A minha jornada com Windows Phone

nunyx

Digital Member
Primeiro que tudo, não quero com este texto ofender ninguém relativamente às suas preferências, quer sejam de marca, modelos, ou sistemas operativos. Apenas vou referir a minha experiência até ao momento e algumas opiniões pessoais. :)

No que diz respeito a smartphones, nunca houve um interesse muito grande da minha parte. Sim, tive topos de gama da Sony Ericsson por exemplo, e usei durante bastante tempo Android e IOS. Conheço os sistemas operativos principais e lido com os mesmos quase diariamente, o que me levou a interessar-me pelo WM ou WP.

Quando comecei a inteirar-me acerca dos telemóveis Nokia com Windows, não me pareciam muito interessantes, havendo muitas pessoas a falar de más experiências relacionadas com lentidão essencialmente, e na altura apenas precisava de um telemóvel que funcionasse bem nas chamadas, havendo poucas SMS pelo meio. Mas as coisas começaram a mudar quando vi o seguinte modelo:


nokia-lumia-620.jpg


Nokia Lumia 620

Este modelo reunia características interessantes, e na altura o SO parecia mais polido. Sempre tive preferência por teclas, mas um touch com qualidade e um ecrã perfeitamente legível ao sol chamaram-me a atenção. Não demorei muito a habituar-me, e fui seguindo de perto a evolução deste modelo e dos seguintes. Consegui encontrar uma bateria com um pouco mais de capacidade (a autonomia do 620 não é nada de especial) e depois de algumas trocas de capas, fiquei-me pela CC-3061.

620-protective-case-png.png


Foi de facto um telemóvel excelente para mim, e acabei por oferecer um ao meu irmão que também não ligava muito a smartphones e adorou o 620. Aliás, ainda o usa hoje.


nokia-lumia-1320.jpg


Nokia Lumia 1320

Este modelo interessou-me pela dimensão do ecrã. Ponderei seriamente adquirir o 1520, mas para uma "experiência" desta magnitude, não sabendo se iria justificar, achei melhor conter-me. No entanto, fiquei surpreso pela positiva. A situação da autonomia resolveu-se totalmente, e o tamanho do ecrã beneficiava a utilização em todos os aspectos. Desvantagens? O peso, essencialmente. O tamanho já era expectável, mas um peso destes em qualquer bolso é dose para o dia-a-dia. No entanto consegui mantê-lo durante bastante tempo, porque o ecrã de dimensões generosas quase perdoava na totalidade o peso.

nokia-lumia-930-new.jpg


Nokia Lumia 930

O passo seguinte foi ter melhor câmara e maior fluidez, algo que o 930 tinha em largas quantidades. A ausência de glance screen teve um grande impacto inicial, mas nunca foi algo essencial. Acabei por não ficar muito tempo com ele, e a razão é que fiquei muito "mal habituado" à autonomia do 1320. Com o uso constante que agora dou a um smartphone, a bateria do 930 simplesmente não era suficiente. Ficaram as belas fotografias e vídeos para contar a história, bem como um contacto inicial com o carregamento sem fios que no meu caso é mais interessante do que propriamente útil.

nokia-lumia-730.jpg


Nokia Lumia 730 Dual SIM

Usando dois cartões com bastante regularidade, procurei um substituto à altura do 930. Câmara com qualidade decente e um aumento das fotografias "selfie" viraram-me na direção do 730. Mais uma vez, o glance screen estava ausente. O hardware não o tornava tão fluido. Mas voltou a opção de colocar capas de outras cores, e tenho preferência ao toque do plástico em vez do metal. Por esta altura já conhecia bem o SO, já tinha tudo personalizado, e já fazia uso de quase todas as funcionalidades disponíveis. Mas algo ainda não batia certo... O ecrã volta e meia parecia pequeno, e as fotografias da câmara principal apesar de boas, não conseguia passar sem lhes pôr um filtro de cor para torná-las mais apelativas. Tal como os outros, este acabou por seguir o seu caminho.

