4GB DDR2 800 ajuda

cpe

Power Member
Viva, acabei agorinha mesmo de instalar mais 2x1GB DDR2 800 Gskill para juntar a 2x1 GB DDR2 800 Team elite. O meu problema prende se com o reconhecimento da memorias.
EVEREST, CPUZ todos reconhecem os 4 GB, mas como tenho a limitação do XP so deveria ter 3.5 GB corrrecto?

Problema: O windows apenas reconhece 2.5 GB falta 1 GB....será bug? tenho de alterar alguma coisa para reconhecer os 3.5GB?

Hardware: EVGA 680i
DDR2: 2x 1 GB ddr2 800 Team elite 5 5 5 15
DDR2: 2x 1 GB DDR2 800 Gskill 5 5 5 15

grato.
 
Boas...
O XP se for de 32Bits apenas reconhece 3.25GB, seja qual fôr a board que tenhas....
Apenas sistemas operativos a 64bits irão reconhecer toda a memoria...
Agora o problema de não estar a detectar os 3.25gb pode ser devido a algum defeito em alguma das memorias, experimenta tirar uma a uma e vai testando a ver, pode ser que obtenhas alguma resposta.

José Costa
 
Boas...
O XP se for de 32Bits apenas reconhece 3.25GB, seja qual fôr a board que tenhas....
Apenas sistemas operativos a 64bits irão reconhecer toda a memoria...
Agora o problema de não estar a detectar os 3.25gb pode ser devido a algum defeito em alguma das memorias, experimenta tirar uma a uma e vai testando a ver, pode ser que obtenhas alguma resposta.

José Costa
pois mas é exctamente ai o busilis....
o windows so reconhece 2.5 GB mas o resto, bios, cpuz e everest encontra os 4GB.
 
procura umas opçoes na bios parecidas com memory remaping ou memory hole e activa-as

activa tb o PAE, Physical Adress Extension no windows, no caso de nao estar

podes verificar se o PAE está activo fazendo properties em my computer, tab general ao fundo, por baixo da info da quantidade de ram(aparece escrito PAE por extenso)

como se activa isso nao me lembro, salvo erro as instalaçoes de XP que fiz com 4 GB de ram isso activou-se automaticamente
 
Última edição:
procura umas opçoes na bios parecidas com memory remaping ou memory hole e activa-as

activa tb o PAE, Physical Adress Extension no windows, no caso de nao estar

podes verificar se o PAE está activo fazendo properties em my computer, tab general ao fundo, por baixo da info da quantidade de ram(aparece escrito PAE por extenso)

como se activa isso nao me lembro, salvo erro as instalaçoes de XP que fiz com 4 GB de ram isso activou-se automaticamente

viva penso que o problema vem mesmo daqui. o everest diz o seguinte:

PAE:
Suportado pelo SO:sim
Suportado pelo CPU:sim
Activo:não

como estou a usar a evga 680I não vi na bios qq coisa referenciada com isso, a não ser que tenha outro nome ou tenha de mudar para manual e aparecer as opções...

Se qq maneira eu não quero os 4GB mas sim os 3.5 que penso ter direito ;) e não os 2.5 que presentemente funcam na maquina. Não os dimms estão todos bons e apesar de serem de marca diferente a bios, cpuz e everest indicam que são compativeis ate nos timmings claro que não na performance OC, mas isso e outra historia.

Como activo então PAE? alguem sabe ou terei de ir para a microsoft a procura....

sistemas 32bits reconhecem até 3,25Gb
não quer dizer que reconheçam logo isso.

ainda assim faz o que o rav3n aconselhou

correcto ate 3.25 e não 2.5 :P

até porque bios, cpuz e everest vêm os 4 GB podem não os usar mas que estão lá, estão.
 
Última edição pelo moderador:
PS. To activate PAE, simply add /PAE after /fastdetect on last line of your boot.ini. You might also want to add /3GB to boost virtual mem support.

http://www.systemshock.co.za/forums/index.php?act=Print&client=printer&f=190&t=17137


como disse acima nunca mexi em nada e tenho o boot.ini assim
e nao me responsabilizo por nada
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

de qq maneira se nao activares algo na bios, mesmo que actives o PAE no windows acho que nao vai adiantar
 
obrigado pela rápida resposta...
eo meu problema está no ponto que focas...

a EVGA 680i pelo menos não vi na bios nada com referencia a isso.....remmaping, memory hole, etc...


a não ser que tenha de por as mems em manual e assim libertar as opções....

o SO e o CPU ambos estão suportados pelo PAE mas não esta activo....

vou tentar isso e ja volto....;)

ja alterei e agora reboot...e já ca passo ou não....eheheheheheh
 
Última edição:
yep. tenho exctamente o mesmo problema. só 2.55 GB mas já activei o PAE, mas não vi qq alteração. Assim a primeira vista até tenho a impressão que ficou mais lento...

e aquela de a restante memoria ser alocada para a gráfica tambem ainda não vi nada...o painel da nvidica continua a dizer que apenas tenho 384 MB de gráfica...onde raio se enfiaram os restantes GB?
 
Back
Topo