2000 ou XP?

The_Technician

Power Member
Malta, tou aki prestes a desinstalar o Vista (pela 3ª vez) mas nao quero voltar pro XP, o XP com todos os updates , SP2, ie6, e xpto optx já começa a ficar pesado pra meu gosto...
Será k o 2000 é bom? é estavel? qual é o OS k voces recomendam pra 1 user k n ker nenhum eye candy, ker trabalhar, ir á net e jogar, mas sobertudo ter 1 computador RAPIDO e com os recursos LIVRES
 
what?
o xp no teu sistema e pesado???????

ya n sei pk foi a razao de eu ter mudado pro vista , ando sempre com 700 ou 800mb ocupados, e isso acontece-me sempre depois de instalar todos os updates com o antivirus e mais 2 ou 3 cenas...
eu tb n axo normal mas pronto... se instalar vou começar a desactivar serviços apesar k antes nunca tive esse problema
edit: ah mais 1 coisa eu tenho 1 rede em adhoc onde varias pessoas se podem ligar ao meu computadormm á minha placa de rede especifica, podera ser disso? 1 das razoes k instalei o vista foi pk ouvid zier k isto em networking tava mto melhor, e tá, o problema é o resto
 
ya n sei pk foi a razao de eu ter mudado pro vista , ando sempre com 700 ou 800mb ocupados, e isso acontece-me sempre depois de instalar todos os updates com o antivirus e mais 2 ou 3 cenas...
eu tb n axo normal mas pronto... se instalar vou começar a desactivar serviços apesar k antes nunca tive esse problema
edit: ah mais 1 coisa eu tenho 1 rede em adhoc onde varias pessoas se podem ligar ao meu computadormm á minha placa de rede especifica, podera ser disso? 1 das razoes k instalei o vista foi pk ouvid zier k isto em networking tava mto melhor, e tá, o problema é o resto

Em seguimento da outra thread, vais continuar a dizer que não tens isso bem configurado??

O meu XP ocupava sempre entre 200/300Mb.. O meu Vista anda sempre nos 300 e varia conforme o que está a fazer entre os 200/500MB.. logo tens de ter algum problema ai..

Porque é impossivel o XP ficar assim, das duas uma, ou algum hardware que está a ir para o galinheiro, ou então estás sempre a executar alguma coisa que te enfia isso com bixarada....

cumps
 
Malta, tou aki prestes a desinstalar o Vista (pela 3ª vez) mas nao quero voltar pro XP, o XP com todos os updates , SP2, ie6, e xpto optx já começa a ficar pesado pra meu gosto...
Será k o 2000 é bom? é estavel? qual é o OS k voces recomendam pra 1 user k n ker nenhum eye candy, ker trabalhar, ir á net e jogar, mas sobertudo ter 1 computador RAPIDO e com os recursos LIVRES

Eu usei durante muitos anos o 2000...só mudei para o xp para jogar company of heroes... :x2:
 
Hum, pesado o XP? lol... pah, formata o PC de raiz e enfia o Windows XP SP2 desactiva tudo o que seja de windows update, e mete uma firewall (sygate) e um antivirus leve ( kaspersky desactiva a opçao de fazer scan logo ao inicio)
, e ao instalar programas.. nao aceites que eles arranquem com o windows, pq serão processos que estarão sempre activos e a consumirte sistema. eu para eliminar tais "chulos", uso o "regcleaner"(tem uma opção aonde podes ver/desactivar os processos que reiniciam juntamente com o Windows), pois ao instalar certos programas eles activam-se sozinhos sem eu autorizar e assim tenho controle.


O que te poderia aconselhar para tu nao fazeres "porcarias", era ao instalar o windows XP de fresco, tirares um print screen dos processos que tens, assim mal vires algo de errado, vês o print para ver os processos que poderão estar a influenciar na lentidão do sistema devido a algum porgrama instalado ou algum "worm"(para evitar worms usa o Firefox,kaspersky e uma boa firewall (sygate por exemplo).

Tenho o winxp numa máquina antiga, e esta' 5 estrelas. rápido.. mas claro, tenho de fazer o minimo de manuntenção no bixo :)


Cumprimentos.
 
Hum, pesado o XP? lol... pah, formata o PC de raiz e enfia o Windows XP SP2 desactiva tudo o que seja de windows update, e mete uma firewall (sygate) e um antivirus leve ( kaspersky desactiva a opçao de fazer scan logo ao inicio)
, e ao instalar programas.. nao aceites que eles arranquem com o windows, pq serão processos que estarão sempre activos e a consumirte sistema. eu para eliminar tais "chulos", uso o "regcleaner"(tem uma opção aonde podes ver/desactivar os processos que reiniciam juntamente com o Windows), pois ao instalar certos programas eles activam-se sozinhos sem eu autorizar e assim tenho controle.


