32 bits até quando?

JSL71

Power Member
Já existe alguma previsão para quando todo o software sairá apenas para plataformas de 64 bits?
Ou seja, os pc's com cpu's a 32 bits "aguentam-se" mais 1 ou 2 anos?

Cumprimentos
 
ainda vai andar por aí uns bons anos... os sistemas 64 bits ainda são um pouco instáveis. E as empresas não vão andar a gastar dinheiro duma rajada só por causa disso. Dá tempo ao tempo.
 
MaLok0 disse:
ainda vai andar por aí uns bons anos... os sistemas 64 bits ainda são um pouco instáveis. E as empresas não vão andar a gastar dinheiro duma rajada só por causa disso. Dá tempo ao tempo.

Alem de que nem tudo o que existe tem de ser xbits. Para algum soft, até podia ser 8bits que dava exactamente no mesmo, a qualquer nivél.

De qqr modo, podes produzir n versões de uma mesma app pra n arquitecturas com diferenças minimas.

O soft+cpu ser 64bits vai beneficiar umas poucas apps que realmente podem poupar tempo com os novos opcodes disponivéis, no geral, na faz cú de diferença :)

Agora, se os novos OS's se recusarem a correr coisas que não sejam "64b pure" bom, ai o panorama é outro...
 
Ainda hoje falava sobre isso com um colega da minha turma, e acredito que quando sair o Windows BlackComb, saia apenas em versão de 64 bits. Em 5 anos tudo muda.

Abraços!
 
Amigo, a grande percentagem de utilizadores de Computadores, não somos nós, os viciados do OC, mas sim as empresas.. escolas... etc etc. Muitas dessas empresas utilizam sistemas 32bits, Intel à força toda :) Não me parece que o Software 64bits tenha pressa!
 
isso vai ser uma coisa que vai ter uma tendencia natural para mudar como por exemplo, quando houver upgrades ou trocas dos pcs de escolas etc, e os fornecedores etc não tiverem 32 bits etc
 
']['hunderZ' disse:
Amigo, a grande percentagem de utilizadores de Computadores, não somos nós, os viciados do OC, mas sim as empresas.. escolas... etc etc. Muitas dessas empresas utilizam sistemas 32bits, Intel à força toda :) Não me parece que o Software 64bits tenha pressa!
Certo, mas quando chegar a versão final do blackcomb, as escolas começaram a usar o windows Vista.... de 32 bits.... E "nós" que já tempos cpu 64bits começamos a usar o novo SO...
É só uma opinião :)

Abraços!
 
A mudança de 32 bit pra 64 bit deve ser um pouco mais rápida do que a mudança 16bit pra 32bit ( win 3.1 a win 98, apesar do winme ainda o correr). Acho que 5/6 anos no maximo e estaremos todos a usar software 64bit.
 
Obrigado a todos pela opinião.

Já fico mais descançado porque assim ainda vou conseguir prolongar o tempo de vida do meu Barton 3000.

De qualquer forma pode sempre acontecer algo que não estavamos à espera e o processo ser mais rápido. Na minha opinião, mesmo que seja em cerca de 3 anos já se estava bem :)
Ou pelo menos já não era muito mau.
 
a volta disso...6...7 nunca antes disso. e mm assim a nivel empresarial nao me parece...
estes 6 / 7 anos é pro pessoal mais addicted aos pcs...depois vai sp haver para além das empresas, akelas pessoas k usam o pc quase por obrigação,e k enqt puderem ir a net e ter um word pa trabalhar, nao compram nada de novo...e assim devemos chegar a uma meta de 10 anos pa os 32bits desaparecerem ou se tornarem peças de museu...

(quem achar esta opiniao desparatada k se manifeste :) )

edit: tava aqui a pensar pra mim mm...tv esteja a exagerar...tv a meta esticada seja os 6/7 anos..tv os 10 seja exagero ;)
é uma cena incerta...tudo depende como as coisas evoluirem :) futurologia
 
Última edição:
Quando o pobão começou a usar o Win95 já existiam processadores a 32-bit que o corriam há qse 10 anos... :002:

Parece-me que ainda vai demorar uns bons anitos até o x64 se estabelecer como norma, primeiro têm que esgotar o stock de processadores de 32-bit :D
 
MaLok0 disse:
ainda vai andar por aí uns bons anos... os sistemas 64 bits ainda são um pouco instáveis. E as empresas não vão andar a gastar dinheiro duma rajada só por causa disso. Dá tempo ao tempo.


confessa lá aqui que ninguem nos "ouve" ... tu nunca experimentaste o windows xp 64 bits pois n? ... é que é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais estavel que winxp a 32bits...
 
acho que o mais fácil para explicar é fazer a seguinte comparação:

software 16bit, ainda há por aí muito a ser utilizado e já andamos nos 32bit mais em força faz uns 10 anos e como foi dito acima, já havia cpus 32bit 10 anos antes. Logo para concluir, há-de sempre haver software antigo por aí a "passear"
 
A mim tb me parece que antes dos 7/8 anos não vai mudar mto. Aki na minha direcção este ano recebemos 10 novos pc´s, e tds são 32 bit. Não serão trocados antes de daki a 5 anitos pelo menos. Aliás parece-me k ainda para o ano vamos continuar a receber 32bit.
 
greven disse:
Penso que daqui a uns ... 6 anos já não se deve ver 32bit.

Optimistic...:D

Eu aposto mais em 10 a 12 anos e mesmo aí, com muito código de 32bit lá metido (não no kernel, mas nas apps que vêm com o SO).

Estamos no Windows XP em 2005 (20 anos depois do IA32-Intel 386) e aínda há código de 16bit no SO, embora só suporte aplicações externas de 16bit com "truques".
 
Quando falo em não se ver 32 bit em 6 anos é a nivel de processadores... ;)

Como dizes blastarr... em código... ainda vai durar... e durar...
 
Back
Topo