A desesperar..

NarSo

Membro
Venho aqui expôr uma situação que me tem atormentado nos últimos dias, a qual é, claro, relacionado com informática (se não fosse, provavelmente estaria a redigir uma carta para o consultório emocional da Maria) .

Bom, aqui há uns tempos atrás, surgiram diversos problemas relacionados com o pc, com frequentes e incómodos reebots, para além de erros ao iniciar o win2000, que versavam sobre erros em ficheiros de sistema. Ao pesquisar , na net, os porquês destas ocorrências, deparei-me com descrições de situações similares à minha, e que referiam que provavelmente estes problemas seriam fruto de ram corrupta ou então de problemas de voltagem da mesma. Aumentei , então, a voltagem para 2.7v, os reebots desapareceram, mas os erros de sistema continuaram presentes, até que um dia me foi impossível aceder ao win2000 e resolvi formatar o disco.

Instalei o XP, sem problemas significativas, mas os erros ficheiros de sistema, hipoteticamente corruptos ou inexistentes, continuaram a surgir. Mas, embora existentes, não impediam o acesso ao XP, mesmo que fosse após vários tentativas frustradas, seja pelo aparecimento desses mesmos erros, seja por bloqueios do pc. Sempre estive convicto que seria problema exclusivo da ram, até porque fiz um teste com o memtest, e foram listados alguns erros.

O dia de ontem marcou uma viragem nesta situação. Surgiu um ecrã azul, com a mensagem de erro habitual e com esta especificação técnica 0x0000007E (0xc0000005, <>,<>,<>). Ecrã que se revelou impossível de contornar, nem mesmo pelo modo de segurança. Resolvi , então, alterar a ram que tinha por outro módulo, que está comprovadamente em boas condições, de outro pc. Mas... o ecrã azul continuava, teimosamente, a aparecer. Verifiquei que surgia quando o ficheiro mup.sys era carregado. Pesquisei pela net, e em vários fóruns era sugerida a hipotese de desactivar o carregamento desse mesmo ficheiro. Foi o que fiz, mas apenas para deparar com o mesmo ecrã azul, desta feita aquando do carregamento de um outro ficheiro *.sys. Tentei também colocar as definições da BIOS em default, inclusivamente fiz reset à mesma, mas sem sucesso. Resolvi fazer uma reparação da instalação do windows, e após alguns erros e alguns chkdsk, consegui completar. Mas... continuo a não conseguir aceder ao winxp, sendo que agora o mesmo bloqueia no ecrã inicial (aquele da barrinha azul ). Convém referir que consigo aceder em modo de segurança, não conseguindo se for safe mode com network.

Ora bem, se caridosamente tiveram paciência para ler o testamento, espero que me possam ajudar, até porque formatar novamente o xp, só para ser confrontado, daqui a umas poucas semanas, com novos erros... é algo a que não estou disposto.

PS: Fdx... tinha que acontecer isto logo agora que estava vicíadissimo no PES5. Esta maravilha ainda me vai obrigar a sair à rua e conviver com outros seres humanos. lol

PPS: Não consigo colocar smiles... supostamente estou a colocar links para outros sites, e só o posso fazer após ter 5 posts... os smiles estão alojados noutro site?
 
Eu ía dizer que era do Windows xp, mas se dizes que começou por aparecer no Win2000, é quase de certeza um problema de hardware a corromper a instalação.
Como já mudaste a RAM, só estou a ver algumas possibilidades:

Disco rígido com erros físicos/avariado e/ou mal formatado (que modelo e de que tipo é, IDE, SATA, SCSI ?).

