Yggdrasil
Power Member
2007 foi um ano em que tivemos vários aniversários importantes na indústria dos jogos - por exemplo, Metal Gear, Final Fantasy, Contra, Castlevania e Mega Man fizeram 20 anos, GoldenEye, Final Fantasy VII, Castlevania: Symphony of the Night e GTA fizeram 10 anos.
2008 vai igualmente ter direito a uma série de efemérides importantes para a história dos jogos. Vamos lá então:
Fazem 30 anos:
- Space Invaders, colocado nas arcades japonesas no ano de 1978
- SNK, fundada em 1978, responsável por excelentes jogos arcade - Art of Fighting, Metal Slug, Fatal Fury, Samurai Shodown, King of Fighters, bem como pela muito desejada linha de consolas Neo Geo; actualmente conhecida como SNK-Playmore depois da falência em 2000
Fazem 25 anos:
- O célebre crash da indústria dos vídeojogos, que teve início em 1983 e quase que reduziu o fenómeno à insignificância nos Estados Unidos
- Famicom, a consola de 8-bits da Nintendo que iria ser lançada nos EUA em 1985 sob o nome de NES, no Japão foi lançada em 1983 e teve um design bastante diferente; a consola foi um êxito sem precedentes a nível mundial, com cerca de 64 milhões de unidades vendidas e foi nela que surgiram franchises como Super Mario Bros., Metroid, Castlevania, Mega Man, Final Fantasy, The Legend of Zelda, Fire Emblem e Dragon Quest; responsável por levantar a indústria dos vídeojogos no ocidente do marasmo em que ela se encontrava; nos EUA e Europa seria descontinuada em 1995 e no Japão seria fabricada e comercializada até 2003
- Manic Miner, lançado para o ZX Spectrum em 1983 e que se tornou num verdadeiro fenómeno na Europa, abrindo caminho para a popularidade dos jogos de plataformas
Fazem 20 anos:
- Mega Drive, a 16-bits da SEGA que se iria tornar na grande rival do Super Nintendo pelo domínio do mercado das consolas domésticas e que acabou por atingir um equilíbrio quase perfeito com a 16-bits da Nintendo nos EUA e na Europa; sim, vai fazer 20 anos, foi lançada no Japão em 1988 e contou com um excelente catálogo de jogos onde pontificavam títulos como Streets of Rage, Sonic 2, Ristar, Shinobi, After Burner, Vectorman, Gunstar Heroes, Alien Soldier, Super Monaco GP e Hang On
- Super Mario Bros. 3, lançado no Japão em 1988 (só seria lançado nos EUA em 1990 e na Europa um ano depois), para o Famicom; o terceiro capítulo da série Super Mario foi um dos melhores jogos a ser feito para a consola e conseguiu vender cerca de 18 milhões de unidades, o que faz dele o vídeojogo de maior sucesso comercial de todos os tempos
Fazem 15 anos:
- Virtua Fighter, o primeiro jogo da série realizada pela AM2 da SEGA, chega às arcades japonesas; teve um enorme impacto, uma vez que se tratava de um dos primeiros jogos totalmente em 3D e afazer utilização de polígonos; um dos beat'em ups mais influentes de todos os tempos e que seria o jogo de estreia da Saturn no ano seguinte
- Starfox, o primeiro jogo para consolas totalmente em 3D, graças ao chip Super FX que permitiu criar no Super Nintendo um jogo que não seria possível apenas com o CPU da 16-bits da Nintendo; na Europa seria conhecido como Starwing
- Doom, da id, é lançado para PC e embora não seja o primeiro jogo do seu género, abre os portões do estilo shooter na primeira pessoa; considerado um dos melhores e mais inovadores jogos de sempre
- Myst, um dos jogos de aventuras mais conhecidos de todos os tempos; na altura contribuiu para o sucesso do recém-chegado formato CD-ROM e seria um dos jogos mais vendidos do seu tempo
Fazem 10 anos:
- Dreamcast, a última consola da SEGA, onde se encontram jogos como Soul Calibur, Jet Set Radio, Shenmue, Virtua Tennis, Virtua Fighter 3, Shenmue 2, Virtual On Oratorio Tangram e Space Channel 5, foi lançada no Japão em finais de 1998; apesar do excelente catálogo de jogos não se conseguiu impôr e foi descontinuada em 2001, levando à saída da SEGA do mercado das consolas, um dos momentos mais infelizes da história dos vídeojogos
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time, a transição da série Zelda para 3D chega à Nintendo 64 no natal de 1998; varreu as críticas em todo o Mundo, muitos galardões e distinções, considerado o melhor jogo do ano, da década, do século...ainda hoje está em primeiro lugar em bastantes listagens sobre os melhores jogos de todos os tempos; foi a obra colossal de Miyamoto
- Half-Life, juntamente com Doom, Quake e GoldenEye, seria o FPS mais aclamado da década e um verdadeiro êxito comercial; foi um dos jogos mais influentes do género e que estabeleceu uma série que ainda hoje continua a fazer sucesso
