5.1 em nForce2

bururu

Power Member
boas ppl!
comprei umas colunas 5.1 da creative SBS560, mas tou com um pequeno problema: nao consigo por as 5 colunas a trabalhar, nem a ouvir mp3, nem a ver dvds, so as frontais trabalham. ja instalei os drivers mais actualizados que tao no site da nvidia, mas mesmo assim nada feito.....
axo isto tudo muito estranho, porque com um software da nvida(nvmixer) consigo ouvir as colunas todas a trabalhar atraves d um pequeno teste!
alguem com ideias pa por isto tudo a trabalhar?
cumps!
 
André Soarez disse:
tou exactament com o mm prob...n há ng q saiba como resolver isto?se é com software ou d outra maneira?

[[ ]]
Comprem uma placa de som PCI... 20 euros e têm uma creative live 24 bits, som mais puro e menos percentagem de stress sobre o cpu, kuanto a mim nem nunca valia a pena ter um kit 5.1 com uma placa onboard, as PCI trazem demasiadas vantagens :P
 
I_Eat_All disse:
Comprem uma placa de som PCI... 20 euros e têm uma creative live 24 bits, som mais puro e menos percentagem de stress sobre o cpu, kuanto a mim nem nunca valia a pena ter um kit 5.1 com uma placa onboard, as PCI trazem demasiadas vantagens :P
Uma nforce 2 soundstorm e muito melhor que a maioria das placas de som PCI incluindo a live seja em features, utilização de CPU, qualidade de som,etc.

bururu consegues testar o 5.1 correctamente no mvmixer nao? Tu tens problemas a fazer exactamente o que? Divx? mp3 (so tem 2 canais)? jogos?
 
timber disse:
Uma nforce 2 soundstorm e muito melhor que a maioria das placas de som PCI incluindo a live seja em features, utilização de CPU, qualidade de som,etc.

bururu consegues testar o 5.1 correctamente no mvmixer nao? Tu tens problemas a fazer exactamente o que? Divx? mp3 (so tem 2 canais)? jogos?

se tu dizes... :P eu acho isso muito relativo, utilização de CPU nada bate as sb... em kualidade som acredito, mas já ouvi as soundstorm achei uma boa placa de som onboard, mas claro k se fores audiofilo... tens sempre de ter uma sb, claro k n compras uma sb 24 bits mas sim uma audigy 2 ZS, mas tb tive de aturar uma soundstorm no dia a dia, para o P4 teve mm de vir uma PCI, soundstorm, senão à necessidade ... ainda melhor
 
timber disse:
Uma nforce 2 soundstorm e muito melhor que a maioria das placas de som PCI incluindo a live seja em features, utilização de CPU, qualidade de som,etc.

Concordo... Ca em casa fiz a comparaçao das 3 placas, soundstorm da minha board, audigy e audigy 2. No global audigy e soundstorm é ela por ela. Com a audigy 2 aí é que o sdstorm perde, em features fica a milhas, utilizaçao do cpu nao tanto mas tambem fica atras, agora em qualidade de som nao notei diferença.

bururu... consegues ouvir som das 5 colunas ou em nenhuma situaçao elas funcionam? Atraves do menu de teste das colunas ouves som?
 
I_Eat_All disse:
se tu dizes... :P eu acho isso muito relativo, utilização de CPU nada bate as sb... em kualidade som acredito, mas já ouvi as soundstorm achei uma boa placa de som onboard, mas claro k se fores audiofilo... tens sempre de ter uma sb, claro k n compras uma sb 24 bits mas sim uma audigy 2 ZS, mas tb tive de aturar uma soundstorm no dia a dia, para o P4 teve mm de vir uma PCI, soundstorm, senão à necessidade ... ainda melhor

Eu não digo isso porque me apetece ou para chatear alguém. Só estou a resumir o que foi sendo testado por utilizadores e sites especializados desde o lançamento das primeiras nforce2. Tb só referi a maioria. A Audigy2 claramente está fora da maioria. Tb pela altura que saiu, preço e tudo o mais se não fosse melhor é que era de estranhar.
O soundstorm la porque vem incluido e portanto e virtualmente de borla muitas vezes e desconsiderado. Ja vi malta a desligar o sounstorm para depois usar uma SB qualquer coisa. Naturalmente isto nao se aplica a ti ou a ninguem a particular.

O unico problema que tive com colunas creative e soundstorm é infelizmente ou a Abit/nvidia ou a creative não serguirem correctamente o standard de cores (se é que há um) e ter de andar a ver exactamente o que cada jack correspondia. Nao muito chato mas acho ridiculo haver um esforço para haver um codigo de cores para simplificar a vida as pessoas e depois haver sempre algum fabricante do contra.
 
timber disse:
Eu não digo isso porque me apetece ou para chatear alguém. Só estou a resumir o que foi sendo testado por utilizadores e sites especializados desde o lançamento das primeiras nforce2. Tb só referi a maioria. A Audigy2 claramente está fora da maioria. Tb pela altura que saiu, preço e tudo o mais se não fosse melhor é que era de estranhar.
O soundstorm la porque vem incluido e portanto e virtualmente de borla muitas vezes e desconsiderado. Ja vi malta a desligar o sounstorm para depois usar uma SB qualquer coisa. Naturalmente isto nao se aplica a ti ou a ninguem a particular.