Algum driver de hardware que tem problemas com o windows (gráfica, placa de som, placa de tv, drivers da motherboard, etc).
 
boas
já agora k makina tens....cpu...mems...fonte..
acho k o problema fisico...no hdd provavelmente....é a hipotese mais provável
eu tive uma espiga assim e quando dei por isso era a grafica....nao instalava windows nem a lei da bala...meti outra grafica....

bos sorte e dá noticias...

cumps
 
Bem,se ja mudaste o modulo defeituoso e tens outro bom,tenta mais uma vez formatar e instalar tudo,pode-se ter dado a situaçao de terem sidos copiados ficheiros que foram corronpidos pela ram aquando da instalaçao,e agora como ja estao danificados nem com uma ram boa as coisas correm bem. Tenta instalar tudo again...se mesmo assim o erro persistir,pega no disco e levao a um pc bom onde possas fazer um teste exaustivo a superficie do disco.

cumps e boa sorte
 
Agora que falaste nisso, até pode ser um problema da fonte de alimentação.
Para dar problemas basta que tenham flutuação excessiva, ou falta de amperes numa linha 12v muito carregada com gráficas exigentes, discos, etc.

Experimenta fazer boot com outra e vê se continua com os erros.
 
blastrr,

O disco é IDE e é da seagate... e não me surpreendia que a fonte de tantos problemas seja mesmo do disco (embora o módulo de ram que eu tinha esteja mesmo corrupto, tanto que agora já nem consigo utilizá-lo, a board rejeita-o logo), porque realmente já é uma peça um pouco caduca, já era do meu computador antigo, presumo que tenha uns 4,5 anos ou talvez mais. :S Em relação a incompatibilidade com drivers de outro hardware, também é uma hipotese... confesso que estou um pouco perdido. :s

steelballzz,

isso da gráfica é uma hipotese que eu também considerei, porque é outro componente que já deu o que tinha a dar... uma geforce2mx... mas enfim, não há dinheiro para mais. Já agora, o cpu é um p4 2.4ghz, a board é uma sl-85erv2 da soltek, a fonte , sinceramente não sei. :p
 
bikeman,

era mesmo isso que queria evitar, fazer uma nova reinstalação... só mesmo por preguiça. :lol:
Mas se for a unica solução... :)

blastrr,

o problema é arranjar uma outra fonte de alimentação para realizar essa experiência.
 
bikeman disse:
Bem,se ja mudaste o modulo defeituoso e tens outro bom,tenta mais uma vez formatar e instalar tudo,pode-se ter dado a situaçao de terem sidos copiados ficheiros que foram corronpidos pela ram aquando da instalaçao,e agora como ja estao danificados nem com uma ram boa as coisas correm bem. Tenta instalar tudo again...se mesmo assim o erro persistir,pega no disco e levao a um pc bom onde possas fazer um teste exaustivo a superficie do disco.

cumps e boa sorte

Mas , tendo eu feito uma reparação da instalação do windows, já com este módulo bom, os ficheiros de sistema que potencialmente estariam corrompidos foram substituidos, e isso deixaria de ser problema , suponho. Ou estarei errado?
 
A kuantidade de problemas k apontas mesmo depois de formatares e reinstaleres tudo, indica definitivamete instablidade do hardware, seria bom pra ti e para o PC realizares alguns testes ao hardware, grafica, som, rede e por ai fora e acabando na fonte de alimentação.
Tb partilho da opinião k a origem disso poderá estar no disko uma vez k se fosse da fonte, esta já teria keimado alguma coisa prái nessas tentativas se estivesse marada, o ultimo que ajudei a reparar foi o do meu irmão, INTELIGENTE tinha o PC cheio de tralha, DVDRW,CDRW,Audigy,placa de TV... diskos raid 0 e ainda lhe cravou uma grafika Asus 9500 FX ultra, k é alimntada pela fonte, claro k deu maravilha (fonte de 300W).
Faz os testes, é a melhor solução k tens.
 
Última edição:
Bom... coloquei o disco em questão num outro pc (no qual estou a escrever esta mensagem :p) , já testei a superficie do disco... e o winxp não me apresentou erro algum... também experimentei num programa alheio ao winxp, e os resultados convergiram no mesmo: não surgiram erros no disco. Aconselham-me algum programa que teste o disco com (maior) eficácia e que dissipe todas as dúvidas?
 
o problema não é do disco ...