Prossigam lembrem-se que têm de ser aniversários com algum simbolismo, como os que eu assinalei, que marcam 10, 15, 20 anos, etc
2008 vai igualmente ter direito a uma série de efemérides importantes para a história dos jogos. Vamos lá então:
Fazem 30 anos:
- Space Invaders, colocado nas arcades japonesas no ano de 1978
- SNK, fundada em 1978, responsável por excelentes jogos arcade - Art of Fighting, Metal Slug, Fatal Fury, Samurai Shodown, King of Fighters, bem como pela muito desejada linha de consolas Neo Geo; actualmente conhecida como SNK-Playmore depois da falência em 2000
Fazem 25 anos:
- O célebre crash da indústria dos vídeojogos, que teve início em 1983 e quase que reduziu o fenómeno à insignificância nos Estados Unidos
- Famicom, a consola de 8-bits da Nintendo que iria ser lançada nos EUA em 1985 sob o nome de NES, no Japão foi lançada em 1983 e teve um design bastante diferente; a consola foi um êxito sem precedentes a nível mundial, com cerca de 64 milhões de unidades vendidas e foi nela que surgiram franchises como Super Mario Bros., Metroid, Castlevania, Mega Man, Final Fantasy, The Legend of Zelda, Fire Emblem e Dragon Quest; responsável por levantar a indústria dos vídeojogos no ocidente do marasmo em que ela se encontrava; nos EUA e Europa seria descontinuada em 1995 e no Japão seria fabricada e comercializada até 2003
- Manic Miner, lançado para o ZX Spectrum em 1983 e que se tornou num verdadeiro fenómeno na Europa, abrindo caminho para a popularidade dos jogos de plataformas
Fazem 20 anos:
- Mega Drive, a 16-bits da SEGA que se iria tornar na grande rival do Super Nintendo pelo domínio do mercado das consolas domésticas e que acabou por atingir um equilíbrio quase perfeito com a 16-bits da Nintendo nos EUA e na Europa; sim, vai fazer 20 anos, foi lançada no Japão em 1988 e contou com um excelente catálogo de jogos onde pontificavam títulos como Streets of Rage, Sonic 2, Ristar, Shinobi, After Burner, Vectorman, Gunstar Heroes, Alien Soldier, Super Monaco GP e Hang On
- Super Mario Bros. 3, lançado no Japão em 1988 (só seria lançado nos EUA em 1990 e na Europa um ano depois), para o Famicom; o terceiro capítulo da série Super Mario foi um dos melhores jogos a ser feito para a consola e conseguiu vender cerca de 18 milhões de unidades, o que faz dele o vídeojogo de maior sucesso comercial de todos os tempos
Fazem 15 anos:
- Virtua Fighter, o primeiro jogo da série realizada pela AM2 da SEGA, chega às arcades japonesas; teve um enorme impacto, uma vez que se tratava de um dos primeiros jogos totalmente em 3D e afazer utilização de polígonos; um dos beat'em ups mais influentes de todos os tempos e que seria o jogo de estreia da Saturn no ano seguinte
- Starfox, o primeiro jogo para consolas totalmente em 3D, graças ao chip Super FX que permitiu criar no Super Nintendo um jogo que não seria possível apenas com o CPU da 16-bits da Nintendo; na Europa seria conhecido como Starwing
- Doom, da id, é lançado para PC e embora não seja o primeiro jogo do seu género, abre os portões do estilo shooter na primeira pessoa; considerado um dos melhores e mais inovadores jogos de sempre
- Myst, um dos jogos de aventuras mais conhecidos de todos os tempos; na altura contribuiu para o sucesso do recém-chegado formato CD-ROM e seria um dos jogos mais vendidos do seu tempo
Fazem 10 anos:
- Dreamcast, a última consola da SEGA, onde se encontram jogos como Soul Calibur, Jet Set Radio, Shenmue, Virtua Tennis, Virtua Fighter 3, Shenmue 2, Virtual On Oratorio Tangram e Space Channel 5, foi lançada no Japão em finais de 1998; apesar do excelente catálogo de jogos não se conseguiu impôr e foi descontinuada em 2001, levando à saída da SEGA do mercado das consolas, um dos momentos mais infelizes da história dos vídeojogos
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time, a transição da série Zelda para 3D chega à Nintendo 64 no natal de 1998; varreu as críticas em todo o Mundo, muitos galardões e distinções, considerado o melhor jogo do ano, da década, do século...ainda hoje está em primeiro lugar em bastantes listagens sobre os melhores jogos de todos os tempos; foi a obra colossal de Miyamoto
- Half-Life, juntamente com Doom, Quake e GoldenEye, seria o FPS mais aclamado da década e um verdadeiro êxito comercial; foi um dos jogos mais influentes do género e que estabeleceu uma série que ainda hoje continua a fazer sucesso
Prossigam lembrem-se que têm de ser aniversários com algum simbolismo, como os que eu assinalei, que marcam 10, 15, 20 anos, etc
Última edição: