80D?

matavelhos

Power Member
Bem, estou "decidido" a comprar uma máquina nova, nomeadamente a Cannon 80D.

Isto é uma decisão meia racional meia irracional. Racional porque a minha 550D está muita gasta, tem um ou dois problemas que me tiram a vontade de fotografar, e a mudar, faz sentido mudar para algo superior, com melhor performance, mais features, que permita explorar mais um pouco. Ao fazer isto, passarei a 500D para minha "maria", para ela também aprender um pouco disto.

Irracional porque, não sei até que ponto terei capacidades para explorar ao máximo a 80D. A 80D também tem um "problemazito". Como eu costumo dizer, é um canhão!! Em todos os sentidos, isto é, qualidade, peso e tamanho. Viajar com isto não deve ser pera doce. Principalmente quando se adiciona umas lentes, um tripé… Câmara e lente facilmente deve chegar a 1kg de peso.

Isto leva-me a outro problema… Não consigo andar muito tempo com a 550D o pescoço. Para mim é super desconfortável, faz peso, faz calor, faz tudo menos levar a máquina de forma confortável. O que normalmente faço, é enrolar a fita no pulso, e ando com a máquina na mão. O que também não é grande coisa pois há sempre o receio de cair. Como é que vocês fazem? Mais alguém tem/teve este problema?

Voltando à 80D, ainda não consigo por as mãos numa, coisa que quero fazer antes de estourar € nisto. Nas grandes superfícies, ou não têm ou estão dentro de vitrine. Não sei se pedindo dá para mexer. Alguém já o fez?
 
Eu ando sempre com a máquina na mão.
Quando não anda na mão anda na bolsa lowepro event messenger 150 (bolsa daquelas de meter de lado, e com fácil abertura).
Cabe lá a D810, que é uma máquina enorme (a maior que já tive).

Quando vou a sitios mais movimentados uso a fita ao pescoço.
Uso uns apliques da peak design, que me permitem encaixar e desencaixar a máquina da strap muito facilmente.
Rapidamente enrolo a strap e a meto num dos bolsos da mala.

Podes ponderar mudar para mirrorless.
Sempre ganhas no peso/tamano.

Cumps
 
Num mundo perfeito (isto é, onde eu não tivesse que olhar aos €) provavelmente teria uma DSLR e uma Mirrorless cá em casa. Assim podia escolher o que levar tendo em conta cada situação e, tanto eu como a "maria", poderíamos experimentar as duas coisas.

Neste caso, tendo investido há pouco em lentes, e aproveitando o facto de querer ter outra câmara, se me mantiver no mesmo sistema, poupo €, e dou a oportunidade dela experimentar um bocadinho o que é fotografia. Com o mesmo sistema, aproveitamos os 2 as lentes que por cá estão.

Já agora, as mirrorless valem mesmo a pena? Tirando o peso e tamanho, tem mais alguma vantagem ou desvantagem em relação às DSLR ?! Não quero gerar uma guerra entre os 2 sistemas, apenas ter uma ideia suscita da coisa.

Quanto à bolsa, eu tenho uma de ombro da cannon, mas estou a pensar em trocar para uma mochila. Isto porque nunca ando com o tripé, pois não o consigo transportar de forma fácil. Quando usas a câmara na mão, usas alguma fita/apoio para a segurar a mão ou vai sem segurança nenhuma?
 
A Canon tem mirrorless :D
As mirroless têm diversas vantagens (também desvantagens).

Vantagens

- form factor, peso e tamanho
- EVF e liveview (basicamente as mirrorless estão sempre em liveview).
- geralmente são rápidas a focar em boas condições e são precisas.
- têm muitos pontos de foco.
- quase todas têm touch screen
- coisas como foco no olho dão imenso jeito.
- geralmente disparam vários frames por segundo (9,10, 20, sei lá) e têm bom poder de processamento.
- Não sei como é na Canon, mas grande parte das mirrorless tem sensor estabilizado (é muito bom). Qualquer lente fica estabilizada :)
- Podes usar adaptadores para usar todo o tipo de lentes (vintage ou não) - a distância da flange das mirrorless permite usar adaptadores que simulam as distâncias do mount ao sensor para o qual as lentes foram feitas.