Simplesmente tens os files do windows tão corrompidos que ele n te faz o restore decentemente (mania dos restores é tapar o sol com a peneira os probs continuam lá mas escondidos).

Reinstala o windows e dp diz qq coisa. Se estiver alguma coisa a correr mal ai sim temos problemas... já agora de que ram estamos a falar?
 
Tive um problema semelhante ao teu NarSo, blue screens ao carregar o XP, quando não dava blue screens demorava uma eternidade a entrar no windows. reinstalei o XP não sei quantas vezes e era sempre o mesmo! Fui a ver era do disco que já andava todo mamado!
 
:005:

Bom, realmente esta situação é extremamente desagradável... tive um dia perdido focado na tentativa de resolução que se revelou, até agora, infrutífera.

Há pouco coloquei novamente o disco no meu pc, e parti para novas tentativas. O resultado foi mesmo dos ultimos tempos: iniciação totalmente aleatória, ora o pc bloqueia antes ainda sequer do reconhecimento das drives, ou bloqueia aí, ou então bloqueia após o inicio do carregamento do winxp, no ecrã inicial, como referi há pouco.

A única forma que me possibilitou aceder normalmente ao xp foi após ter desactivado os drivers da placa da rede e de outros controladores de rede , no modo de segurança. Mas, ainda assim, não se revelava totalmente eficaz; como disse atrás, aconteceu-me por vezes o pc bloquear ainda antes de surgirem aquele(s) bip(s) iniciais, por vezes a reconhecer as drives ou mesmo bloqueia nos mais diversos tempos de carregamento do winxp. Ou seja, aparentemente podería ser um problema com a placa de rede ou com drivers, mas os mesmos erros ocorrem na mesma, apesar de conseguir aceder ao winxp.

O que me leva a acreditar , como já muitos de vocês o referiram, que o problema é mesmo fisico, provavelmente do disco... alguma incompatibilidade entre outro hardware.. não sei ao certo... algum de vocês quer vir a minha a casa ajudar a resolver o problema? pago umas imperiais como recompensa. :x2: :lol:
 
Pois é, após mais um dia de tentativas frustradas, posso no entanto acrescentar que apenas consegui aceder - dentro da normalidade condicionada, entenda-se, com as drives da placa de rede e outros drivers de rede todos desactivados - ao xp com o disco e placa gráfica ligados (e com os periféricos 'base', rato e teclado) , se a isso adicionar a placa de rede , de som , o drive de disquetes ou uma drive de cd, verificam-se os problemas de bloqueios aleatórios, que referi nos outros posts. O que indicia muita instabilidade no sistema... :mad: :005:

Amanhã , muito provavelmente, irei optar pela solução de reformatar o disco e reinstalar o xp... e depois veremos se os problemas permanecem... :)
 
Espero ke ajude em alguma coisa :)
o ecran azul com o erro 0X0000007E no Knowledge Base da Microsoft diz isto:

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt;330182

"Mensagem de erro "STOP 0x0000007E" depois de actualizar para o Windows XP
Ver produtos para os quais este artigo se aplica.
Artigo : 330182
Ultima revisão : terça-feira, 14 de Junho de 2005
Revision : 2.0
Nesta página
Sintomas Sintomas
Causa Causa
Resolução Resolução
Método 1: Certificar-se de que tem espaço suficiente no disco rígido Método 1: Certificar-se de que tem espaço suficiente no disco rígido
Método 2: Actualizar o BIOS do computador Método 2: Actualizar o BIOS do computador
Método 3: Desactivar ou actualizar controladores de dispositivo Método 3: Desactivar ou actualizar controladores de dispositivo
Método 4: Remover controladores não assinados Método 4: Remover controladores não assinados
Método 5: Remover todos os controladores de outros fabricantes Método 5: Remover todos os controladores de outros fabricantes
Mais Informação Mais Informação
A informação contida neste artigo aplica-se a: A informação contida neste artigo aplica-se a:
Sintomas
Depois de actualizar o computador para o Windows XP, poderá receber a seguinte mensagem de erro do tipo STOP:
STOP: 0x0000007E (0xC0000005, 0x804E518E, 0xFC938104, 0xFC937E04)
SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED
Nota: os quatro parâmetros desta mensagem de erro poderão variar dependendo da causa do erro do tipo STOP.

