7950 GX2: Pic

ToTTenTranz disse:
E convem não esquecer que na prática, mesmo com 2 placas destas fazendo 2Gb no total, o motor de jogo só reconhece 512Mb.
Sâo os 4 conjuntos de 512Mb a carregar exactamente as mesmas texturas.
Muito bem visto
Dai uma solução destas com 2*256 não servir para grande coisa a meu ver pois terias um poder de processamento brutal mas dps só 256 mb para texturas, o que me jogos recentes a altas resoluções com filtros... enfim :s
Bem visto :D
Se tivessem AA + HDR até que começava a poupar para uma :D
 
Helixsk8 disse:
Muito bem visto
Dai uma solução destas com 2*256 não servir para grande coisa a meu ver pois terias um poder de processamento brutal mas dps só 256 mb para texturas, o que me jogos recentes a altas resoluções com filtros... enfim :s
Bem visto :D
Se tivessem AA + HDR até que começava a poupar para uma :D

Claro que se esquecem de um pormenor essencial:

Carregam as mesmas texturas, mas cada conjunto GPU/512MB só as processam numa de 4 partes do ecrã, logo, o trabalho de renderização das mesmas é dividido.
 
blastarr disse:
Claro que se esquecem de um pormenor essencial:

Carregam as mesmas texturas, mas cada conjunto GPU/512MB só as processam numa de 4 partes do ecrã, logo, o trabalho de renderização das mesmas é dividido.
pois meu...
Mas achas que numa hipotética grafica com 256mb conseguiria correr um jogo de ultima geração com toneladas de texturas a uns 2056 ou mesmo 1600 com filtros etc?
E que são mts mb de texturas...
digo eu...
Mas é como tudo...
Não tenho oportunidade de testar logo é apenas uma curiosidade. Não é uma afirmação...
Gostaria de saber apenas... :)
 
O futuro destas placas, a haver algum a sério, passará por haver algum método de combinar a memória da placa de maneira que esta possa ser partilhada e trabalhada por qualquer dos GPUs. Não deve ser muito dificil à nVidia atendendo às tecnologias que já trabalharam para a PS3
Mas esta aqui já é um bom avanço. É do tamanho duma placa normal. Agora é só ver o preço
 
então (independetemente do preço) temos nova placa(sem SLI ou CF) de topo?
vamos a ver como é que as aplicações se dão com os dois cores... se for como os dual core dos cpu's vai ser preciso que as aplicações permitam tal suporte. digo eu...

e claro que há o problema de quando sair o dx10 estas placas(e todas neste momento) terem morte certa... logo, é um desperdicio de €€.

ps: ainda ñ percebi bem, isto dá pa SLI ou ñ?

Fikem bem!
 
SLI mostra o que vale é a usar AA+AF, porque só aí é que os 2*512 se portam "quase" como 1024Mb, ao dividir a memória necessária para fazer as samples entre as duas metades do ecran. Isto, claro, se as placas usarem SFR.. porque em AFR isto já não se aplica.


Mas SLI acho que ainda tem que evoluir muito.. Tanto a nível de estabilidade/compatibilidade como a nível de performance. As coisas são bem mais complicadas do que fazem entender as reviews que por aí andam cheias de gráficos bonitos.
O que o timber disse faz bastante sentido, usar um sistema de memória unificado para os vários GPUs era com certeza bastante benéfico. Principalmente se os 2 GPUs pudessem ir buscar os dados ao mesmo sítio, para não ter de carregar as texturas mais do que uma vez como no SLI actual.

Em relação ao crossfire deve ser a mesma coisa, não sei.. Eu falo da experiência que tenho dos 4 meses a usar duas 6800GT em SLI.
 
Axo k o futuro pode passar por dual GPU num so chip, ambos a usarem a mesma memoria, para alem de ser mais eficaz tb ficava mais barato tanto em PCB como em RAM.

O Sli ainda tem muito k evoluir, para quem n joga os grandes titulos encontra algumas incompatibilidades, assim como os ganhos n impressionam em muitos dos jogos.

Para mim o ideal era as bords terem 1 SK para GPU e outro para CPU, e ram partilhanda em ambas, axo k era uma boa solução pra low e mid end.
 
Para quem tem boards Intel e queira vga's nvidia aí está uma boa solução, já que eles não abrem os drivers para chipset Intel.
Zaron, para que é que queres SLI em titulos antigos? Para esses uma vga chega.
 
MJRL disse:
Para quem tem boards Intel e queira vga's nvidia aí está uma boa solução, já que eles não abrem os drivers para chipset Intel.
Zaron, para que é que queres SLI em titulos antigos? Para esses uma vga chega.

So gostava k tanto o SLi como o CF apresentassem ganhos em todos os títulos, afinal nem sempre jogo os big names.
Tipo e dps compro mais uma grafica para ter ganhos de 30%, :( isso n vale o investimento IMHO.

Por isso é k axo k o SLi ainda tem muito k evoluir até serem uma opção economicamente viável.
 
Tambem axo, o SLI nem sempre apresenta ganhos significativos, é mesmo so para kem pode, e nao para kem ker.
Kuanto a placa, so posso dizer, "vamos esperar pa ver".
 
