• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[600€] [15.6, 16.4] Portátil para trabalho/estudo

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

600€, que infelimente não consigo esticar. Preciso comprar o portátil o quanto antes, preferencialmente na Amazon, pois tenho alguns euros em crédito lá.

2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming 1% (tenho um desktop gamer e raramente jogo, portanto creio que não o farei no portátil ou, se o fizer, será mesmo muito pouco)
b) Edição video / imagem / trabalho pesado 10% (Photoshop, Android Studio)
c) Office / Navegação web 60%
d) Outra? Qual? 29% Reuniões em teletrabalho (webcam + microfone)


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. 15.6" - 16.4"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

a. 1080p 60Hz
b. 1080p 120-165Hz
c. 1080p 240-300Hz


5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não. Prefiro marcas com durabilidade e bom suporte técnico caso necessário, mas não as conheço suficientemente bem para definir uma.

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Pretendo transportar frequentemente, mas o peso não me incomoda tanto.

7) Quantas horas de bateria necessitas?

Não faço ideia. Seria interessante cerca de 8h, mas sempre tenho hipótese de meter o portátil a carregar, portanto não creio que seja um fator limitante.

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?

Não são obrigatórios ou limitantes, mas gostava de ter HDMI, USB, Touchpad, Leitor de digital, Bluetooth, entrada para auriculares/microfone e, eventualmente, entrada Ethernet (RJ45). Novamente, nenhum destes é uma condição necessária.


A minha única questão é que a compra deverá ser feita na Amazon, pois dificilmente vou conseguir um preço melhor em outro sítio, já que tenho lá um bom desconto. Priorizo a performance, mesmo que isso implique em um portátil mais pesado.

Muito obrigado.
 
1) ASUS VivoBook 15 M1502YA-NJ153W Computador portátil Full HD de 15,6" (AMD Ryzen 7 7730U, 16 GB RAM, 512 GB SSD, Radeon Graphics, Windows 11 Home)

2) HP Victus Gaming 15-fb0052ns Computador portátil Full HD de 15,6" (AMD Ryzen 5 5600H, 16 GB RAM, 512 GB SSD, NVIDIA GeForce GTX 1650)

3) HP Victus by HP 16-d0067ns Computador portátil Full HD de 16,1" (Intel Core i5-11400H, 16 GB RAM, 512 GB SSD, 60 Hz, NVIDIA GeForce GTX 1650, FreeDOS)

Entre estes três, qual parece melhor? Estou inclinado a optar pelo VivoBook
 
E entre esses 2 OLED's?

1) ASUS VivoBook Pro 15 OLED M3500QC Computador portátil Full HD de 15,6", Ryzen 5 5600H, 16 GB RAM, 512 GB SSD, NVIDIA RTX 3050-4 GB

2) ASUS VivoBook 15 OLED M1505YA Full HD 15,6", Ryzen 7 7730u, 16 GB RAM, 512 GB SSD, AMD Radeon Graphics
 
Última edição:
Ecrans bastante bons.
O primeiro tem placa gráfica que dá para jogos melhores, mas o de baixo será o mais silencioso, tem um CPU mais recente e mais económico não sendo sequer pior na performance do CPU.
Só há uma outra resalva, as placas gráficas da Nvidia já dão para mais do que apenas jogar agora depende se te vês no futuro a usar uma programa que necessite da aceleração.
 
Última edição:
Back
Topo