_Nikon_

Quanto vi o nick estava à espera de outra coisa.. :( A única coisa que te posso dizer é que ainda tens que "trabalhar" um bocado. E já sabes que podes contar com o pessoal aqui do fórum para isso. :)

  • Algumas fotos podem não ser minhas, mas o trabalho de Photoshop é sempre meu.

Regras - "As únicas fotos visíveis na thread, devem ser da autoria do criador da mesma."
 
Quanto vi o nick estava à espera de outra coisa.. :( A única coisa que te posso dizer é que ainda tens que "trabalhar" um bocado. E já sabes que podes contar com o pessoal aqui do fórum para isso. :)



Regras - "As únicas fotos visíveis na thread, devem ser da autoria do criador da mesma."

O nick já é velhinho. :P Sei que tenho que trabalhar mas para isso estão cá vocês para criticarem. :D De notar que é a primeira que faço tal coisa por isso é normal que seja fraquinho.

Quanto a isso das regras, acho que me expliquei mal, queria dizer que algumas fotos não fui eu que tirei porque queria uma perspectiva diferente, sendo às vezes a única maneira ser a própria pessoa a tirar, como por exemplo na segunda foto que é dentro de um carro e eu não conseguia ver o lcd para ver para onde estava a apontar (por causa do tejadilho), por isso foi ela que pegou na máquina e disparou. Fora esse pormenor eu fiz tudo. Mas tiro esse ponto para evitar mal-entendidos.

Mas também esse ponto refere-se a fotos modificadas por terceiros, e esta foto foi modificada por mim.

Mas diz o que achas que está mal, bem, etc...
 
Última edição:
Sim, mas convém teres atenção a isso na mesma, porque se a foto não for tua, só a podes usar com consentimento de quem a tirou.

Em relação ao que está mal... Demasiadas coisas. Imagens soft, com mau WB, enquadramento também não está grande coisa... Depois há a expressão da modelo, que não diz nada, é vazia. E há também a questão do interesse fotográfico. Por exemplo as fotos dos olhos não têm interesse nenhum.
 
Sim, mas convém teres atenção a isso na mesma, porque se a foto não for tua, só a podes usar com consentimento de quem a tirou.

Em relação ao que está mal... Demasiadas coisas. Imagens soft, com mau WB, enquadramento também não está grande coisa... Depois há a expressão da modelo, que não diz nada, é vazia. E há também a questão do interesse fotográfico. Por exemplo as fotos dos olhos não têm interesse nenhum.

É com consentimento claro. :P

O que queres dizer com imagens soft? O que é WB? O enquadramento é naquela... uma delas foi espontânea (aquela em que ela está de azul). As fotos dos olhos não são fotos, são thumbnails. :P Meti um quadrado 150x150 e seleccionei uma parte da imagem que desse para distinguir bem qual é a foto. Quanto à expressão dela, isto não era suposto ser uma sessão fotográfica. São mais fotos de hi5 que outra coisa. :002:

Mas continua, que gosto das críticas. :)
 
Soft é suaves, falta de nitidez.
WB é o balanço de brancos, tem a ver com a temperatura da luz.
Para o enquadramento há uma regra chamada a regra dos terços, em que deves dividir a imagem em três partes verticais e três partes horizontais. Depois enquadras de acordo com isso. Muita gente ignora isto com aquela ideia "ah e tal isso não quer dizer que se faça em todas as fotos" e realmente não é para todas as fotos, mas 90% delas ficam melhores com esta regra.
 
Soft é suaves, falta de nitidez.
WB é o balanço de brancos, tem a ver com a temperatura da luz.
Para o enquadramento há uma regra chamada a regra dos terços, em que deves dividir a imagem em três partes verticais e três partes horizontais. Depois enquadras de acordo com isso. Muita gente ignora isto com aquela ideia "ah e tal isso não quer dizer que se faça em todas as fotos" e realmente não é para todas as fotos, mas 90% delas ficam melhores com esta regra.

Pois, os suaves foi para suavizar a pele mas ficou um bocado mal feito, tenho de arranjar outras técnicas para fazer isso melhor. Na zona do peito até ficou como eu queria mas na cara nota-se perfeitamente que há ali qualquer coisa a mais... O balanço dos brancos... queres dizer que tem demasiado brilho nalgumas partes? Essa regra do enquadramento não conhecia, vou tentar ter isso em conta. Presumo que queiras dizer qualquer coisa como isto certo? Em que o foco da imagem deve ficar no centro, estou correcto?
 
Última edição:
Pois, os suaves foi para suavizar a pele mas ficou um bocado mal feito, tenho de arranjar outras técnicas para fazer isso melhor. Na zona do peito até ficou como eu queria mas na cara nota-se perfeitamente que há ali qualquer coisa a mais... O balanço dos brancos... queres dizer que tem demasiado brilho nalgumas partes? Essa regra do enquadramento não conhecia, vou tentar ter isso em conta. Presumo que queiras dizer qualquer coisa como isto certo? Em que o foco da imagem deve ficar no centro, estou correcto?

Precisamente o contrário. O foco deve estar naquilo que estás a fotografar. Se aquilo que estás a fotografar NÃO deve estar no centro, automaticamente o foco também não vai estar.

O suave também parte um pouco de usares a Unsharp Mask ou outra ferramenta de sharpening. Mas também ajuda uma máquina melhor.

