Problema 70-200 + ND 10 stops = out of focus

xukuru

Power Member
Vamos lá ver se consigo explicar o que se está a passar.

Resolvi há uns dias atrás fazer uma fotografia com a 70-200 (nos 200mm) e o filtro ND 10 stops. Até agora só tinha usado com a 16-35, sem qualquer problema.
Depois do resultado aparecer no ecra na máquina, a foto estava completamente desfocada/tremida.
Tendo em conta que foi uma exposição de 3 minutos, ponderei a hipótese da máquina se ter mexido com o vento. Mas achei estranho. Primeiro, não estava assim tanto vento quanto isso. Segundo, se com este tripé + cabeça a máquina não fica estável, então acho que não fica com nenhum...
Como já era tarde para mais testes (a próxima foto já ia para 6 minutos de exposição...), estava hoje em casa a fazer testes (sem vento e sem nada a interferir com a estabilidade) e aconteceu exactamente o mesmo. Tudo desfocado.

https://www.dropbox.com/s/cricb9bkaa4o1fz/desfocado.JPG?dl=0

Entretanto resolvi focar com o filtro à frente da lente. Tendo em conta que há bastante luz, a máquina conseguiu focar com o filtro. E eis que acontece o seguinte:

https://www.dropbox.com/s/qj8zhn0zliyrkah/21298904_10211872186933864_326613180_o.jpg?dl=0

Exactamente. Ficou focado para além do infinito! E não é que resultou?

https://www.dropbox.com/s/86yzingfq841ae6/focado.JPG?dl=0

Com a 16-35 não acontece nada disto.
A meu ver, o normal nestas situações é focar primeiro, colocar o filtro depois. Mas não funcionou...

A pergunta que eu coloco é: Porquê?
 
De facto é estranho.

Sendo tu expert em longas com e sem filtros, não sou eu o iluminado que te vai ensinar alguma coisa.

Só me ocorre um erro que poderias ter cometido, mas que de certeza não cometeste... Que era, depois de focares e de colocares o filtro de seguida, não teres metido em foco manual para manteres o foco que tinhas feito sem filtro. Mas também, se ela focou bem com o filtro colocado... Não percebo.

Não tocaste no anel de foco sem querer enquanto colocavas o filtro? Isto que estou a aqui a mandar para o ar são coisas que concerteza já equacionaste, mas não estou a ver mais nada, sinceramente...
 
Eu nao fico em manual.. Mas de qualquer forma, mesmo com 15 stops, nunca o tive, o que ja tive foi algumas vezes ligeiras imperfeicoes devido a ligeiras rotacoes quando enroscas, etc

O truque para resolver isso td? Em Sony's e etc, o live view compensa, na canon? Magic lantern com + 3 ev's no LCD gain :D + Peaking!
 
De facto é estranho.

Sendo tu expert em longas com e sem filtros, não sou eu o iluminado que te vai ensinar alguma coisa.

Só me ocorre um erro que poderias ter cometido, mas que de certeza não cometeste... Que era, depois de focares e de colocares o filtro de seguida, não teres metido em foco manual para manteres o foco que tinhas feito sem filtro. Mas também, se ela focou bem com o filtro colocado... Não percebo.

Não tocaste no anel de foco sem querer enquanto colocavas o filtro? Isto que estou a aqui a mandar para o ar são coisas que concerteza já equacionaste, mas não estou a ver mais nada, sinceramente...

O problema é que pode haver alturas em que não tenho tanta luz, e com um filtro de 10 stops à frente, a máquina não vai focar. Por isso é que normalmente se foca sem o filtro, e depois coloca-se o filtro.
Nas lentes que tenho, o elemento frontal é fixo, por isso nunca corro o risco de desfocar por aí. E no anel de foco tenho a certeza que não toquei :s

E eu tenho o foco desligado no botão de disparo. Só foca no "botão atrás" :P

Eu nao fico em manual.. Mas de qualquer forma, mesmo com 15 stops, nunca o tive, o que ja tive foi algumas vezes ligeiras imperfeicoes devido a ligeiras rotacoes quando enroscas, etc

O truque para resolver isso td? Em Sony's e etc, o live view compensa, na canon? Magic lantern com + 3 ev's no LCD gain :D + Peaking!

Mas não era suposto funcionar da maneira que disse? Focar sem o filtro e colocar o filtro depois? Faço assim com a 16-35 e nunca tive problema :s
Eu acabei por usar o live view (Exposure Simulation) e focou. Mas foi a meio da tarde num dia de céu limpo. Em condições mais adversas não sei se a coisa vai funcionar.

Só estranho ela focar "depois do infinito" quando tem o filtro.
 