Desvantagens

- o foco em fraca iluminação, reflexos, etc, não é tão bom como o de uma DSLR
- a autonomia costuma ser bem pior
- no caso da canon, terás que comprar o adaptador oficial para usar as tuas lentes (mas irão funcionar a 100% - atenção, não sei como é com as lentes 3rd party, mas em principio não há stress)
- o tamanho mais pequeno pode torná-las mais desconfortáveis na mão - geralmente não são tão ergonómicas
- o ecossistema de lentes, nativas ao mount (sem falar em Olympus/Panasonic) não é tão abrangente como as "grandes marcas" DSLR (Nikon, Canon vá)... Podes usar as lentes adaptadas, mas perde um bocado o propósito.

É por aí, a meu ver...
Eu tenho uma DSLR e uma Mirrorless, e gosto bem das duas (3, neste momento).
Ando numa fase de andar mais de DSLR, mas há uns meses andava exclusivamente de MFT (Olympus). A partir do momento em que comecei a brincar com uma FF, a coisa mudou de figura e voltei a apaixonar-me pelas DSLR.
Se fosse uma APS-C, provavelmente ainda continuaria apenas com mirrorless.

Cumps
 
Obrigado @MylleZ. Muito bom resumo. Não fazia ideia que conseguia usar as lentes que tenho numa mirrorless. Assim já tenho que pensar mais um bocado. Mas a 80D não me sai da cabeça, e presumo que para arranjar algo com a qualidade da 80d tenha que dar mais um bocado para uma mirrorless não?
 
Sim, a Canon EOS M5 (que é basicamente uma 80D mirrorless) anda entre os 1000 e os 1200€, só o corpo (Amazon).
Aqui na Suíça já anda mais em conta. A M5 custa aqui, com adaptador para as lentes, 925chf (805€).
Está mais barata ainda do que a 80D que custa aqui 985chf (857€)...

Em Portugal é que as coisas são diferentes.
Mas é pesquisar.

Comparativo entre as duas - http://cameradecision.com/compare/Canon-EOS-M5-vs-Canon-EOS-80D

Cumps
 
Bem, estou "decidido" a comprar uma máquina nova, nomeadamente a Cannon 80D.

Isto é uma decisão meia racional meia irracional. Racional porque a minha 550D está muita gasta, tem um ou dois problemas que me tiram a vontade de fotografar, e a mudar, faz sentido mudar para algo superior, com melhor performance, mais features, que permita explorar mais um pouco. Ao fazer isto, passarei a 500D para minha "maria", para ela também aprender um pouco disto.

Irracional porque, não sei até que ponto terei capacidades para explorar ao máximo a 80D. A 80D também tem um "problemazito". Como eu costumo dizer, é um canhão!! Em todos os sentidos, isto é, qualidade, peso e tamanho. Viajar com isto não deve ser pera doce. Principalmente quando se adiciona umas lentes, um tripé… Câmara e lente facilmente deve chegar a 1kg de peso.

Isto leva-me a outro problema… Não consigo andar muito tempo com a 550D o pescoço. Para mim é super desconfortável, faz peso, faz calor, faz tudo menos levar a máquina de forma confortável. O que normalmente faço, é enrolar a fita no pulso, e ando com a máquina na mão. O que também não é grande coisa pois há sempre o receio de cair. Como é que vocês fazem? Mais alguém tem/teve este problema?

Voltando à 80D, ainda não consigo por as mãos numa, coisa que quero fazer antes de estourar € nisto. Nas grandes superfícies, ou não têm ou estão dentro de vitrine. Não sei se pedindo dá para mexer. Alguém já o fez?
Eu troquei a 450D pela 80D e a 450D foi para a "Maria" :)

Em viagens acabamos por partilhar lentes. tripe fica em casa, a não ser que saiba concretamente onde o vou usar. o mesmo com o flash e parte das lentes, antes de sair seleciono o que levo.

