• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[2000€] 17´Gaming

Intel Core i7-8750H vs Intel Core i5-8400
2.20 GHz Frequency 2.80 GHz
4.10 GHz
Turbo (1 Core) 4.00 GHz
3.20 GHz
Turbo (All Cores) 3.80 GHz

O i7H (mobile, nem há nos P7xx) só consegue ser 100mhz mais rápido em uso de single core, em tudo o resto o 8400 de desktop é superior. Chega perfeitamente para praticamente tudo...
 
Excepto que se aparecer um jogo mais exigente que use as 6 cores do i5 o i5 vai ficar capado (e causar stutter) e o i7 não, e acreditem que já há alguns como AC origins ou até o battlefield 1.
Se queres uma máquina mais preparada para o futuro eu levava o i7.
 
Excepto que se aparecer um jogo mais exigente que use as 6 cores do i5 o i5 vai ficar capado (e causar stutter) e o i7 não, e acreditem que já há alguns como AC origins ou até o battlefield 1.
Se queres uma máquina mais preparada para o futuro eu levava o i7.
Sempre tive i7 toda a minha vida. E sempre tive o meu irmão com i5. Se for por causa de meia dúzia de jogos.... irei sempre para o i5... Ele nunca teve menos fps que eu (de uma maneira significativa). Agora dizer que o i7 não é melhor... seria mentira :) A diferença de preço é que não a vou dar! :)
 
Excepto que se aparecer um jogo mais exigente que use as 6 cores do i5 o i5 vai ficar capado (e causar stutter) e o i7 não, e acreditem que já há alguns como AC origins ou até o battlefield 1.
Se queres uma máquina mais preparada para o futuro eu levava o i7.

Continuas a confundir cores com threads...
Para gaming o i5 8400 chega e sobra.
 
Continuas a confundir cores com threads...
Para gaming o i5 8400 chega e sobra.
As threads são cores virtuais, por isso não estou a confundir nada e dá para perceber o que estou a dizer.
O i5 é um bom processador sem dúvida mas o i7 é o ideal, o i5 serve bem para 99% dos jogos mas se ele quiser jogar jogos naquele 1% vai sentir dificuldades. Por isso não, não "chega e sobra".
 
Portanto já experimentaste um i5 oitava geração de desktop com o Battlefied 1 e com o AC Origins e notaste que não chegava certo? Pois posso-te dizer que a jogar consegues na boa com tudo no máximo sem qualquer problema (desde que a gráfica acompanhe)...
 
Eu sempre tive a idea que o i7 apenas para jogos é desperdício, o i5 acompanha e muito bem os jogos....se me perguntas se eu escolho o i5 vs i7 para jogos eu respondo i7 mas toda a gente diz que o i7 tem a vantagem de ser para multi-tarefa.
 
Boas

Fica aqui um pequeno vídeo que mostra o mesmo cpu ( I7 8700k )com hyperthreading ligado e hyperthreading desligado em vários jogos .
 
Agora quero jogos e para agora é com a 1070 dá e sobra... ainda mais com gsync mesmo sem ht. Daqui a 8 anos compro o 8700 a preço de arroz e meto uma tela 1440p junto com uma gtx 1080.
 
Jogar em Ultra com a GTX1070 e em 1080p terás a gráfica sempre nos 99%, já a GTX 1080 tem alguma margem, mas em 4K "borra-se" toda...
 
Última edição:
Boas

Fica aqui um pequeno vídeo que mostra o mesmo cpu ( I7 8700k )com hyperthreading ligado e hyperthreading desligado em vários jogos .

o que eu reparo é que com o hyperthreading ligado a % de utilização do cpu é menor mas as temperaturas são iguais!? O.o?? que sentido faz isso ?
 
o que eu reparo é que com o hyperthreading ligado a % de utilização do cpu é menor mas as temperaturas são iguais!? O.o?? que sentido faz isso ?

O programa que está a só está a contabilizar uma thread como um CPU usage e não todos os Nucleos mas não é essa a questão , o que o vídeo mostra é que vários jogos não tiram partido do hyper-threadind e em alguns chega até a penalizar a performance .
o que estamos aqui a discutir é se compensa um CPU i5 ou I7 só por causa do hyperthreading.
 
Portanto já experimentaste um i5 oitava geração de desktop com o Battlefied 1 e com o AC Origins e notaste que não chegava certo? Pois posso-te dizer que a jogar consegues na boa com tudo no máximo sem qualquer problema (desde que a gráfica acompanhe)...

Olá @Mav e @mata-pombos ! Tenho um 8700k e gosto de fazer testes, desde bloquear cores/threads, alterar clocks, alterar clocks e timings ra memória, e ver os efeitos que causam.

Posso garantir que com 6 cores físicos apenas e mesmo a 5ghz (equivalente a um 8600k com overclock) e 3600mhz de RAM, o Battlefield 1 aniquila completamente o processador. Se trancar a framerate a 60fps/60hz ou a 75fps/75hz não há qualquer problema, utilizações máximas de 60%/65%. Se pretender 100fps ou mais (120hz/144hz na calha) é o fim. O processador anda constantemente a 100% em muitos mapas (Amiens, St Quentin, etc) e a 80%/85% nos restantes. Isto causa stutters momentâneos em algumas situações e a experiência não é a mais espetacular.

O mesmo acontece noutros jogos exigentes a nível do CPU, como o Call of Duty WW 2 (este por clara má optimização/conversão da versão consola) ou AC Origins.

Quem compra um processador de 6 núcleos/6 threads apenas, tem de estar mentalizado que em breve poderá ter algumas limitações. Se é verdade que para hoje, dá em 90% dos jogos, também é verdade que "amanhã" poderá só chegar para 50%. Isto aconteceu-me na altura em que comprei o meu i5 há cerca de 6/7 anos. Não investi no i7 por achar desnecessário (apenas 10% dos jogos lhe davam uso). Chegando a 2015 maior parte das engines já precisavam de mais sumo e teria sido benéfico investir no i7.

Na minha humilde opinião e segundo os testes que efectuei, até é benéfico ter um CPU 4c/8t em detrimento de um de 6c/6t. Se é verdade que este possuí 6 cores físicos, também é verdade que a combinação 4 físicos + 4 HT acaba por ser superior em questões de utilização de CPU! Para quem quer um chip com boa longevidade, eu não recomendo um cpu de 6 cores apenas, mera opinião pessoal. Se dá? Dá, vai dando (e bem até). Mas honestamente acho mau investimento e convém a pessoa estar preparada para atualizações mais cedo do que pensa.

Posto isto, se o objectivo for trancar tudo a 60fps/60hz e nem mais um frame, 6 cores chegam e sobram e tudo aquilo que referi neste post fica completamente sem efeito. Com o meu 8700k com HT desligado e clocks a 3,9ghz (simulação de um i5 8400), o BF1 mantém 60fps em Amiens com 64 jogadores em toda e qualquer condição.

Bons jogos!
 
Eu tenho um 8700 no meu desktop e antes tinha um i5 6600k, a jogar BF1 e COD WW2 nunca notei qualquer diferença no jogar em si entre ambos os cpu’s... ambos com uma gtx1060 6GB e ambos em 1080p.
 
Back
Topo