iPhone A MEO pediu-me €458.38 para desbloquear um Iphone 4S

iMondego

Membro
Boa noite amigos. Preciso da vossa opinião

No dia 30/7/2014 comprei um IPhone 4S USADO por € 279, bloqueado à MEO, numa loja de electrónica

Pretendo mudar para a Vodafone e ontem desbloquei-me a uma loja MEO a solicitar o desbloqueio do aparelho, visto o aparelho já estar bloqueado há mais de 24 meses à MEO e não estar associado a nenhuma fidelização.

A menina que me atendeu, meteu os dados no computador e disse-me que o desbloqueio do aparelho iria custar-me €458.38 (quatrocentos e cinquenta e oito euros e trinta e oito cêntimos)... este valor foi calculado da seguinte maneira... em 30/7/2014 um Iphone 4S 16Gb custava NOVO € 737.38. Como na altura eu paguei € 279 por um USADO, eu teria agora que pagar a diferença entre o que eu paguei pelo meu USADO e o valor dele NOVO a 30/7/2014...

Fiz-me de parvo e perguntei à menina se o telemóvel me tivesse custado €1 na loja, em quanto ficaria o desbloqueio... a resposta foi € 736.38 .... ???? ... a sério??? Estão a gozar??

Depois a menina disse-me ainda que se o aparelho tivesse sido comprado a prestações, ou associado a uma fidelização, como já tinha passado mais de 24 meses, o desbloqueio seria GRATUITO... mas não era o meu caso...

Como não foi feito nenhum ajuste ao valor comercial atual... (do género uma tabela de desvalorização do valor do aparelho à medida que a idade aumenta, como existe nas tabelas de cotações de automóveis usados), decidi reclamar no Livro Vermelho de Reclamações.

Hoje a MEO confirma-me o que foi dito na loja...


Se fosse com vocês, o que fariam?

Neste momento tenho um Iphone perfeitamente funcional, que estou a ver que vai transformar-se num IPOD, porque está preso a uma operadora que quer cobrar-me umas 4x mais do que o valor comercial... pelo que tenho visto, este tipo de aparelhos no OLX e Custojusto rondam os €100 e poucos euros ou menos até ...

Existe alguma solução para este aparelho? O que recomendam?



image.jpg
 
Última edição:
sim, é assim. ou era assim, porque agora vêm todos desbloqueados na meo. fidelizados, passado dois anos desbloqueavam - tenho um iphone 4 nessa situação. sem fidelização, pagas as diferença.
 
em 30/7/2014 um Iphone 4S 16Gb custava NOVO € 737.38.
Como é que um iPhone 4S com praticamente 3 anos de idade custava €737 desbloqueado?? Na altura em que saiu em 2011 seria bem possível esse preço. Agora esse custo em 2014 não me faz sentido. Para comparação, o meu iPhone 5 em 2012 (acabadinho de ser lançado e 2 anos antes de adquirires o 4S) custava desbloqueado 690€ no site da Apple. Como é que o 4S, mais velho e anos depois, estava 50€ mais caro?

Se possível tenta confirmar esses preços, porque parece-me que estão a ir buscar dados de 2011 e não da altura em que o adquiriste.

Como na altura eu paguei € 279 por um USADO, eu teria agora que pagar a diferença entre o que eu paguei pelo meu USADO e o valor dele NOVO a 30/7/2014...
(...)
Depois a menina disse-me ainda que se o aparelho tivesse sido comprado a prestações, ou associado a uma fidelização, como já tinha passado mais de 24 meses, o desbloqueio seria GRATUITO... mas não era o meu caso...
Sim, era assim que funcionava. Quem tinha contrato de fidelização, ao fim de 24 meses tinha direito ao desbloqueio gratuito. Sem fidelização, pagavas a diferença.

Se fosse com vocês, o que fariam?
Das duas três: ou pagas a diferença para desbloquear e continuas a usar o telefone, ou pões o telefone de parte e compras outro, ou manténs o telefone e não mudas de operadora.
Pessoalmente acho que não se justifica dar esse dinheiro por um 4S, sendo que por pouco mais que isso podes comprar o SE, e em termos de performance e bateria é ir do 8 para o 180 :lick1:
 
Última edição:
Ate digo mais como eles aproveitam a lacuna da lei que esta efectiva em agosto 2010. Antes dessa data, se completares 2 anos tem un tecto maximo para o desbloquear que nunca era muito.
 