No meu caso ando com a maquina sempre ao pescoço, mas há anos que troquei a strap original por uma de neoprene, muito mais confortável. Mas acabo por passar muito tempo com a maquina na mão, mesmo quando não estou a fotografar, costumo ir a segurar na maquina (evita que vá a baloiçar ou que bata acidentalmente em algo) e creio que isso tb alivia o peso do pescoço. Se vir que não vou fotografar durante mt tempo, vai para a mochila, ou passo um braço pela strap de forma à maquina ficar cruzada e do meu lado direito (strap no ombro esquerdo).
 
Eu costumo usar usar a máquina na mão. Quando vou caminhar durante algum tempo meto a tira-colo, com a máquina virada para trás.

Para estas duas poções, comprei uma Peak Design Slide Lite. Rapidamente tiro e coloco a Strap.

Uso bem mais as máquinas sem strap, na mão, do que o contrário.
 
A velha questão dslr vs mirrorless tem de ser vista caso a caso.

No meu em particular não perdi nada, só ganhei e passei de FF para APS-C. E digo isto tendo em conta não só o que mais faço, fotografia de rua, como em todos os outros tipos de fotografia que faço.

Consegui trocar tudo e ainda ficar a ganhar uns €.

Eu não aconselharia gastar 1000€ numa dslr tendo em conta o que dizes e se nem sequer tens noção do que oferece o mercado das mirrorless.
 
@matavelhos Pelo que dizes...primeiro, não te sugeriria a 80D para DSLR.
Não consigo andar muito tempo com a 550D o pescoço. Para mim é super desconfortável, faz peso, faz calor, faz tudo menos levar a máquina de forma confortável.
Por causa disto.

A 80D pesa mais de 700 gramas só o corpo. Nesse peso consegues ter uma DSLR de gama mais baixa já com a 18-55, ou outra lente das leves, montada.
A minha 1200D com a 55-250 IS STM pesa à volta de 900 gramas. É uma das teleobjectivas zoom mais leves (talvez até a mais leve, nem sei).
E outro exemplo é aquele por que estou a passar agora, porque comprei uma Sigma 35mm 1.4 Art. A lente pesa mais de 650 gramas. Com ela, a câmara passa de 1kg. Posso dizer-te que ainda não sabia porque é que tanta gente deixa cair as DSLR's, mas agora já descobri...é que a câmara realmente foge da mão, com este peso todo (não, a minha não caiu...aliás, nunca caiu mesmo, mas notei que foge).
E nem estou a falar de pôr-lhe o flash em cima, se não ainda pior.

Querendo DSLR, dir-te-ia uma mais pequena, mais leve e mais barata. Talvez uma 750D/760D. São bem porreiras, e oferecem-te um belo upgrade face à 550D (para quem não estiver a par, a 550D dele nunca foca correctamente pelo OVF, nunca mesmo). Dão-te melhorias no ocular e também na live view, pois o Hybrid Autofocus III já torna a live view muito agradável de usar.


Agora...a verdade é que não sei se te sugeria DSLR. E digo isto pela mesma razão do que disse acima.


Entretanto...sempre fui adepto de usar a câmara a tiracolo. Mesmo quando só tinha a fita da Canon, punha-a a tiracolo, ainda que ela ficasse curta. Agora também tenho uma Peak Design Slide Lite e já ponho a tiracolo, mas à vontade. Ainda assim uso a câmara umas quantas vezes ao pescoço, especialmente quando ela está mais pesada, por ter a teleobjectiva, o flash, ou até os dois. Não me sinto tranquilo a deixar a câmara "solta" se estiver pesada, portanto meto-a ao pescoço para poder apoiá-la com a mão.
 