O que te poderia aconselhar para tu nao fazeres "porcarias", era ao instalar o windows XP de fresco, tirares um print screen dos processos que tens, assim mal vires algo de errado, vês o print para ver os processos que poderão estar a influenciar na lentidão do sistema devido a algum porgrama instalado ou algum "worm"(para evitar worms usa o Firefox,kaspersky e uma boa firewall (sygate por exemplo).

Tenho o winxp numa máquina antiga, e esta' 5 estrelas. rápido.. mas claro, tenho de fazer o minimo de manuntenção no bixo :)


Cumprimentos.


Nao precisas de nenum programa para fechar as aplicaçoes e empedi-las de inciarem ao abrir o windows...

Bast ires a 'executar', metes 'msconfig'.... e vai-te aparecer todo o que tens e é so desctivar o maximo possivel do que nao vale a pena estar a iniciar...

Cumps.
 
Vou reformular a minha pergunta em 7 pontos faceis de entender e vou pedir a todas as pessoas que lerem este forum para lerem os 7 pontos atentamente, especialmente o 7º ponto



Olhem pra minha signature, vêm lá fixing stuff since 1982? por amor de deus não me tratem como 1 n00b, agradeço a vossa ajuda a tentar dizer "vai ao msconfig e ve o k ta a correr etc..." eu agradeço!, Apesar que a minha pergunta inicial era: -> "Malta, tou aki prestes a desinstalar o Vista (pela 3ª vez) mas nao quero voltar pro XP, o XP com todos os updates , SP2, ie6, e xpto optx já começa a ficar pesado pra meu gosto...
Será k o 2000 é bom? é estavel? qual é o OS k voces recomendam pra 1 user k n ker nenhum eye candy, ker trabalhar, ir á net e jogar, mas sobertudo ter 1 computador RAPIDO e com os recursos LIVRES" <- (onde IE6 = IE7).



eu tenho o xp com sp1, firewall activa pra n apanhar com o sasser, a correr num celeron 300a (overclockado a 457 claro ;)) com 192mb de ram, e está SUPER RAPIDO; quando digo super rapido digo perfeitamente usavel para Word, Excel, e NET!!!!, Quando digo que o Xp está pesado pra meu gosto digo que para um user comum está bom, para mim não... 500mb a correr o windows com todos os updates e 1 antivirus para mim é PESADO.
Quando instalo o windows só com o SP2 noto que tenho 90mb, 100mb ocupados de ram, derrepende depois de fazer TODOS os updates da lista, e noto isto mais com o IE7 vejo por mim a usar um sistema operativo que depois de arrancar ocupa-me 500MB e isto é SEM NADA INSTALADO só WINDOWS e Symantec Corportated Antivirus (que para quem não sabe é bastante leve não é nenhum Norton ;) ).
Eu desconfio que tenha a haver com o Sharing que faço atravez da Wireless, alguem tem alguma rede em ADHOC no windows Xp? (Eu tenho mm k comprar um AP)



O outro topico do vista é o topico do vista, este tópico é o do XP ou 2000, que ng ainda me respondeu á pergunta a não ser o RuFus que deu a sua opnião sobre que muitos anos teve 2000 até mudar pro Xp pra jogar um Jogo, muito bem, valeu a mudar pro Xp? eu sou dos poucos que passou do 98 pro XP e instalou apenas o 2000 Server no virtual pc para estudar pra MSCE, Se soubesse o que é o 2000 não teria aberto este tópico, mais 1 vez agradeço a vossa disponibilidade em ajudarem-me a tentar tweakar o Xp mas antes do XP sair já eu andava a martelar o Whislter (axo k era assim k se xamava).
Mais uma vez agradeço mas começo a achar que os 500mb de arranque com os updates todos é "normal" para os serviços k corro



Continuo a fazer a mesma pergunta, o 2000 professional é LEVE? é ESTAVEL? dá para usar como 1 sistema operativo tipo XP, estavel? é compativel com tudo exepto o Company of Heroes?



Voçês que têm o XP o que é que têm a correr e que recursos têm livres?



Voçês que têm o 2000 o que é que têm a correr e que recursos têm livres?