O balanço de brancos não tem a ver com brilhos, tem a ver com a tonalidade dos brancos e respectiva afinação das cores. Tens uma temperatura demasiado fria para um retrato.

Já agora, não abuses nos processamentos, perdes a qualidade de imagem toda a fazer isso.
 
Precisamente o contrário. O foco deve estar naquilo que estás a fotografar. Se aquilo que estás a fotografar NÃO deve estar no centro, automaticamente o foco também não vai estar.

O suave também parte um pouco de usares a Unsharp Mask ou outra ferramenta de sharpening. Mas também ajuda uma máquina melhor.

O balanço de brancos não tem a ver com brilhos, tem a ver com a tonalidade dos brancos e respectiva afinação das cores. Tens uma temperatura demasiado fria para um retrato.

Já agora, não abuses nos processamentos, perdes a qualidade de imagem toda a fazer isso.

Então em que entra essa regra dos terços?

Pois, quando a técnicas de Photoshop... só com tempo e trabalho por isso é capaz de demorar um bocado. :002:

Como corrijo a tonalidade dos brancos?
 
A regra dos terços acho que já entendi, vou tentar usar isso nalguma foto futura para ver se estou a pensar bem ou não.

Quando ao WB isso já um pouco mais complicado de efectuar, é preciso ter olho treinado, coisa que ainda não tenho. Mas basicamente é mexer no nível das cores (R,G,B na maioria das vezes) até encontrar o "sweet spot" certo?

EDIT: Isto parece mais uma aula que uma galeria. :002:
 
Não, tens ferramentas próprias para trabalhar o WB.

Hmm... Eu segui este tutorial para o fazer e o que notei que aconteceu foi que aumentou a diferença entre o preto mais escuro e o branco mais claro. Isso é o que é suposto acontecer? Também reparei que as cores ficaram mais "quentes".

Explicando melhor, e partindo da foto original, aconteceu isto
 
Isto é uma boa correcção do WB? O que eu fiz foi seguir aquele tutorial que já tinha referido e mexer nos níveis (Ctrl+L) usando a eyedropper tool mas em vez de usar no canal RGB usei isso para cada canal distinto (Red, Green e Blue). Mas já vi dicas diferentes para a mesma situação. Há quem diga que com a eyedropper tool "Set white point" devo escolher o branco mais branco (mais aproximado de 255,255,255) e há quem diga que devo escolher um cinzento claro que não se aproxime tanto do branco. No "Set gray point" vejo que aconselham escolher uma cor com os valores RGB mais próximos possível (80,79,82 por exemplo) mas isso é um pouco vago porque se escolher o branco mais branco (255,255,255) para "white point" por essa lógica também poderia ser esse o "gray point".

É um pouco confuso entender isto...
 
Última edição:
Depois de um dia inteiro à volta da imagem acho que lá consegui atingir um resultado parecido com o que estava à espera de conseguir. Isto de estar a fazer as coisas em vez de ver fazer é um bocado mais complicado. :lol: O que demorei um dia a fazer com esta imagem acho que agora fazia em umas duas horas, agora que já sei como se faz.

Enfim, o que fiz foi tentar melhorar as cores, depois fiz os retoques e "maquilhei" a modelo (suavizar pele, corrigir aqui ou ali e tal...). No fim, tentei seguir a tal regra dos terços e fiz um crop à imagem com o olhos esquerdo (da persperctiva da modelo) a coincidir com a intersecção do lado direito superior seguindo as linhas de divisão. Dessa maneira a linha horizontal inferior também ficou alinhada com o ombro esquerdo (da persperctiva da modelo) mas como ele ficou cortado da imagem não se vê. Cortei o ombro por necessidade porque pelo que andei a "estudar" deve-se fazer o crop deixando o maior espaço livre do lado para que a modelo está virada.

Espero que já esteja qualquer coisita melhor. :) Feedback, críticas... You know the drill.

PS: Actualização no primeiro post.
 
Última edição:
honestamente, acho que tens ai mais trabalho de photoshop que de fotografia.

de resto, acho que o rui ja te disse tudo o que e mais importante.


depois, para perceberes a questão do balanço de brancos, isto e uma foto com tudo a default (nao ligues a qualidade da optica, foi com uma lente manhosa que tinha ca por casa ha anos):


e isto uma depois de ajustada no photoshop:



isso do WB nao e uma receita. no exemplo acima, eu escolhi o ponto mais escuro, mais claro, e um intermedio. foi assim by the book mesmo, e como ves, fica algo artificial a imagem, nota-se que é exagerado.
mas o principio e este, depois é ir jogando com a imagem.

depois, nao uses ctrl+l directamente, usa antes uma layer de levels. vai dar ao mesmo em qualidade final, mas com uma camada separada de levels tens a possibilidade de ajustar mais tarde (ou mais cedo) a imagem.

edit: reduzi as imagens, a modos para nao hijackar a thread do rapaz, lol
 
Ora aí está um bom exemplo. Na foto de cima do kryo fica artifical porque a foto foi tirada ao sol, logo é suposto ter tonalidades mais quentes que aquelas que o PC escolhe.
Podemos pedir sempre uma ajudinha ao PC para acertar o WB, mas não há nada como afinar aquilo a gosto (ou usar um cartão próprio para calibrar quando se tira a foto).
 
Back
Topo