A instalar..., Gentoo 2006.0

HecKel

The WORM
Boas!

Hoje vou *tentar* instalar o gentoo 2006.0, sei bem que já existe o 2006.1 mas como já tenho aqui o CD do anterior não estou para sacar o novo :P E suponho que dá para fazer upgrade fácilmente... (se não, digam já :))

Estou a pensar em instalar a stage 3, não estou para muita trabalheira desta vez visto que é a minha primeira vez no gentoo :tareon:

Antes de começar já estou com algumas dúvidas/receios..., sendo a principal com a seguinte questão "Isto pode dar m***a com a ATI x700?"

Quando tempo em média me pode demorar a instalação do stage 3? Quero saber se tenho de ficar a noite toda acordado :P Visto que vou começar a instalar pelas 21horas... (portanto ficam algumas horas sem spammer...)

Desejem-me sorte :P

abraços, HecKel
 
Última edição:
Ups, tenho é o 2006.0, enganei-me a escrever :P

Sorry :(

A pergunta é entre o 2006.0 e o 2006.1

Obrigado pela correcção ;)

abraços, HecKel
 
em relação às ATI, qq ATI pode dar m***a com o kernel do Linux. Quando é que a ATI se dedica a fazer uns drivers decentes? :-(

Em relação ao tempo de instalação, depende das specs da máquina. Com o 2006.0 instalando através do instalador GTK, demorei num Sempron 3000+, com 1 Gb de RAM, cerca de 2 horas, partindo da Stage3, com as packages do CD. Depois a actualização, ao sacar da net as novas releases, já demorou mais um bocado, mas nada de significativo. Mas faz como o spastik disse. Usa o 2006.0 ( o 1 nunca testei mas tb deve ter instalador gráfico e sem os bugs do .0 - que eram muitos :D ), põe isso a correr, e vai dormir :D
 
Se é para usar GLI mais vale instalar Ubuntu... :P

Instala isso à pata, faz-te homem! :D Além de ser muito mais error-proof e de conheceres muito mais do teu sistema, ficas com as coisas configuradas à tua maneira.
 
Se é para usar GLI mais vale instalar Ubuntu... :P

Instala isso à pata, faz-te homem! :D Além de ser muito mais error-proof e de conheceres muito mais do teu sistema, ficas com as coisas configuradas à tua maneira.

Subscrevo...pode "assustar" mas assim é que fica mesmo bem feitinho :D
 
O tempo é escasso :x2:

E como sou TÃO calão (como tu sabes :D) que nem me apetece sacar o alternate CD do Ubuntu..., resolvi experimentar o Gentoo..., para LP2, BD1 e RC dá jeito ter GNU/Linux instalado, e como é para usar para trabalhar quero ter as coisas minimamente bem..., e com a ultima versão do Ubuntu já tive chatisses com a ATI....

abraços, HecKel

PS: Se encontrar o Gentoo 2006.1 Universal install CD para o x86..., ainda instalo já este..., senão é o que tenho :x2:
 
A versão do LiveCD é indiferente, eu faço todas as instalações a partir do 2004.1 . Como provavelmente vais utilizar a versão network, sacas profiles, stage tarballs e tudo pela net, portanto sempre o mais recente.

Em relação ao tempo, a única diferença de tempo nas duas instalações (GLI e CLI) é o tempo que levares a copiar do Handbook para o terminal :P
 
O tempo é escasso :x2:

E como sou TÃO calão (como tu sabes :D) que nem me apetece sacar o alternate CD do Ubuntu..., resolvi experimentar o Gentoo..., para LP2, BD1 e RC dá jeito ter GNU/Linux instalado, e como é para usar para trabalhar quero ter as coisas minimamente bem..., e com a ultima versão do Ubuntu já tive chatisses com a ATI....

abraços, HecKel

PS: Se encontrar o Gentoo 2006.1 Universal install CD para o x86..., ainda instalo já este..., senão é o que tenho :x2:

Epa como é q alguem calão instala gentoo? instalei uma vez o 2005 todo pipi, stage 2 e nem cheguei a instalar ambiente grafico:x2: fiquei farto de ver letrinhas a correr no monitor:x2:

P.S. Tb fui logo estilo campeão, num usava linux desde o Red Hat 4(axo q era isso) e fui logo pa instalar Gentoo
 
Estou a pensar em instalar a stage 3, não estou para muita trabalheira desta vez visto que é a minha primeira vez no gentoo :tareon:

tanto seja a 1ª ou 1000ª vez... stage3 chega para um desktop. :)
a não ser claro... que gostem mesmo de ver letrinhas a correr... (agora já é graphic installer... já pode não ter letrinhas)
optimizações a nivel do stage2 e stage1... é demasiado geek para mim.

Antes de começar já estou com algumas dúvidas/receios..., sendo a principal com a seguinte questão "Isto pode dar m***a com a ATI x700?"

nunca usei ATI... mas prepara-te para o pior.

Quando tempo em média me pode demorar a instalação do stage 3? Quero saber se tenho de ficar a noite toda acordado :P Visto que vou começar a instalar pelas 21horas... (portanto ficam algumas horas sem spammer...)

sem ou com problemas? :D se não tiveres problemas nenhuns... de 1h30 a 2h no máximo.
se tiveres um problema (ou mais)... demora 1/2 dias. depende do problema. :P

Desejem-me sorte :P

boa sorte! :)
 
Boas!

Estou a pensar em queimar a minha ATI..., agora a dúvida é como o fazer sem danificar o resto do portatil :smiliel:

Tentei instalar pelo LiveCD e esta porcaria simplesmente desactiva-me o monitor..., tal como me aconteceu com o Ubuntu..., alguma sugestão? Como resolvo esta porcaria? >(

abraços, HecKel
 
os drivers ati funcionam com o gentoo stable.
O problema poderá ser com a ulitma versao do xorg, mas essa ainda não é considerada stable, por isso não deverás ter problemas com os drivers da ati.
Se tiveres problemas usa a versao unstable dos drivers ati.

DICA: /etc/portage/packages.keywords :)
 
Boas!

n00b alert​

Gentoo.., fica para a semana :P Para me "desenrascar" instalei o Ubuntu 6.06 (onde tive o mesmo problema, mas consegui resolver) onde deixei 5GB para o / e 10GB para o /home.., quando quiser instalar o gentoo e SE quiser manter o ubuntu que tenho de fazer?

abraços, HecKel
 
Boas!

n00b alert​

Gentoo.., fica para a semana :P Para me "desenrascar" instalei o Ubuntu 6.06 (onde tive o mesmo problema, mas consegui resolver) onde deixei 5GB para o / e 10GB para o /home.., quando quiser instalar o gentoo e SE quiser manter o ubuntu que tenho de fazer?

abraços, HecKel

Ubuntu? Tsk tsk... :D :D

Podes instalar o gentoo nessa partição de 5Gb e montar o /home...depois como já tens o grub instalado é só copiar para o /boot a imagem do kernel e adicionar a entrada do gentoo no grub :)
 
Obrigado pela dica, mas tenta ser mais especifico, sff :P (repara no n00b alert a vermelhinho :P)

abraços, HecKel

Pegas no handbook e fazes tudo como lá está, excepto nesta parte:

http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1&chap=10

Aqui, como já tens o grub instalado pelo Ubuntu, escusas de instalar outra vez...editas o grub.conf que tens no /boot do Ubuntu e adicionas uma entrada para arrancar o gentoo, tipo esta:

[QUOTE="Biblia" aka Gentoo Handbook]
title=Gentoo Linux 2.6.17-r5
# Partition where the kernel image (or operating system) is located
root (hd0,0)
kernel /boot/kernel-2.6.17-gentoo-r5 root=/dev/hda3[/QUOTE]

Confesso que nunca experimentei fazer isto e por dois linuxes mas parece-me que funciona... :P

Para usares aquela partição de 10Gb com o /home é adicionares ao /etc/fstab quando o estiveres a configurar (lê a "biblia" que é o handbook e sobretudo tenta perceber o que cada comando faz)

Mais alguma duvida que tenhas, apita para aqui ;)
 
Back
Topo