Esta é o ponto mais importante, se não souberem ou não quizerem dar nenhum contribuito á thread, se me quizerem corrigir em algum erro ortográfico, falha em ingles, ou dizer, ah , não é IE6 mas sim IE7 Enganaste-te pwned, porfavor façam-no em PM ou então não o façam de todo, agradeço a vossa preocupação em corrigir-me sobre o facto que me enganei a escrever Where em vez de were, e sobre o facto que escrevi IE6 em vez de IE7, tambem sobre o facto que o titulo da thread não é exclarecedora o suficiente (ha pessoas que meia palavra basta, ha outras que pronto..., nem todos são iguais), e principalmente gostaria de desencorajar as pessoas que vão responder "axo k n precebes nada disso, pk se precebesses metias isso bem" pois de script kiddies posso eu bem.
 
Na minha opinião, não vale a pena instalar o 2000 em vez do XP.

Suponho que conheças:
http://www.ryanvm.net/msfn/

Crio uma imagem com todos os updates, instalo, desactivo as ***** todas e no fim posso ter uma instalação a ocupar menos de 100Mb de memória (claro que também depende dos drivers, por exemplo só a maldita aplicação do som onboard do portátil ocupa 17Mb de memória e com os drivers todos instalados excede facilmente os 100Mb, mas não há nada a fazer nesse caso).

Mas como dizes, depende do software adicional que usas, e aí também não há volta a dar...
 
Última edição:
Na minha opinião, não vale a pena instalar o 2000 em vez do XP.

Suponho que conheças:
http://www.ryanvm.net/msfn/

Crio uma imagem com todos os updates, instalo, desactivo as ***** todas e no fim posso ter uma instalação a ocupar menos de 100Mb de memória (claro que também depende dos drivers, por exemplo só a maldita aplicação do som onboard do portátil ocupa 17Mb de memória e com os drivers todos instalados excede facilmente os 100Mb, mas não há nada a fazer nesse caso).

Mas como dizes, depende do software adicional que usas, e aí também não há volta a dar...

Olha, obrigado pela resposta, realmente não conhecia , mas suponho k estes ficheiros de configuração são tipo, desactivar os serviços todos etc..., é isso?
posso dar-lhe uma tentativa... amanha já vem praqui o xp de novo e vou exprimentar isso! :)
1 abraço
 
Também já experimentei instalar o XP e verificar o que ele ocupa em ram, não passa normalmente dos 100mb, mas só a instalação das drivers da ATI passa logo quase para 200mb ocupados em ram, depois mais AV's e tal tal tal...

Instalei recentemente o win 200 no meu Celeron, achei o sistema até leve e funcional, só não sei se é compatível com os jogos tal como diziam, mas para mim não me interessa jogar muito. Basicamente tenho-o a correr só com os drivers da Matrox e o Avira Anti-Virus e não passa dos 100mb de ram ocupados ao iniciado.
 
Ora vejamos, eu tenho aki 1 Win XP com 80mb de ram ocupados no portatil, e nao me parece pesado.
Eu ja tive 1 pc pra sacanço, em tempos, com win 2k (pensei ser a melhor opçao). Tinha 1 desempenho razoavel, um boot lento, mas estável. No entanto, partilhas com win xp era problemático. Então optei por 1 win xp (nem tava mto tweakado) e assim ficou. ficou com melhor desempenho, em redes/partilhas e sacanço.
Na minha opiniao, sem ainda saber o uso do dito, windows xp é melhor opçao. (não confundir a melhor gestão do ram do vista, ok? programas na ram = mais rápido que programas no swap nao?)
(o link indicado pelo SteelBoy19 é um excelente começo)
 
ya n sei pk foi a razao de eu ter mudado pro vista , ando sempre com 700 ou 800mb ocupados, e isso acontece-me sempre depois de instalar todos os updates com o antivirus e mais 2 ou 3 cenas...
eu tb n axo normal mas pronto... se instalar vou começar a desactivar serviços apesar k antes nunca tive esse problema
edit: ah mais 1 coisa eu tenho 1 rede em adhoc onde varias pessoas se podem ligar ao meu computadormm á minha placa de rede especifica, podera ser disso? 1 das razoes k instalei o vista foi pk ouvid zier k isto em networking tava mto melhor, e tá, o problema é o resto

O vista faz uma gestão diferente da memória, dai estar sempre ocupada, para que queres memoria livre, para não ser usada? No vista usa-se a memoria ao maximo e o SO liberta sempre que seja preciso, pessoalmente acho boa politica :) para quem não quer eye candy o windows 2000 é mto bom, e gostei imenso de o usar, ja o tive numa maquina, mas acho que vais ter problemas com jogos em termos de compatibilidades julgo eu, corrigam-me se estiver enganado.

