< 80 euros. Nikon ou Samsung?

ffar

Power Member
Boas,

correndo o risco de me dizerem que isto não são máquinas fotográficas, estou indeciso entre:
- Nikon L16
- Samsung S760

Isto é para oferecer a uma adolescente de 14 anos e o orçamento está MESMO limitado a 80 euros. Pelo que estive a ler, estou inclinado para a Nikon. Segundo parece tem o grande problema de não se poder seleccionar o ISO mas é muitissimo simples de trabalhar (o que neste caso é uma vantagem). A Samsung para mim é uma incógnita. Alguém já as experimentou? Recomendam outra?

Obrigado
 
Última edição:
A Samsung não tem leitor MP3? (Ok, ok, mas sendo para um adolescente de 14 anos...)

Em máquinas destes valores, não sei até que ponto haverá grandes diferenças ao nível fotográfico.
 
Boas,

neste site podes ver fotos tiradas por users que tem a Nikon L16:

http://www.flickr.com/cameras/nikon/coolpix_l16/

também ando a ver dentro destes preços para oferecer a uma pessoa amiga e pelas fotos que vi colocadas nesse site na máxima resolução tiradas de noite, de dia e com macro e pelo que vi parece-me ter uma imagem aceitável para se ver a foto....

Eu também não quero nada profissional nem nada BOM porque não tenho agora possibilidades para isso, mas uma câmara que a gente tira uma foto e não se vê só pixels e granulados no pc....

E o facto de serem quase todas iguais dentro dos mesmos valores eu não concordo com isso, porque existem muitas câmaras que tem valores idênticos e são segmentos idênticos mas quando se tira uma foto e vê-se no pc (sem zoom sem nada) ve-se granulados etc principalmente nas cores escuras! Eu já comparei esta Nikon com uma Kodak a bateria que custa 89€ (KODAK M863) e vê-se mais granulados nessa do que na Nikon que é a pilhas

Na minha opinião ia para a Nikon, acho uma camara bonita para uma maquina a pilhas, com um ecran jeitoso no tamanho e a qualidade com certezas não posso dar porque nunca tive uma, mas por fotos analisadas parece-me razoável

So uma coisa, esta maquina filma??

cumps
 
Última edição:
So uma coisa, esta maquina filma??

Também tive essa dúvida e por isso tirei o manual da L16 do site da Nikon. Sim, grava em:

Código:
Opción 	      Tamaño de imagen y velocidad de avance de los fotogramas 	 
J TV 640P 	                Tamaño de imagen: 640 × 480 píxeles Velocidad de avance: 30 fotogramas 
L Tam. peq. 320P 	Tamaño de imagen: 320 × 240 píxeles Velocidad de avance: 30 fotogramas 
S Tam. peq. 320 	        Tamaño de imagen: 320 × 240 píxeles Velocidad de avance: 15 fotogramas

Já escolhi a Nikon. Vou ver se vou buscá-la amanhã. Se conseguir ainda a experimento antes de a oferecer.
 
Boas,

Caso a experimentes antes de a oferecer podes tirar umas fotos e mandares-me para eu ver sff?
É que também estou a ver para oferecer...

cumps
 
Boas,

Caso a experimentes antes de a oferecer podes tirar umas fotos e mandares-me para eu ver sff?
É que também estou a ver para oferecer...

cumps

Eu comprei ontem a máquina e tirei algumas fotos no CC para ver como ficavam. Como encontrei a "futura" dona nesse mesmo dia acabei por entregar-lhe o embrulho sem ir a casa e passar as fotos para o PC (só por isso é que não tas envio mesmo).

As minhas impressões foram:
- software MUITO simples e limitado. Tem um modo automático já com muito poucas opções. Depois ainda tem um "automatic easy" ou lá como se chama em que então não tens mesmo nada para escolher.
- faz um barulho estranho quando está a tentar focar e é bastante lenta nessa mesma operação (confesso que não gostei muito desta parte)
- confirmo também que faz filmes :)
- a construção quase 100% em plástico dá-lhe um aspecto um tanto ou quanto frágil (não quer dizer que seja)
- o LCD também me pareceu inferior ao da minha f50fd a nível de cores e qualidade de imagem. Não os comparei lado a lado mas foi a sensação que fiquei.
- quanto às fotos, só as vi no LCD da máquina o que não dá para tirar muitas conclusões. Pareceram-me razoáveis e o flash qb mas não posso dizer muito mais.

Resumindo, acho que cumpre o que eu pretendia e tem-se o que se paga, uma point and shot de entrada de gama :)

No entanto também vou dizer o seguinte, com o orçamento que me deram (80 euros) comprei a máquina e o cartão SD. Ficaram a faltar as pilhas recarregáveis e o respectivo carregador (~20 euros), o que iria dar uma despesa total de 100 euros. Se se puder esticar o orçamento para 150€ há outras opções cuja qualidade, a meu ver, compensa os 50€ de diferença (dentro da fuji ou da canon por exemplo). No fim resume-se tudo a uma questão de €€€.
 
Esta Nikon L16 esta a 69€ na Worten... penso que seja um preço muito bom para quem quer uma câmara para tirar fotos apenas nada para seleccionar etc ja que como disseram é muito limitada nas opções compra-se um cartão de 2gb SD e fica tudo por 72€ comparado com outras maquinas melhores os preços já são mais elevados... Acho que esta da para o efeito vamos ver.

Depois se a pessoa não gostar tem um bom remédio, pega no talão vai á worten e compra outra coisa :P

cumps
 
estou numa situação parecida

qual delas?

Samsung do tópico
Sanyo S1080 - http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04158813&oid=9|45|122&c=1042461
panasonic ls80 - http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04084850&oid=9|45|122&c=1042461


sei que ficava melhor servido comprando por exemplo uma canon a570 usada pelos mesmos 100€ mas acho que prefiro comprar novo e desprezar um pouco a qualidade porque acredito que hoje em dia qualquer uma possa tirar uma foto no mínimo aceitávelhttp://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04084850&oid=9|45|122&c=1042461
 
Back
Topo