através de um "disco amovivel" por usb?
cumps
 
Já tiveste 2 XP na mesma partição? De certeza? É que se conseguiste, nenhum deles devia andar là muito saudável. Claro que tens que criar partições diferentes para cada sistema. O problema é que já tens o XP e queres instalar um 98, por isso a menos que instales um menu de boot, não conseguirás escolher. Se fosse o contrário era mais fácil (ter o 98 e instalar o XP; pois este adiciona o menu de boot).
 
Recomendação

Olá Noeljunior sim sempre dá para instalar dois sistemas operativos no mesmo disco, não é uma novidade, até na mesma partição, mas sobre o teu caso de já teres o Xp e quereres o 98 em segundo não recomendo, mas dá. Mas o melhor será formatar o disco e simplesmente instalar o 98 em primeiro, e em segundo o Xp. Por exemplo podes criar uma partição somente para o Windows 98, 50%. Instale o Windows 98 normalmente. Depois basta instalar o Windows Xp, que ele mesmo reconhece o outro sistema operativo e cria o menu de opções automaticamente. Durante a instalação do Windows Xp é importante que use o espaço do HD não particionado. Como já referi é possível instalar os dois sistemas operativos na mesma partição. Basta que durante a instalação você informe pastas diferentes para cada sistema operativo. Por exemplo instale o Windows 98 na pasta "windows" e o xp na pasta "winxp" mas o aconselhável é instalar em partições diferentes. Não precisa de nenhum software especial. Apenas o fdisk para criar a partição do Windows 98 e a partição do Windows Xp é criada pelo próprio CD de instalação do Xp.

Quaisquer mais dúvidas, estarei por cá.
 
Última edição:
Luis(ão) disse:
Já tiveste 2 XP na mesma partição? De certeza? É que se conseguiste, nenhum deles devia andar là muito saudável. Claro que tens que criar partições diferentes para cada sistema. O problema é que já tens o XP e queres instalar um 98, por isso a menos que instales um menu de boot, não conseguirás escolher. Se fosse o contrário era mais fácil (ter o 98 e instalar o XP; pois este adiciona o menu de boot).

mais que uma vez que tive os dois xp na mesma partiçao e nenhum me deu probs...
 
N é gratuito (é shareware) mas é um dos melhores programas para mexer com partições é sem dúvida o Partition Magic (a partir da versão 8).
Ele faz tudo, inclusivé (se for a versão completa) um menu de arranque para poderes optar por 1 ou outro sistema (BootMagic).
Podes, inclusivé, instalar o Win98 depois de teres o XP, o q com a maior parte dos programas n dá, graças ao BootMagic.

http://partition-magic.uptodown.com/en/

Este programa está por mim testadíssimo e aprovado! Ferramenta imprescindível!


Se pretenderes software gratuito, tens este (ainda n o testei):

Partition Logic
http://partition-logic.uptodown.com/en/
 
Última edição:
boas pessoal, eu keria instalar o win vista e o win xp no mesmo hd, so k tenho um prbl, o meu xp foi o k veio com o computador e tenho os disco de recuperação, há algum modo de eu instalar um xp e depois usar a minha licença?? e ja agora como é k posso instalar o xp e o vista....
grato pela atenção...
 
Back
Topo