Se possível tenta confirmar esses preços, porque parece-me que estão a ir buscar dados de 2011 e não da altura em que o adquiriste.

É o preço que consta no simulador deles... já confirmei...

É o preço que eles dizem que o aparelho custava e "eles é que sabem"... só eles é que podem fazer o desbloqueio...

Têm a faca, o queijo, o chouriço, a manteiga e tudo o que for necessário na mão...
 
Entretanto li uma noticia na Internet onde a MEO foi condenada a pagar 700 euros de indemnização a um cliente por causa de um caso semelhante...

No caso da noticia, o cliente teria que pagar €119,98, mas acabou por ir buscar, através de tribunal, €700

Fonte: http://abertoatedemadrugada.com/2015/02/meo-condenado-desbloquear-telemovel.html

Será que eles não estão a abusar nos preços? Haverá alguma "salvação" para o meu caso?

O ponto principal está no VALOR DE MERCADO... quando o modelo de telemóvel ainda existe à venda, existe um preço de referência onde uma pessoa pode agarrar-se.

Eu não me importo de pagar a diferença entre o valor que eu paguei em 2014 e o VALOR DE MERCADO de um Iphone 4S em 2016... mas este modelo já não existe em 2016 e não há uma tabela de cotações ou tabela de desvalorização, tal como existe no mercado autómovel ou imobiliário... e os €737.38 euros, neste momento, custam os Iphones 5S ou 6S (confesso que não sei) e não um 4S...

Existe alguma tabela de cotações de telemóveis, como por exemplo existe no mercado automóvel? Para sabermos quanto vale um telemóvel consoante a idade que tem?


image.jpg
 
Última edição:
Um 5S novo desbloqueado de 16g custa 350 euros... e por mais 100 ou pouco mais ja compras um SE.

Dar esse dinheiro por um desbloqueio simplesmente não compensa.
 
Não dá para desbloquear o aparelho noutras lojas sem ser mesmo no operador?

Perguntei numa loja de telecomunicações (não associada a qualquer operadora) e a resposta que obtive foi que o desbloqueio custa perto de 100 EUR (nem me importava de pagar este valor), mas atualmente o servidor onde fazem o desbloqueio dos 4 e 4S está offline... pelos vistos irá estar offline algum tempo...
 
Isso cheira-me tanto a esturro. De certeza que um bom advogado manda isso para as urtigas.

é que é tão idiota o conceito que que deverá ser fácil de desmontar. Não tem logica por onde pegar
 
Depois admiram-se que proliferem lojas de "habilidosos", isto é um bocado com o Netflix, se os preços até forem porreiros e "justos" muitas pessoas até nem se importam de pagar. Quando sentem que estão a ir ao bolso sem qualquer pudor, também não têm qualquer problema em ir por outros caminhos.
 
por causa dessas tretas é que nunca mais comprei telefones bloqueados, agora é sempre desbloqueados, isto das operadoras é uma fantochada...
 
Partilho que estive na mesma situação, com um 4S comprado novo à MEO, sem fidelização, em Novembro de 2011. Em 2014 quis pedir o desbloqueio porque ia para Espanha e também me deram um valor ridículo, creio que superior a 200€ (relembro que paguei, salvo erro, 599€ pelo aparelho novo). A menina na altura disse exactamente o mesmo que lhe disse agora.

(Conclusão: comprei um Moto G desbloqueado quando lá cheguei. Os 200€ pagaram o telemóvel e as comunicações que lá fiz. Serviu os 3 meses e ofereci-o quando regressei.)
 
Eles nao chamam valor do mercado, mas sim valor unitario (valor que as operadoras nao revelam a fonte para fazer referencia, mas é o valor que quando saiem os telemoveis e que nao sofre desvalorizacao ao longo dos anos)
 
... mas é o valor que quando saiem os telemoveis e que nao sofre desvalorizacao ao longo dos anos)

Estou a ver que o mercado de telemóveis é um bom investimento, pois não sofre desvalorização ao longo dos anos... qual investimento imobiliário, qual investimento em ouro... :-D

(nota: estou a ser irónico de propósito...)
 
Uma questão: alguém na posição do OP mas que não apresente factura da compra (por ter sido a terceiros), como é que a Meo calcula a diferença e determina o preço do desbloqueio?
 
Então é quem o comprou não o pagou todo?!? Paga se duas vezes o mesmo aparelho?!? Lolol só mesmo aqui em Portugal. Estes ISP ( e não so) fazem o que querem. As leis são feitas com lacunas de propósito só pode.
 
Back
Topo