Cumprimentos
 
O vista faz uma gestão diferente da memória, dai estar sempre ocupada, para que queres memoria livre, para não ser usada? No vista usa-se a memoria ao maximo e o SO liberta sempre que seja preciso, pessoalmente acho boa politica :) para quem não quer eye candy o windows 2000 é mto bom, e gostei imenso de o usar, ja o tive numa maquina, mas acho que vais ter problemas com jogos em termos de compatibilidades julgo eu, corrigam-me se estiver enganado.

Cumprimentos

axas? tou presets a desinstalar isto ainda nem isntalei nenhum jogo pra exprimentar, nem o Photoshop keria ter partilha da net a funcionar e pouco mais nem consigo fazer isso já reinstalei o vista (repair) e nada...

lá vai o XP.

Já agora, alguem sabe de 1 programa k me faça internet sharing atravez de 1 rede em adhoc?
Tenho net adsl e no mm computador tenh o1 placa de rede em adhoc k comunica com o outro computador
 
"e Symantec Corportated Antivirus (que para quem não sabe é bastante leve não é nenhum Norton )."

enganas-te
pesa bastante esse AV

e digo isto,
pq o implementei numa organização de 300 pc's em que alguns tinham XP com 64 e 128mb de ram
e nesses casos sente-se bastante

se não és newbie como dizes,
rapidamente e facilmente descobres pq motivo tens 800-900mb de ram utilizados no XP
e garanto-te,
que da rede não é

sharing da internet podes usar o ICS
 
Viva.

O windows 2000 em termos de funcionamento, estabilidade, gestão de recursos
Kernel, gestor de memória e por aí adiante é exactamente igual ao windows server
que estudaste para o MSCE. (obviamente sem toda a estrutura de gestão de
recursos de rede que o server faz e o 2000 não)
Convém salientar que o w2k-sp4 (atenção que o sp4 não trabalha nada bem
com partições acima do 130GB) corre num pc com 64MB de ram, sem qualquer tipo
de problema, acho que isto diz tudo, não?
Para mim o windows 2000 foi dos melhores senão o melhor SO da MS até hoje.

Na tua situação que referes já 'mediste' quanto 'pesa' para esse sistema
a maquina estar «exposta» á net (tens adsl directo sem router logo o gestor de
sockets de rede tem de ser activo perante os 'request' da WAN, recusar e fazer
'drop's de pedidos de : Virus,netbuis,portscans,pings,...etc...) para não falar em
que essa maquina está a fazer de router e NAT translate bem como a gestão dessa
mini rede que por ai tens. (não sei se me fiz entender.)

Eu colocaria aí um router 'wireless' no meio disso e testava tudo primeiro para ver
como ficava.

Espero que ajude.

Gu@rdian

/offtopic :: on
-Qual a marca e modelo da tua estação de soldar/dessoldar?
-Trabalhas/reparas com smd's e placas de 10 layers de cobre?
-Qual a marca modelo e frequência maxima do teu osciloscópio?
- Tens Data-analyser?
/offtopic :: off
 
Última edição:
Olha, obrigado pela resposta, realmente não conhecia , mas suponho k estes ficheiros de configuração são tipo, desactivar os serviços todos etc..., é isso?
posso dar-lhe uma tentativa... amanha já vem praqui o xp de novo e vou exprimentar isso! :)
1 abraço

Não sei se percebi o que querias dizer, mas é assim:

o que interessa sacar daquele site é o update pack e o RyanVM integrator. Dps copias os ficheiros do cd do windows para uma pasta, corres o programa, dás-lhe o caminho dos ficheiros de instalação e do update pack e ele junta tudo numa nova pasta com uma instalação do windows actualizada. Dps, tens ainda a opção de criar um novo *.iso a partir desses ficheiro actualizados.

Quanto aos tweaks, não sei se o nlite funciona no iso criado por este programa, mas mesmo que não funcione, em 5 ou 10 min. desactivas os serviços e ***** que não precises.

cumps :)
 
Ele não precisa do integrator do Ryan. O nLite reconhece os packs e integra-os sem problemas.

Entre o Win2000 e o XP, sinceramente prefiro o XP. Se não gostares do eye candy do XP, sabes que basta desligares os themes e fica à la 2000.

No seguimento do conselho do SteelBoy19, também podes integrar os drivers directamente, configurar os parâmetros para uma instalação unattended e voilá.

Criei um CD do XP com 250MB em que é só metê-lo na drive, escolher a partição, ir embora e quando volto já está tudo instalado com cerca de 18 processos a correr e a ocupar uns 200MB se tanto :D
 
Exacto ;)

07-packadded.png


http://www.ryanvm.net/msfn/nlite.html
 
Back
Topo