Este artigo poderá conter hiperligações para conteúdo em inglês (ainda não traduzido).
Voltar ao topo Voltar ao topo
Causa
Este problema poderá ocorrer se um thread do sistema gerar uma excepção que não é interceptada pelo processador de erros. Este comportamento pode ocorrer caso se verifique uma ou mais das seguintes condições:
• Se este problema ocorrer após o primeiro reinício durante o programa de configuração do Windows, ou após a conclusão do programa de configuração, o computador poderá não ter espaço suficiente no disco rígido para executar o Windows.
• Se este problema ocorrer após o primeiro reinício durante o programa de configuração do Windows, ou após a conclusão do programa de configuração, o BIOS do computador poderá ser incompatível com o Windows.
• Controladores de placas de vídeo incompatíveis.
• RAM danificada.
• Um controlador de dispositivo ou serviço do sistema danificado.
• Se o problema estiver associado ao ficheiro Win32k.sys, poderá ser provocado por um programa de controlo remoto de outros fabricantes.
Voltar ao topo Voltar ao topo
Resolução
Para resolver este problema, utilize os seguintes métodos.
Voltar ao topo Voltar ao topo
Método 1: Certificar-se de que tem espaço suficiente no disco rígido
Certifique-se de que tem espaço suficiente no disco rígido. Caso ocorram problemas durante a instalação do Windows que estejam associados a espaço insuficiente no disco rígido, deverá libertar espaço no disco rígido. Elimine quaisquer ficheiros temporários desnecessários, ficheiros da cache da Internet, ficheiros de cópia de segurança de programas e ficheiros .chk que contenham fragmentos de ficheiros guardados de pesquisas no disco. Pode também utilizar outro disco rígido com mais espaço livre para a instalação.
Voltar ao topo Voltar ao topo
Método 2: Actualizar o BIOS do computador
Certifique-se de que a revisão do BIOS do computador é actual. Contacte o fabricante do computador para obter a actualização do BIOS mais recente para o computador. Poderá ser necessário desactivar temporariamente as opções de memória do BIOS como a colocação em cache ou a criação de mirrors.

Para obter informações sobre como contactar os fabricantes de hardware do computador, clique no número de artigo adequado na lista que se segue para visualizar o artigo na base de dados de conhecimento da Microsoft (KB, Microsoft Knowledge Base):
65416 (http://support.microsoft.com/kb/65416/) Hardware and Software Third-Party Vendor Contact List, A-K

60781 (http://support.microsoft.com/kb/60781/) Hardware and Software Third-Party Vendor Contact List, L-P

60782 (http://support.microsoft.com/kb/60782/) Hardware and Software Third-Party Vendor Contact List, Q-Z
Voltar ao topo Voltar ao topo
Método 3: Desactivar ou actualizar controladores de dispositivo
Consulte a lista de compatibilidade de hardware (HCL, Hardware Compatibility List) da Microsoft para determinar se os dispositivos PCI do computador são compatíveis com o Windows XP.

Para obter informações adicionais sobre como obter a lista de compatibilidade de hardware mais recente do Windows XP, clique no número de artigo que se segue para visualizar o artigo na base de dados de conhecimento da Microsoft (KB, Microsoft Knowledge Base):
314062 (http://support.microsoft.com/kb/314062/) Versão mais recente da lista de compatibilidade de hardware do Windows XP
Actualize os controladores da placa de vídeo para as versões mais recentes. Se for apresentado o nome do controlador na mensagem de erro do tipo STOP, desactive ou remova esse controlador. Desactive ou remova quaisquer controladores ou serviços recentemente adicionados. Se o erro ocorrer durante a sequência de arranque e a partição de sistema estiver a utilizar o sistema de ficheiros NTFS, poderá conseguir utilizar o modo de segurança para mudar o nome ou eliminar o controlador com problemas. Se o controlador for utilizado como parte do processo de arranque do sistema em modo de segurança, deverá iniciar o computador utilizando a consola de recuperação por forma a utilizar o ficheiro.

