Artigo 32-bit vs 64-bit e os 4GB de memória.

Errado!

A limitação dos 4GB pode realmente ser passado em 32-bit mas isso é utilizando PAE que são extensões às especificações x86-32.

A arquitecura por si só limita o endereçamento a 32-bit que após cáculos dá 4GB. O PAE foi introduzido dos Pentium Pro (e mais tarde a AMD também o introduziu na sua linha de processadores) mas apenas adiciona 4-bit de endereçamento extra para permitir maiores quantidades de memória. O limite de 2GB por aplicação permanece.

O PAE não passa de um desenrasca. Uma arquitectura a 64-bit é a única forma de ultrapassar de forma conveniente o limite de 4GB de endereçamento. E antes do x86-64 ainda vimos por exemplo a arquitectura Itanium. Mas o x86-64 acabou por vingar devido a ser um super-set da tecnologia x86 que ajudou imenso em termos de retro-compatibilidade e facilidade de implementação.

E sim a versões Server do Windows suportam mais memória em 32-bit pois vêm com o PAE ligado por default.

E isto não é só em Windows. Vai a uma distro de Linux configurada para Desktop-use e lá também não tens o PAE ligado de origem.

O PAE em algumas aplicações que não estejam preparadas para o mesmo dão algumas complicações. Mais complicações que corrê-las num sistema 64-bit com a camada de 32-bit.
 
Nop.. não deu!

Detecta os 4g, mas só usa 3.5G. :'(
A razão de teres instalado 4GB e só detectar 3.5GB prende-se com o facto de provavelmente a grafica alocar a restante.

Experimenta fazer o seguinte:

Iniciar devmgmt.msc enter
No menu View expandir resources by connection e expandir memory.
Nos PCI bus expandir e procurar se a grafica esta listada, se estiver ai está a razão.
 
A razão de teres instalado 4GB e só detectar 3.5GB prende-se com o facto de provavelmente a grafica alocar a restante.

Experimenta fazer o seguinte:

Iniciar devmgmt.msc enter
No menu View expandir resources by connection e expandir memory.
Nos PCI bus expandir e procurar se a grafica esta listada, se estiver ai está a razão.

Se for aqui, não a gráfica não consta nessa lista que mencionaste. È mesmo do chipset da board que é demasiado fraco para ter os 4G em acção.
Além de não fazer muito sentido, mas pronto. Para isso diziam logo que a board não aguentava com os 4g.
 
Se for aqui, não a gráfica não consta nessa lista que mencionaste. È mesmo do chipset da board que é demasiado fraco para ter os 4G em acção.
Além de não fazer muito sentido, mas pronto. Para isso diziam logo que a board não aguentava com os 4g.
Parece que efectivamente é do chipset, aliás lembro-me de num fórum internacional ter sido abordado este assunto,
Este chipset suporta até 4GB, mas só os reconhece em certos tipos de memória, será verdade ou não fica a interrogação.
E como disse "provavelmente" também era possivel a grafica ter alocado a restante o que não é o caso.
 
Pois, da gráfica nunca seria. Porque já tinha confirmado isso.
Ja tive 2 tipos de memorias cá em casa. Umas kingston que não deram para ter os 4G e uma team elite que são aquelas que tenho agora. Mas isto é um bocado injusto. Um gajo compra uma board para no futuro lhe meter mais ram e no entanto não dá para fazer mais nada.
Ás vezes pergunto-me para é que a board veio com 4 slots, se só posso usar 2.
 
O que é que está errado? Les-te ao menos o artigo que mencionei?! Todos nós sabemos as limitações de ter apenas 32Bits de endereçamento. Mas afinal o windows simplesmente não usa a memória toda porque não quer! (Desde que tenhas PAE claro, mas como tu proprio dizes, já existe desde os Pentium Pro) Em caso de dúvida le o artigo, está lá tudo explicadinho.

Btw, ele testou aquilo com windows xp x32 numa maquina com 6GB de ram se não me engano, e eles estão lá todos.
 
Eu não disse que não era possível. Eu apenas disse que não era recomendado. E não apenas porque o Windows não quer. Se assim fosse os SOs concorrentes faziam o mesmo. Só em SOs de servers é que se usa o PAE ligado por defeito.

E diz-me para ti qual é a vantagem de usar 32-bit com PAE vs 64-bot?
 
em termos de memoria, praticamente nenhuns. podes ter alguns milisegundos de delay devido a um método ser nativo para endereçamento e outro não, mas nada de grave.
em termos de processamento de dados tens muita diferença, mas não é isso que es está a falar aqui :)
 
Pois, da gráfica nunca seria. Porque já tinha confirmado isso.
Ja tive 2 tipos de memorias cá em casa. Umas kingston que não deram para ter os 4G e uma team elite que são aquelas que tenho agora. Mas isto é um bocado injusto. Um gajo compra uma board para no futuro lhe meter mais ram e no entanto não dá para fazer mais nada.
Ás vezes pergunto-me para é que a board veio com 4 slots, se só posso usar 2.

já experimentas-te fazer um update a bios?
 
Eu liguei o PAE no meu vista Home Premiun e tou a utilizar 4GB com sistema 32-bit
Existe software que pode originar problemas com o PAE activo. Nunca é a mesma coisa que usar um sistema Operativo de 64 Bits. Certa instabilidade que poderá acontecer com mensagens de erro em software, acontece de forma algo aleatória, é devido ao PAE.

Um amigo meu com o PAE ligado teve uns crash no Firefox de vez em quando e quando mudou para um so de 64 bits com o PAE desligado nunca mais teve esses crashes no Firefox.
 
Back
Topo