A dúvida mais estúpida: instalar um programa

Ricardo.RPL

Power Member
Sim, é uma dúvida muito estúpida, mas quando um gajo não a consegue resolver sozinho, tem de partilhar com a comunidade.
O Ubuntu é muito giro, sim senhor, faz coisas giras, para instalar programas basta ir à aplicação específica, que encontramos lá tralha suficiente para estoirar o resto do tráfego. Mas...
Quando saco uma aplicação da net (neste caso específico, o agregador de podcasts PodNova), fico com um conjunto de ficheiros, e absolutamente mais nada. A dúvida é como é que se faz para instalar o programa. É um desses ficheiros, que deve estar bem escondido? É um código na consola para instalar programas a partir das pastas sacadas na net? Ou nem devia ter sacado isso, porque para instalar faz-se outra coisa qualquer, que vai buscar o programa à net?

Se alguém pudesse esclarecer um antigo Windows user e actual Mac user que já se habituou demasiado bem aos instaladores dos respectivos SOs...
 
Boa jovem, e aqui nos encontramos :D

Penso que deves ter de chegar á pasta onde tens esses ficheiros pela consola e escrever

./configure

e depois

make install

faço isto no mac quanto tenho programas assim....
 
na pasta não tem um README ou INSTALL? deve ajudar.

A pasta tem um install.sh:

Código:
#!/usr/bin/env sh
#
# PodNova installation script for Unixy platforms.
#
# Don't edit this file. 
# Everything can be set when the script is run.
#

ARCHIVEAPP="PodNova-2.2.tar.gz"
NAME="PodNova"
VERSION="2.2"
INSTALLER_NAME="$NAME installer"
INSTALLER_COPYRIGHT="Copyright 2005, Active8 B.V."
INSTALLER_LICENSE="
${NAME} comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY. This is free
software, and you are welcome to redistribute it under the terms
of the GNU General Public License.
See LICENSE for details.
"
SUPPORT="http://sourceforge.net/tracker/?group_id=139296&atid=742888"
WEBSITE="http://www.PodNova.com"


# some useful functions
# ask displays 1st parameter, and ask new value for variable, whose name is
# in the second parameter.
ask ()
{
  askvar=$2
  eval old=\$$askvar
  eval printf \""$1 [$old] : "\" 
  read $askvar
  eval test -z \"\$$askvar\" && eval $askvar=\'$old\'
}

Que continua... Agora, o que é que eu faço com isto, não sei 8o... Copiar para a consola já vi que não é...
 
WTF, que coisa estranha!
Já consegui extrair o ficheiro de instalação para o ambiente de trabalho, e lá, ao abri-lo, já me perguntou se queria abrir na consola. Respondi que sim, a consola abriu e... fechou, logo a seguir :confused:!
Na hipótese remota de isto ter sido a instalação, onde é que posso aceder ao programa instalado? No menu Aplicações não está...

Fork, ao dizer ir à pasta, referes-te através da consola? Se sim, pedia-te que explicasses como é que isso se faz, visto que pouco toco em Linux, e muito menos na consola :P... Sim, eu sei, shame on me :-D.
 
Sim, se tens um install.sh, vais pela concola até essa pasta e é só fazeres ./install.sh (se o install.sh for executavel, se nao for, é so fazeres chmod 755 install.sh antes de o executar).
 
Código:
ricardo@RicardoRPL:~$ cd Desktop
ricardo@RicardoRPL:~/Desktop$ sh install.sh

Welcome to the PodNova installer
PodNova installer 2.2 (Copyright 2005, Active8 B.V.)

PodNova comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY. This is free
software, and you are welcome to redistribute it under the terms
of the GNU General Public License.
See LICENSE for details.

---------------

System Requirements
PodNova requires Python 2.3 or 2.4 and the Python library wxPython 2.6.
If you whish too use XMMS as player, you need the Python library pyXMMS
If you whish too use BMP as player, you need the Python library pyBMP

Checking UID...
Sorry, you have to be 'root'. Please su(do) and try again
Boa! Era mesmo isto que eu precisava >(!
Consegui aceder à pasta através da consola. Consegui executar o instal.sh a partir da consola. Agora, como é que me safo desta?
 
Última edição:
Que bom... instalou, finalmente, mas sempre que tento abrir o atalho (já que não consigo ver a aplicação em si), diz-me que não encontra o programa. Fixe. E nem posso apagar, porque diz que não tenho permissões para alterar a pasta pai (lol... paizinho!)

Enfim, começo a pensar que isto é a estupidez deste programa, vou tentar instalar outro...

EDIT:
Para os utilizadores de Linux, quais são os programas que usam para subscrever podcasts, e onde os arranjaram?
 
Última edição:
Back
Topo