Se o problema estiver associado ao ficheiro Win32k.sys, o problema poderá ser provocado por um programa de controlo remoto de outros fabricantes. Para remover o serviço, utilize a consola de recuperação para iniciar o computador e elimine o ficheiro do serviço de sistema especificado.
Voltar ao topo Voltar ao topo
Método 4: Remover controladores não assinados
Se não conseguir iniciar o Windows em modo de segurança, remova todos os controladores que não estejam assinados digitalmente pela Microsoft.

Para obter informações adicionais sobre este procedimento, clique no número de artigo que se segue para visualizar o artigo na base de dados de conhecimento da Microsoft (KB, Microsoft Knowledge Base):
316434 (http://support.microsoft.com/kb/316434/) COMO: Efectuar resolução de problemas avançada com um arranque limpo no Windows XP
Voltar ao topo Voltar ao topo
Método 5: Remover todos os controladores de outros fabricantes
Em casos raros, poderá não conseguir determinar qual o controlador de outro fabricante que provoca o erro. Para resolver este problema, mova todos os ficheiros do controlador de outro fabricante da pasta Windows\System32\Drivers para uma localização diferente. Para o fazer, siga estes passos:
1. Utilize a consola de recuperação para iniciar o computador ou inicie o computador a partir de uma instalação diferente do Windows, se tiver efectuado uma instalação paralela do Windows.
2. Mova todos os ficheiros da pasta Windows\System32\Drivers que não tenham uma data de criação 13/08/2001 para o Windows XP. Se o computador depender de um controlador IDE ou SCSI de outros fabricantes para um funcionamento correcto, deverá identificar esses ficheiros dos controladores e movê-los para a pasta Windows\System32\Drivers.
3. Reinicie o computador.
4. Continue o programa de configuração do Windows.
Para obter informações adicionais sobre como desactivar um serviço que impede o Windows de iniciar, clique no número de artigo que se segue para visualizar o artigo na base de dados de conhecimento da Microsoft (KB, Microsoft Knowledge Base):
310602 (http://support.microsoft.com/kb/310602/) How to disable a service or a device that prevents Windows from starting"
 
NarSo disse:
Mas , tendo eu feito uma reparação da instalação do windows, já com este módulo bom, os ficheiros de sistema que potencialmente estariam corrompidos foram substituidos, e isso deixaria de ser problema , suponho. Ou estarei errado?

Realmente...o problema deveria ficar resolvido,mas caso nao fique,essa soluçao como ja alguem aki disse passa por formatar e insatalar tudo de novo,pois a reparaçao do sistema apenas tapa o sol com a peneira...mas se mesmo assim nao da nada e seguindo de algum modo o relatorio da microsoft em questao aki posto pelo bobmarley,experimenta fazer reset a bios e verifica se os recursos do pc sao geridos pelo sistema operativo e nao pela bios(PNP OS INSTALLED) ou algo assim no genero pois se funciana com tudo desligado e da logo problemas mal conectas alguma coisa eh pk os recursos do sistema nao tao a ser bem geridos... se alguem tiver mais opinioes por ai qsue diga,pq quanto a mim sem ver a makina ao vivo pk omais posso tentar fazer.

cumps
 
com a resposta do bob deves resolver isso...melhor mesmo é uma instalaçao nova e devagar para caso aconteça de novo conseguires detectar o que é..coisa que com tudo ligado ao mesmo tempo é dificil.:D
 
grafica

Arranja uma gráfica emprestada pq muitos destes casos têm a ver com gráfica. Abre em secure pq tem as definições minimas.
 
Back
Topo