nokia-lumia-1520-ofic.jpg


Nokia Lumia 1520

Não resisti, e voltei-me para o phablet top da Nokia. Hardware do 930 com um ecrã das dimensões do 1320? SIGN ME IN! Voltei a usar o carregador sem fios DT-601, e o número de fotografias aumentou novamente. Os jogos tipo Subway Surfers e afins também deram o seu ar de graça, e com bastantes GB mensais para gastar, é impensável não tê-lo comigo. Mas voltámos ao mesmo... Apesar de mais leve que o 1320, continua a ser um "trambolho" no bolso, e acabo por não dar o uso devido às vantagens que apresenta. Mas este não segue o caminho dos outros. Apesar de não andar no bolso, ainda tem um uso diário. No entanto confinado aos fins de semana, dias mais calmos e sem necessidade de o guardar constantemente no bolso. :)


nokia-lumia-640-3g-ds.jpg
nokia-lumia-640-xl-4g-ds.jpg


Microsoft Lumia 640 Dual SIM e 640 XL Dual SIM LTE

A Nokia já tinha sido adquirida pela Microsoft nesta altura, e resolvi dar uma vista de olhos neste novo conceito do "mesmo" formato mas com alterações aqui e ali, resultando em 7 variações. O 640 satisfez durante algum tempo, mas não faltou muito para chegar o 640 XL. É essencialmente sobre este modelo que as minhas atenções recaem agora. Ainda é bem grande para um bolso normal, mas com apenas 171g é um alívio para os mesmos. O ecrã continua a ser enorme e tem imensa legibilidade em qualquer condição de luz. Volto a ter glance, mas com pena minha, até o 1320 tem um glance com mais informações... No entanto a câmara principal satisfaz perfeitamente, e já tinha adquirido as técnicas básicas para não tremer com o 730. A câmara frontal de 5MP é mais que suficiente, e poder bloquear o ecrã com a barra de navegação como alternativa ao botão é mais útil do que se possa imaginar à partida. Desvantagens? Claro que tem, nenhum telemóvel é perfeito. O glance como referi é uma delas. Talvez com o update para o 10 isso se resolva. A falta de botão dedicado para a câmara também é um pouco inconveniente, mas mais uma vez o 730 serviu para me habituar à sua ausência. O hardware mais limitado que o 930 e 1520 também é outro factor, mas o uso que lhe dou, apesar de intensivo, não justifica algo mais avançado. Sinceramente? Na relação qualidade/preço, acho que não podia ter escolhido melhor. Actualmente é o modelo que recomendo à maioria dos utilizadores que queiram usar Windows Phone, e o preço é de facto bastante acessível a meu ver.


Bem, fica aqui o meu 'pequeno' testamento. Actualmente tenho os 4 últimos modelos que referi, mas o 640 XL é sem dúvida o meu telemóvel de bolso, para praticamente todos os dias. Está quase sempre acompanhado de alguns acessórios (Plantronics Edge, Treasure Tag, HBH-121 e carregador) e quando chega a casa tem a coluna MD-51W à espera.

Os modelos novos interessam-me, têm excelentes características. Mas será que compensa fazer já um update? As vantagens serão assim tão evidentes? Digam de vossa justiça. ;)
 
Thanx. ;)

O XL tem várias vantagens em relação ao 640. O ecrã em si não é só maior, mas é também melhor. A bateria tem mais capacidade. E as câmaras são bem superiores. Todas estas características reunidas não me deixaram dúvidas. :D
 
Bom tópico! :)
A minha experiência com o WP, começou ainda no tempo do meu HTC Desire. O Android já não me estava a agradar, por vários motivos, e comecei a procurar informação sobre o WP. Falta de apps foi a primeira coisa que vi sobre! Mas ficou cá um bichinho.... Fui vendo e analisando até que comprei um TMN A18. Fartei por completo passado um mês (com o tlm e o sistema) e comecei a procurar telemóveis com o WP. Htc, Samsung e Nokia. Mas sempre com um pé atrás....
Entretanto pensei, em vez de comprar posso tentar trocar. E por sorte a minha consegui trocar o raio do A18 por um Nokia 620!
Bom, foi amor à primeira vista!!!!
O sistema, o design do tlm e até a cor azul que tinha! Fabuloso mesmo! E claro que o WP "entranhou-se". Dai foi começar a ver o substituto perfeito e lá comprei o 640XL!
Melhor ainda! Até o raio do tamanho é perfeito pra mim, que não gostava de tlms grandes! E comprei tampas e capas e vidros temperados! eheheheh Nunca tinha feito isso!
Enfim. :)
Garantidamente que só o trocava pelo 950XL, mas infelizmente não pode ser!

E o raio do Wp entranhou-se de tal ordem, que o tempo que o 640XL teve de ir à reparação, infelizmente, voltei ao HTC e a um Samsung Note 1. Um caos... Acabei por comprar um Lumia 720 para ser substituto para estes momentos!
 
Começaste e acabaste (por enquanto) como eu. De um 620 para um 640 XL. :D

Também já mandei vir películas, capas, etc para o XL. De facto "entranha-se" de tal forma!
 
