• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[700EUR->900EUR] [15",16",17''] Portátil para uso pessoal variado

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?O meu limite vai para os 900EUR, no entanto, estou mais inclinado para só gastar entre 700EUR a 800EUR.
Diria que estou a pensar em comprar durante o próximo mês... mas posso esperar por boas oportunidades se se justificarem.
2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)a) Gaming - 10% - só jogos de browser

b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados - 40%
* photoshop e coisas que tais (mas nada muito pesado e ultimamente até tenho usado clones do PS)
* alguma edição de vídeo/reconversão de codecs
* e também pretendo correr (ocasionalmente) algumas máquinas virtuais

c) Office / Navegação web / Filmes - 40%

d) Outra? Qual? - 10% - é portátil para trabalhar em casa... será usado para praticamente tudo, até um Blenderzito de vez em quando (muito ocasional e provavelmente coisas simples)
3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)c. 15" - 16.1"
d. 17" - 17.3"
4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)a. 1080p 60Hz
b. 1080p 120-165Hz
c. 1080p 240-300Hz
d. 1440p - 1800p 60Hz
e. 1440p -1800p 90-120hz
f. 4k 60Hz

Qualquer uma destas me parece bem!!
5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?Não há uma preferência que se destaque, o que tenho hoje é HP, antes já tive um Asus, a minha esposa tem um DELL e a minha filha tem um Lenovo.
6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?O portátil vai estar essencialmente sempre em casa, no mesmo sítio. Quase que só não é um desktop por imposições caseiras!!!
:hehehmn:

Só para terem uma ideia, é transportado 2 a 3 vezes por ano.
7) Quantas horas de bateria necessitas?Não é relevante... estará sempre ligado à corrente.
No entanto, pensando nas opções dos Lenovo, se por 20EUR, poder ter quase o dobro da capacidade, porque não?
8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?Precisa de:
  • HDMI (mas isso hoje em dia é corriqueiro)
  • 16GB RAM parece o mínimo
  • 1TB de disco



Agora um pequeno considerando... o meu portátil actual é um HP Envy 15-J005sp de 2013, tem um i7-4700MQ e 8GB de memória e até hoje, tem dado para os vários trabalhos que preciso fazer, o que parece estabelecer a fasquia muito por baixo.
Estou a pensar em comprar um novo, porque o portátil que referi, levou com uma caneca de chá em cima :facepalm:, e apesar de trabalhar "com afinco"... acabou por ficar sem teclado e rato (estou a trabalhar com teclado e rato externo), a bateria também já se foi (mas isso acho que foi da velhice e não do chá).

Nos vários post que tenho lido aqui no Zwame, vejo várias vezes os Lenovo a serem aconselhados, tenho feito simulações e tenho ficado nestas configurações:

  • ThinkBook 16 Gen 6 (~810EUR com o código THINKPEEK_IB -15%)
  • CPU - AMD Ryzen™ 7 7730U
  • OS - Sem OS
  • RAM - 16 GB DDR4-3.200MHz (SODIMM)
  • SSD - SSD de 512 GB M.2 2242 PCIe Gen4 TLC
  • Ecrã - 16" WUXGA (1920 x 1200), IPS, antirreflexo, sem toque, NTSC de 45%, 300 nits, 60 Hz


  • IdeaPad Slim 5 (16", 8) (~810EUR com o código NOVEMBER12 -9%)
  • CPU - AMD Ryzen™ 7 7730U
  • OS - Sem OS
  • RAM - 16 GB DDR4-3.200MHz (SODIMM) - soldado :wvsore:
  • SSD - SSD de 512 GB M.2 2242 PCIe TLC
  • Ecrã - 16" WQXGA (2560 x 1600), IPS, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 350 nits, 60 Hz, painel estreito

Na primeira opção agrada-me a memória não ser soldada, e ter 2 slots (poderia mais tarde ir para 32GB com mais uns 35EUR?), também para o disco este modelo parece ter 2 slots e poderia acrescentar 1TB.
Na segunda opção, o ecrã seria mais interessante, se bem que o que tenho hoje não deve ser 100% sRGB e acho-o bom para trabalhar. Confesso que a memória ser soldada me faz bastante impressão.


Claro que havendo mais hipóteses (outras marcas ou modelos) que possam recomendar, porque não? 🙂
Desculpem o tamanho do post... e obrigado por qualquer ajuda que possam dar!
 
O Lenovo Ideapad Slim 5 já está quase fora da minha corrida.
Fiquei com o ThinkBook, mas agora apareceu um Vivobook para atrapalhar a decisão. Alguém sabe de mais alguma possibilidade interessante?

Obrigado!

ThinkBook 16 Gen 6Vivobook M1503QA-R75AOHDSB2
OSSem OSWin11 Home
CPUAMD Ryzen 7 7730UAMD Ryzen 7 5800H
Memória16GB (ficando 1 slot livre)16GB (8GB soldado)
Disco512GB fica 1 slot livre512GB
Ecrã16" WUXGA (1920 x 1200), IPS, antirreflexo, sem toque, NTSC de 45%, 300 nits, 60 HzOLED NanoEdge FHD de 15.6"
(DCI-P3: 100%)
 
OK!
Acho que já escolhi... provavelmente vou no ThinkBook 16 Gen 6.
Ainda por cima, hoje há um cupão de Cyber Monday que desconta 20%.

No entanto, reparei que a garantia é só para 1 ano.
Pelo que conhecem deste produto deles, justifica-se pagar mais 70EUR por garantia durante 2 anos ou 126EUR por 3?


Obrigado! 🙂
 
Bem... nesse site, numa boa parte dos portáteis diz 3 anos... mas nalguns, por exemplo este ThinkBook, no configurador, o último item diz:

Garantia​

1 ano

Nem tem mais hipóteses... a extensão de garantia que referi vem nos passos a seguir.
 
Concordo que é estranho... pesquisei e encontrei um tipo no fórum deles a questionar isso, mas redireccionaram-no para o Suporte Técnico e não há resposta por ali.

Será que alguém, aqui no fórum Zwame, sabe esse "pormenor"?
 
Back
Topo