Segundo este site francês, o preço europeu médio já com impostos da Geforce 7950 GX2 (2 GPU's 7900, 1GB GDDR3 no total), ficará pelos 649 euros.

É o mesmo preço que custava uma única 7800 GTX 512 há poucos meses, e significativamente mais barato do que cada placa 7900 GX2 original (o modelo longo).
Disponível em meados de Maio.


O modelo da MSI (usar link acima para versões de alta resolução):

000000F000299953.jpg


000000F000299954.jpg
 
ja estao por a venda por encomenda na XT as 7900GX2 custam 700€ :



XFX 7900GX2 QSLI 1GB DDR3


Core Clock: 500Mhz (Por Core)
Memória: 1024MB DDR3 (1210Mhz)
Tamanho: 32cm de Comprimento
Tecnologia: Quad SLi Ready

Preço= 699€
 
Pensava que não se podiam vender placas 7900 GX2 em retail sem ser em sistemas Quad-SLI...

Não estarás a confundir com as 7950 GX2 ?
O preço parece-me demasiado baixo para a versão original...


BTW, um slide da própria nVidia (eu coloquei o link original do conjunto na thread da NF 590 SLI) deu com a língua nos dentes e colocou mais uma imagem das 7950 GX2 em foco:

10.jpg


Reparem que esta versão 7950 só tem uma bridge SLI (a 7900 gx2 tinha duas), indicando que cada conjunto de duas placas actua de forma independente, como se uma só se tratasse aos olhos do chipset da motherboard.
 
Última edição:
blastarr disse:
Reparem que esta versão 7950 só tem uma bridge SLI (a 7900 gx2 tinha duas), indicando que cada conjunto de duas placas actua de forma independente, como se uma só se tratasse aos olhos do chipset da motherboard.

A bridge deve ser interna, mas ta lah a mesma.
 
Zar0n disse:
A bridge deve ser interna, mas ta lah a mesma.

Sim, mas então como é que explicas o facto de que a placa é reconhecida como uma só GPU, mesmo em chipsets sem suporte SLI ?

As 7900 GX2 antigas precisavam de um chipset SLI x8 ou x16, ou só uma das boards na placa gráfica (uma das GPU's, e apenas 512MB de RAM) seria reconhecida pelo chipset e pelo Windows.
Isto mesmo quando estavam montadas sozinhas, sem ser em Quad-SLI.
 
Última edição:
blastarr disse:
Sim, mas então como é que explicas o facto de que a placa é reconhecida como uma só GPU, mesmo em chipsets sem suporte SLI ?

As 7900 GX2 antigas precisavam de um chipset SLI x8 ou x16, ou só uma das boards na placa gráfica (uma das GPU's, e apenas 512MB de RAM) seria reconhecida pelo chipset e pelo Windows.
Isto mesmo quando estavam montadas sozinhas, sem ser em Quad-SLI.

Sendo k o Hardware necessario está todo na placa, n é necessario o ***** SLi.

Mas como a % de ganho n aumentou substancialmente, tanto k até perdem pra 2 X1900XT deduzo k n ouve mudanças significativas na arquitectura.
São apenas duas placas coladas.

Agr se usassem a mesma ram, e os GPU trabalhassem verdadeiramente, sem ser a partir o ecra, mas sim as instruções eram alocadas em paralelo, ai nem necessitavas de activar SLi, já k isso sim era um verdadeiro dual GPU, assim como os Dual core.
 
As placas graficas ainda têm muitos lados por onde evoluir e nao tao como os CPU a juntar e somar cores para conseguir aumentar o desempenho de grande forma.

Nao gosto nada destas ideias quer sejam da ATI ou da Nvidia. Prefiro que gastem todos os recursos agora no DX_10, arquitectura unificada e na integraçao de fisicas na graficas, etc ;)
 
Zar0n disse:
Sendo k o Hardware necessario está todo na placa, n é necessario o ***** SLi.

Mas como a % de ganho n aumentou substancialmente, tanto k até perdem pra 2 X1900XT deduzo k n ouve mudanças significativas na arquitectura.
São apenas duas placas coladas.

Agr se usassem a mesma ram, e os GPU trabalhassem verdadeiramente, sem ser a partir o ecra, mas sim as instruções eram alocadas em paralelo, ai nem necessitavas de activar SLi, já k isso sim era um verdadeiro dual GPU, assim como os Dual core.

Qualquer placa gráfica moderna é, não dual-core, mas sim multi-core no seu funcionamento.
Quando falamos em "pipelines", estamos a falar de componentes autónomos de cálculo, tal como se se tratasse de um "core".

O problema é que a tecnologia actual de processo de fabrico tem problemas que não se resolvem facilmente, como a dissipação de calor e consumo de energia, etc.
Assim, tal como a Intel mudou de dois cores na mesma die no Pentium D "Smithfield", para duas dies com 1 core cada no Pentium D "Presler", também deve ser possível aproveitar dies de partes diferentes da waffer na fábrica e combiná-las num só "package" de GPU.
Mais cedo ou mais tarde, é inevitável.

Até o Intel "Kentsfield" vai usar essa técnica (duas dies separadas, dois cores "Conroe" por die, quad-core efectivo).
É uma maneira de evitar eventuais problemas com encolhimentos de algum processo de fabrico, e manter a Lei de Moore em vigor.
 
Back
Topo