O unico problema que tive com colunas creative e soundstorm é infelizmente ou a Abit/nvidia ou a creative não serguirem correctamente o standard de cores (se é que há um) e ter de andar a ver exactamente o que cada jack correspondia. Nao muito chato mas acho ridiculo haver um esforço para haver um codigo de cores para simplificar a vida as pessoas e depois haver sempre algum fabricante do contra.

boas...qd te referes a esse problema de cores tiveste q por exemplo ligar o cabo de cor lima a outra entrada de outra cor na board?é q eu tenho uma ABIT AN7 e tendo td bem ligado e tds elas emitem som qd há uma fase do teste em q tds elas têm q emitir um som mas o som nas colunas sai-m trocado qd se vai para o teste individual....por exmeplo no teste de som no nvmixer o som q devia sair sair na coluna central sai na coluna traseira direita e dps qd é suposto sair som pela coluna traseira direita ñ sai nenhum som.... :005:
 
Também já tive esse problema das colunas. Em relação a mp3, curiosamente com o wmp10 ouço em todas enquanto que no winamp 5.08 ouço apenas nas frontais. Quanto a divx não sei, mas tentem ouvir mp3 no wmp10 e digam-me qualquer coisa para saber se sou só eu sff.
 
CaRaMeLo disse:
Concordo... Ca em casa fiz a comparaçao das 3 placas, soundstorm da minha board, audigy e audigy 2. No global audigy e soundstorm é ela por ela. Com a audigy 2 aí é que o sdstorm perde, em features fica a milhas, utilizaçao do cpu nao tanto mas tambem fica atras, agora em qualidade de som nao notei diferença.

bururu... consegues ouvir som das 5 colunas ou em nenhuma situaçao elas funcionam? Atraves do menu de teste das colunas ouves som?

Em termos de utilizaçao de CPU, penso que o soundstorm é até um pouco superior ao Audagy2. Veio uma vez um teste no tomshardware se nao me engano!

Eu no meu consigo ter as colunas todas a funcionar. Exprimenta utilizar um programa que existe áparte para retficar o posicionamento do som.

Nvswap:
http://www.nvidia.com/object/nvswap_1.0

Eu usei para por as minha a dar o som certinho.
 
De facto tive que ligar cores trocadas para ficar tudo correcto. Não foi preciso nenhum programa especial. Basta um gajo ler no papel das colunas o que cada jack é suposto ser e fazer a correspondência com o que segundo o manual da board e suposto cada jack estar a espera em termos de sinal. Se bem me lembro o único que batia bem era o sub/cetral que era o preto.
Depois e so ver com o nvmixer se o som de cada soluna corresponde a posição
Com o programa do DJ PAPA e capaz de ser mais facil apesar de me parecer que o meu metodo e muito basico seja como for
Não sei bem se a culpa é da Abit, da creative como fabricante das colunas ou por falta de standard a culpa não é de ninguém.
 
ja tenho as 5 colunas a trabalhar:D
bastou trocar o laranja com o preto.
mas agr to com outro pekeno problema....
so consigo ouvir mp3 nas 5 colunas atraves do media player, no winamp n da, mas isso é o menos! ao ver dvds o som n sai pelas 5 colunas mesmo tendo o com 5.1 activado. (uso o windvd pa ver dvds)
 
mp3 so tem 2 canais. Para ouvires nas 5 e porque o programa esta a fazer alguma replicação de canais (estilo toca o sinal esquerdo nas colunas frontais e traseiras esquerdas). Não tens um som surround, só tens mais colunas a tocar ao mesmo tempo. Provavelmente a diferença que notas e por causa de alguma opção do Media Player e do Winamp assumindo que qualquer dos dois pode fazer isso (o Media Player pelo que dizes pode de certeza).
Quando aos DVD's nao sei. Nao uso o windvd. Geralmente vejo os DVD's mesmo com o Media Player. O problema e o bocado trolha para a função mas nao estou para instalar mais tralha pro PC.
 
bururu disse:
ja tenho as 5 colunas a trabalhar:D
bastou trocar o laranja com o preto.
mas agr to com outro pekeno problema....
so consigo ouvir mp3 nas 5 colunas atraves do media player, no winamp n da, mas isso é o menos! ao ver dvds o som n sai pelas 5 colunas mesmo tendo o com 5.1 activado. (uso o windvd pa ver dvds)

Vai ao painel de controlo do nvmixer e há-de la haver uma opçao num sub menu que tem la escrito:
"clone.... nao sei das quantas" :)
 
ja consigo ver dvds com 5.1:D
bastou configurar o programa (windvd e powerdvd) pa por o som nas 5.1
ja tou mais contente:D
so é pena nao conseguir ouvir mp3 nas 5 atravez do winamp...
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
Em termos de utilizaçao de CPU, penso que o soundstorm é até um pouco superior ao Audagy2. Veio uma vez um teste no tomshardware se nao me engano!

Epa eu vi por aquele coisito que tem o speedfan do cpu usage, agora se mede bem... ja nao sei :P


DJ_PAPA disse:
Vai ao painel de controlo do nvmixer e há-de la haver uma opçao num sub menu que tem la escrito:
"clone.... nao sei das quantas" :)

Engraçado... essa coisa a mim nunca me funcionou, estando ligado ou desligado é o mesmo.


bururu disse:
ja consigo ver dvds com 5.1:D
bastou configurar o programa (windvd e powerdvd) pa por o som nas 5.1
ja tou mais contente:D
so é pena nao conseguir ouvir mp3 nas 5 atravez do winamp...


Ainda bem que ja ta tudo fixe :). Por acaso na minha opiniao o som pelas 5 colunas em MP3 fica meio estranho, mas pronto, sao gostos :P
 
Back
Topo