Podes sempre comprar a 200d, Dslr mais pequena e leve do mundo xD.
Tem o mesmo sensor que a 800D.
Estou bastante satisfeito com ela, só é pena o baixo número de pontos de autofocus.
 
Antes demais uma vénia a todos vocês pelas respostas e sugestões!! Era isto que eu queria a ver se ou tornava a ideia mais racional ou se começava a pensar 2x.

@Warlord é exatamente essa a minha ideia. Mudo para algo muito melhor, que me permite explorar mais e dou a possibilidade de outra pessoa começar a explorar o tema!!

@Lyp quando andas com a máquina na mão não tens medo que caia? Esse é sempre o meu maior receio. Já pensei em comprar uma fita que se adapta à mão. Vi algumas à venda na amazon e nem são muito caras...

@MylleZ e @APedro A M5 parece-me uma máquina bastante decente e começa a fazer-me pensar melhor no segmento mirrorless. O que me deixa mais de pé atrás é o facto de eu não ter gostado de fotografia de rua. Das vezes que experimentei não me senti nada a vontade. Acabou por não ser uma experiência muito agradável. Sendo que isso é uma das principais vantagens das mirrorless, acabo por não beneficiar muito dela. Se bem que eu compreendo muito bem que normalmente, mais pequeno e mais leve é sempre bom quando temos que carregar material.

@Blackpt e @m4ndr4ke a 200D é uma máquina decente, compacta, leve, mas ainda fica uns furos bem abaixo da 80D. Eu a gastar uns bons € prefiro gastar mais um bocado e ter algo que me permita explorar mais coisas, que daqui a uns tempos não sinta necessidade de mudar. Por isso a mudar de uma 550D tenho que ir para o segmento das xxD. Cheguei a ver a 77D mas pelo que li e pelo que falei com outra pessoa, a 80D consegue focar bastante bem, mesmo em situações com pouca luz. E sejamos sinceros, não há nada melhor que um sistema de foco que nos deixe felizes. O peso é aquela coisa que ainda não me fez avançar para a compra (isso e os € que ela custa), daí querer mexer numa antes de a comprar. Em relação a este factor, muitas vezes penso que se eu não me sinto confortável com a 550D é porque estou a fazer algo errado. O que não faltam aí são pessoas que carregam o material e se sentem confortáveis. Também já meti a máquina a tiracolo, só que a fita, sendo pequena, torna tudo mais complicado. Já tinha visto essa Peak Design Slide Lite a ser falada por aqui, mas 40€ ainda é puxado para uma fita (neste mundo tudo é caro porra). E à primeira vista não me pareceu lá muito confortável. Eu também tenho uma daquelas bolsas de lado da cannon mas também não estou muito satisfeito. Estava também a pensar em mudar para uma mochila, mas depois parece-me super complicado andar a mudar de lentes e afins, a não ser que meta a mochila à minha frente. Eu mudo várias vezes de lente, apesar de já ter feito o exercício de me obrigar a tirar só com uma lente (Escolhida previamente tendo em conta o que eu acho que vou precisar), quando tenho mais que uma, gosto de mudar e ver as diferenças, até para aprender mais um pouco.


Resumindo, a M5 parece-me uma boa escolha (tenho que ler mais sobre ela), tenho medo que não me satisfaça em algumas questões. Já agora, faz sentido usar a M5 com lentes EF-S ou perde totalmente o sentido?!

As xxxD, sinceramente não me atraem muito. Prefiro saltar para a gama acima.

A 80D é uma excelente máquina. O que me atrai mais nela, acaba por ser o sistema de foco, o corpo selado (não penso em andar à chuva com ela, mas gosto de paisagem, e acabamos sempre por em alguma situação nos molhar um bocado), o ecrã totalmente articulado e mais umas coisinhas. O peso é mesmo o factor que me retrai mais. Tenho mesmo que pegar numa.
 
vai a uma grande superfície e pede para testar uma...