Xiii, o @nunyx ainda está vivo :lol: Julgava que já tinhas ido para a reforma de há tanto tempo que não vejo um post teu :P

Cingindo-me apenas à tua pergunta final, eu acho que não compensa. São telemóveis de transição. Modelos apresentados para mostrar o que se pode fazer com o Continuum e acabar com a Nokia de vez. Não sei quanto tempo passará até lançarem modelos novos depois dos 950, mas acho que compensa mais esperares por esses, do que investires já num 950. Entre comprares um 950 e manteres os actuais, não acredito que ganhes funcionalidades que compensem a sério em comparação aos modelos já existentes. Consigo compreender a ânsia de alguns em meter as mãos num telemóvel com Continuum (especialmente a malta que comprou o 930, 1520 e 830 assim que saíram), mas a minha opinião é que se espere.
 
@canhoto10 de facto raramente tenho escrito qualquer coisa. ;)

Obrigado pela resposta, eu de qualquer forma nunca compro um telemóvel novo sem ler algumas reviews completas, mas é um facto que é bem possível que não tirasse partido das vantagens do 950 com um mínimo de regularidade. Vou aguardar para ver. ;)
 
Ainda estou ressentido contigo por não me teres vendido a tampa laranja do 930 :D

A pessoa que ficou com ele não a quer vender? :P
 
Chiiii! Não estejas. :D Não fiquei com o contacto da pessoa. Ainda tens o 930? Independentemente de não dar para mim, continua a ser uma grande máquina. ;)
 
Thanx. ;)

O XL tem várias vantagens em relação ao 640. O ecrã em si não é só maior, mas é também melhor. A bateria tem mais capacidade. E as câmaras são bem superiores. Todas estas características reunidas não me deixaram dúvidas. :D

É essa a minha dúvida, L640 vs L640 XL... Um nada tem a ver com outro mas tou mais inclinado para o XL, é outra fruta!!!
 
Última edição:
Faltou colocares as maos num 830...

Ainda tentei comprar um antes de optar pelo 640 XL, mas o negócio não chegou a xconcretizar-se. :(

É essa a minha dúvida, L640 vs L640 XL... Um nada tem a ver com outro mas tou mais inclinado para o XL, é outra fruta!!!

Se o tamanho não te fizer diferença, o XL sem sombra de dúvida! ;) E colocando um ao lado do outro, o XL não é assim tão mais pesado nem maior.

Relativamente ao carregamento sem fios a mim dava me utilidade mas o preço que custa é muito elevado :S

É verdade. Eu usava bastante com o 930. Agora com o 1520 até nem muito. Deve ser uma questão de hábito que entretanto perdi. :P
 
Xiii, o @nunyx
Cingindo-me apenas à tua pergunta final, eu acho que não compensa. São telemóveis de transição. Modelos apresentados para mostrar o que se pode fazer com o Continuum e acabar com a Nokia de vez. Não sei quanto tempo passará até lançarem modelos novos depois dos 950, mas acho que compensa mais esperares por esses, do que investires já num 950. Entre comprares um 950 e manteres os actuais, não acredito que ganhes funcionalidades que compensem a sério em comparação aos modelos já existentes. Consigo compreender a ânsia de alguns em meter as mãos num telemóvel com Continuum (especialmente a malta que comprou o 930, 1520 e 830 assim que saíram), mas a minha opinião é que se espere.
Será que são assim tanto de transição? Os 640 são máquinas modestas (em termos de características de hardware) mas são bem fluídos e ainda vão aguentar o W10, ou seja, ainda vão andar cá para as curvas. Os futuros 950, ao que parece, vão acrescentar ainda uma máquina bem mais poderosa, um ecrã deslumbrante e uma super máquina fotográfica.

Quanto ao Continuum, acho que é uma ideia interessante mas não será assim revolucionário. Nos países desenvolvidos a maioria das pessoas que têm máquinas destas, também têm outros devices de ecrã maior. Em países em vias de desenvolvimento, em que muita gente só tem um equipamento, acredito que seja uma grande mais valia.
 
Já agora a pergunta, a baixa resolução para o tamanho do ecra do XL e é um problema? Tendo em conta que estou habitado a resolução do XL num ecra de 4.5 polegadas...

Ando inclinado para o 735 usado, que andam a preços apetecíveis.
 
Será que são assim tanto de transição? Os 640 são máquinas modestas (em termos de características de hardware) mas são bem fluídos e ainda vão aguentar o W10, ou seja, ainda vão andar cá para as curvas. Os futuros 950, ao que parece, vão acrescentar ainda uma máquina bem mais poderosa, um ecrã deslumbrante e uma super máquina fotográfica.