Mas tu usas AF para longas exposições com filtro?
Pensei que se pré-focava antes, depois enroscava-se o filtro e pronto (é assim que eu faço, nas muito poucas vezes que usei filtros)...
 
Pensei que se pré-focava antes, depois enroscava-se o filtro e pronto (é assim que eu faço, nas muito poucas vezes que usei filtros)...
A questão dele é que ele usou precisamente esse método de focar sem filtro e colocá-lo em seguida, e saiu-lhe uma foto mal focada. E quando focou com o filtro já colocado é que saiu direito, mas focado para lá de infinito.

Parece-me corresponder ao que está descrito nesse link que pus. A verdade é que o filtro, mesmo não sendo graduado, é um elemento óptico. Se pensarmos bem, tem uma certa lógica que ele tenha impacto, importa é que seja o mais pequeno possível

E imagino que, quanto maior a distância focal, maior o impacto
 
@m4ndr4ke é isso mesmo! Não estava a pesquisar com esses termos, então só apareciam resultados típicos de como usar os filtros. E curiosamente todos apontam para focar antes de colocar o filtro. Nos resultados mais recentes já começam a recomendar focar em live view, mas nunca falam no problema que encontrei.
À partida devo conseguir focar sempre com o live view, já que a máquina faz simulação da exposição, e não me vejo a usar o filtro à noite, por isso vou assumir que terei sempre luz suficiente para a máquina focar.

@MylleZ esse foi o método que sempre usei. Mas lá está, até agora só tinha usado o filtro na 16-35. E o que o @m4ndr4ke escreveu faz-me sentido.

Acho estranho isto não ter sido já debatido até à exaustão por essa internet fora. Será que ninguém usa estes filtros nas 70-200? Ou já anda tudo a focar em live view com o filtro colocado e não deram por ela? :x
 
Será que ninguém usa estes filtros nas 70-200?
Não me admira nada...Tanto para a 70-200 como para qualquer teleobjectiva.

O pessoal do Astro não precisa de filtros; e o pessoal que fotografa o sol, além de serem poucos, não devem precisar de tirar o filtro...

E quanto aos fotógrafos de paisagem, há sempre a tendência para se aproximarem da cena e usarem uma GA ou UGA.
 
Errado, todos usam e eu uso tb, mas eu faco sp uma coisa que ele nao fez.. De dia puxo o liveview e recomponho o foco se necessário, ás vezes é necessário.. De noite normalmente e mesmo com os filtros, live view + Gain na Canon (magic lantern) ou simplesmente na sony usava o live view sp com o Gain habitual :)

PS: O verdadeiro pessoal de Astro passa a vida com filtros atrás, normalmente build in pa mirror box ou se necessário algo como o que eu comprei da Nisin, o pure View que me custou 200 euros.. 150mm para a 14mm.. Fica caro isto :P
 
Nos filtros de 10+ stops em certas cameras é preciso focar antes, se possível focagem manual. Eu tenho um filtro de 12 stops e é impossível focar com o filtro posto, mas também uso uma UGA e o DOF é tão grande que o filtro não altera a focagem. Numa 70-200 com abertura f/8, acho estranho o filtro alterar assim tanto a focagem inicial, ou o filtro não é grande coisa ou tem graduação. Isso costuma acontecer nos filtros polarizadores, onde estes enganam a focagem AF da maquina. Agora por shift é muito estranho, quando ainda para mais são longas exposições e parte-se do principio que se usa aberturas pequenas ainda por cima. Se começas a usar muito vidro sobreposto à frente da lente, aí sim, é capaz de alterar o foco e numa 70-200 e com o DOF menor que uma UGA é capaz de se notar.
 
Esse sempre foi o método que usei na UGA. Sempre assumi isso como sendo o correcto. Mas a verdade é que não funcionou com a 70-200.
O filtro é um Formatt Hi-tech Firecrest. Pode não ser o "melhor do mundo", mas está certamente nos melhores. Por isso não atribuo este problema à qualidade do filtro (não é que não possa ser...).

A questão fica resolvida com o live view. E assim sendo por mim está óptimo. Desde que funcione...
Era só mais para matar a minha curiosidade.
 
Pois, normalmente foca-se antes sem o filtro, quando este começa a ser muito escuro ou ao final do dia, sempre que o live view não é potente o suficiente. Um truque que podes usar, é focar com a 70-200 a f2.8 ou a f4 se for a tua, e depois fechar a abertura, pois assim depois o ponto de focagem está +- no meio do DOF e o shift tens mais probabilidade de ficar dentro do DOF.
Mas como é raro alguém usar uma 70-200 para longas exposições, esta foi nova para mim também. Estamos sempre aprender.
 
Back
Topo