No meu caso já estava habituado a usar a 450D com lentes mais pesadas que o corpo, por isso não foi uma diferença de 200gr no corpo que fez diferença, alias, prefiro agarrar na 80D com uma lente pesada do que na 450D com a mesma lente, a ergonomia da 80D é melhor, o grip da 80D na minha mão é muito mais adequado, consigo agarrar na maquina+lente com uma mão sem ficar com a ponta dos dedos a bater no corpo da maquina.

Relativamente ao foco, a minha primeira experiencia com a 80D foi desanimadora, estava habituado do automatic AF points na 450D que regra geral acertava no sitio que queria e a imagem ficava focada no ponto que queria, na 80D isso não aconteceu. foram mais as fotos com o foco no sitio errado do que no sitio certo. depois de muito batalhar no assunto, descobri que a maquina necessitava de algum AFMA em algumas lentes e que o automatic AF points não é adequado para o tipo de fotografia que estava a fazer. passei a fotografar em AF single point e ficou perfeito (creio que na 80D por ter tantos pontos de AF, o foco tem muito maior probabilidade de cair no sitio errado). estas férias foram mais de 3000 fotos, e o que foi para o lixo foi devido a motion blur (tiradas de autocarro em movimento), de resto não tenho nada a apontar. fotografei em clima tropical, à chuva, fiz filme, levei 3 baterias e apenas recarreguei 1 delas ja no fim da viagem.
 
matavelhos acho que estas a pensar mal. Queixas-te do tamanho e do peso e apontas a uma maquina maior e mais pesada. Ela pode ser melhor mas se ficar em casa nao tira fotos. Depois, pode ser selada mas precisa de lentes seladas senao perde essa vantagem. Nao ha lentes seladas EF-S se nao estou em erro. Mais, ficarias com uma maquina excepcional mas sem lentes a acompanhar, nao sei se irias tirar o melhor dela.

Atencao, nao e' por passares a maquina 'a Maria que ela passa a gostar de fotografar :)
E com um ou dois problemas ainda menos...

Se queres saber o que eu faria no teu caso, vende o que tens, soma esse dinheiro ao que ja tens disponivel para o upgrade e compra uma maquina e uma lente que te satisfacam.

Mas comecando pelo principio, que limitacoes sentes actualmente?


Edit: Eu costumo andar com a 80D + 17-55mm (1375g) ao ombro, depois quando tiro umas fotos seguidas, enrolo a fita na mao e pronto. O facto de ser grande o suficiente faz com que seja facil de agarrar e manter na mao.
 
Última edição:
a 80D consegue focar bastante bem, mesmo em situações com pouca luz.
Sim. Mas as 77D e 800D têm a mesma capacidade.

Já tinha visto essa Peak Design Slide Lite a ser falada por aqui, mas 40€ ainda é puxado para uma fita (neste mundo tudo é caro porra). E à primeira vista não me pareceu lá muito confortável.
Comprei-a há dias. Antes disso usava uma strap hippie ainda mais larga, mas nada funcional (nem o comprimento podia regular). A Peak Design é confortável o suficiente para o material não incomodar. Não é uma coisa fantástica nesse aspecto, mas é o suficiente, ao mesmo tempo que não compromete no lado funcional. E sim, é bastante mais confortável do que a fita da Canon (que é mais estreita e faz mais pressão no pescoço).
Tem garantia vitalícia dada pela marca, vem com 4 presilhas na embalagem (suficiente para duas câmaras, ou para substituir mais tarde), e as presilhas arranjam-se à venda (para quando se precisar de novas) por 10 euritos, uma embalagem com 4. Acho que acaba por valer os 50€ também por causa desse bom suporte.