Quanto ao Continuum, acho que é uma ideia interessante mas não será assim revolucionário. Nos países desenvolvidos a maioria das pessoas que têm máquinas destas, também têm outros devices de ecrã maior. Em países em vias de desenvolvimento, em que muita gente só tem um equipamento, acredito que seja uma grande mais valia.

Sim, são. Podem ter hardware melhor, mas isso não quer dizer nada. São telemóveis ainda desenhados pela equipa da Nokia, são os últimos modelos. Mesmo a própria apresentação deles não teve a força que seria de esperar para novos topos de gama. O próprio Panos não estava particularmente entusiasmado ao apresentá-los era mais naquela "queriam dois novos topos de gama, aqui os têm". Descartou-se um pouco porque também não teve muito a ver com o desenvolvimento deles. O próximo a ser lançado a seguir aos 950 é que vai ser o telemóvel que acompanha a visão dele para os Surface.

Quanto ao Continuum, não é por a funcionalidade existir que os telemóveis deixam de ser de transição.
 
Eu não concordo minimamente que o 950/950 XL são smartphones de transição. São os topos de gama durante o próximo ano e ponto.
São uns belos de uns equipamentos, com características de topo.
 
Não é por serem topos de gama que deixam de ser telemóveis para entreter as massas enquanto o Panos Panay desenvolve o que tem a desenvolver. Eu não sou só eu a dizer. O Dan Rubino, que sabe mais disto do que qualquer um de nós também disse o mesmo. Ninguém disse que é um erro comprar um 950. Se se pode, que se compre e fica-se bem servido. Mas na minha óptica, o telemóvel que se vai querer ter, o telemóvel que foi desenvolvido com a mesma visão dos Surface, o telemóvel que é de facto um Microsoft é o que vem a seguir aos 950.

E calma lá com o "ponto" @Etnic_bOy. Nenhum de nós é dono completo da verdade para afirmar tudo tão categoricamente como se não houvesse espaço para rebate.
 
Última edição:
Eu neste momento sou user Android, com um Asus Zenfone 5 carregador de bugs e problemas de hardware que já vai na 4º garantia, hà 2 meses e tal sem ele, estou a ficar fartinho.

Comecei a procurar alternativas fiáveis, bem construidas e com um bom atendimento e começaram-me a falar do WP. Estava a pensar comprar um LG G3 ou G Flex 2 mas agora deparo-me com um Nokia 640 4G por pontos vodafone a 81€ que é uma pechincha no mínimo.

O meu maior medo é as apps, não ter o que vá precisar, ou os 8gb de Rom, quantos vêm livres no 640 sabes-me dizer? E a continuidade do mesmo, visto que pelo que vejo a adesão ao WP não é muita, será que a microsoft não o deixará cair se os resultados piorarem?

Outra coisa que ouvi dizer foi que as apps da Store são todas verificadas, ou seja não há o problema de andar na play store a ver comentários e classificações antes de instalar uma App com medo de ter malwares e afins. É verdade?

O 640 XL era melhor opção e com desconto estudante consigo-o por 215€, mas é bem mais que o dobro, não sei até que ponto compensa :S
 
O meu conselho é fazeres uma lista de apps que utilizas e não prescindes e ver se existem para WP. Tb aconselho a veres bem algumas funcionalidades do próprio sistema Android que usas e ver se estão disponíveis em WP (a tão falada personalização/ automatismos/etc)
Eu tb tinha alguma reticencias e acabei por mudar e ainda bem, "perde-se" em apps, ganha-se em tudo o resto!
Em relação ao telemóvel em si, sou suspeito, porque tenho o XL e não o trocava por nada (com a excepção dos novos 950).
Mas entre o normal e o xl, o xl tem um maior ecrã, melhores câmaras, maior autonomia e melhor construção. Já consegues comprar por 199€ aproximadamente.

O 8gb de rom, são suficientes para teres aplicações principais e o SD para jogos e fotos, musicas e afins. NUNCA tive nenhum aviso de falta espaço, nem com 130 apps instaladas!

A continuidade do mesmo.... Pois isso ninguém pode afirmar, mas calculo que ainda cá andará uns bons anos.

Daquilo que sei a loja tem pouco malware, mas tb não é de fiar cegamente.

É a minha opinião e vale o que vale, mas espero ter ajudado.

Edit: Vê tb para teres uma melhor ideia

https://forum.zwame.pt/threads/windows-phone-melhores-aplicacoes-gratuitas-avaliacao-e-pagas.645823/

https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-lumia-640-xl.894950/

https://forum.zwame.pt/threads/windows-phone-10-threshold.861763/

https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-lumia-640.903719/
 
Back
Topo