Estava também a pensar em mudar para uma mochila
Já cheguei à conclusão que nunca ficaremos satisfeitos com um só saco/mochila/bolsa. Acho que é inevitável termos várias formas de transportar a câmara, porque nem sempre queremos levar a mesma quantidade de material. Relaxa, isso é normal :P
Eu ando há quase dois meses a cismar que me dava jeito uma mochila onde pudesse levar o material fotográfico e o MacBook, mas ando a resistir a essa tentação porque tenho a perfeita noção que ainda nào precisei efectivamente da mochila. Ainda não tive uma situação em que precisasse de levar tudo.

faz sentido usar a M5 com lentes EF-S ou perde totalmente o sentido?
Nada de mal nisso, muito pelo contrário. As lentes EF-M são poucas. Faltará sempre algo do lado EF ou EF-S.
Acho que as únicas EF-M que eu aproveitaria eram a de kit (por uns tempos) e a de 22mm.

A 80D é uma excelente máquina. O que me atrai mais nela, acaba por ser o sistema de foco, o corpo selado
As 77D e 800D têm praticamente o mesmo sistema de foco da 80D. Apenas não têm disponíveis um ou dois modos que a 80D tem, mas têm os mesmos 45 pontos cruzados.
Ainda assim, acredito que um gajo acabe na mesma por usar quase sempre só o central.
Quanto ao corpo selado, ele pede lentes seladas também (Canon L, ou outras 3rd party de gama elevada). Mesmo a minha Sigma não é selada, apesar de ser uma objectiva para custar 600 a 800€, ou mais.

Se quiseres mesmo DSLR, considerando o que dizes, parece-me melhor evitares a 80D. É maior e mais pesada do que a câmara que tens agora.

Mas continuo a dizer...que não tenho a certeza que uma DSLR seja a melhor opção.

Para tamanho e peso mesmo...diria se calhar uma Olympus, como tem o @MylleZ
 
Uma mirrorless é um equipamento tal e qual uma DSLR e, como em tudo, tem as suas vantagens e desvantagens. Estas últimas são cada vez menores face às DSLR.

Uma mirrorless não é melhor para fotografia de rua que uma DSLR.

Uma Sony A7 é uma mirrorless mas, por ser FF, tem consequentemente objectivas "maiores" o que faz com que todo o sistema seja grande.

Uma mirrorless é isso mesmo, um equipamento sem vidro, com tudo de bom e de mau que isso acarreta.

A mim parece-me que tu não sabes bem o que queres e o que precisas.

Acho cedo ainda para estares a gastar tantos €'s quando ainda não tens noção de conceitos mais básicos.

Põe esse dinheiro de lado e continua a fotografar com o que tens.

Não arranjes desculpas porque o equipamento em si só te vai dar gozo, não te vai dar boas fotografias por si só.

Quanto ao tamanho e malas, passei de FF e uma mala com 3 objectivas, num sistema pesadíssimo para uma máquina bem mais pequena e uma só objectiva.

Para teres noção neste momento nem uma mala à tira colo uso, deixo as objectivas em casa e ando só com uma ~50mm.

Ando apenas e só com duas baterias no bolso.

Não obstante, tenho 3 malas e não tenho mais porque até 3 são demais.
 
@APedro Ele tem uma desculpa para fazer troca de corpo...é que o foco pelo OVF na 550D dele é esquecer, nunca foca direito, está desalinhado (com qualquer objectiva). As fotos pelo OVF saem-lhe completamente desfocadas.

A questão é por qual corpo

Concordo que não seja preciso gastar tanto, ainda assim.
 
As 77D e 800D têm praticamente o mesmo sistema de foco da 80D. Apenas não têm disponíveis um ou dois modos que a 80D tem, mas têm os mesmos 45 pontos cruzados.
Ainda assim, acredito que um gajo acabe na mesma por usar quase sempre só o central.
A diferença está no tracking de objectos em movimento usando varios pontos, a 80D tem mais opções. Para objectos estaticos usando o ponto central, é a mesma coisa, sendo que para mim a principal diferença passa a ser o tamanho do viewfinder (a 77D tem um viewfinder ainda mais pequeno que a minha velhinha 450D)
 
Back
Topo