Abit F-I90HD "BIOS Checksum Error"

Kermit the frog

I quit My Job for Folding
Recebi ontem esta motherboard e desde logo que tive problemas com ela.
Ao colocar as duas dimms de memória, a motherboard simplesmente não dava imagem(estou a usar a gráfica onboard), caso usa-se apenas uma, não havia qualquer problema.
Passado isso, tive alguns problemas com outro hardware, mas nada relaccionado directamente com a motherboard.

Tive também um problema estranho que foi: depois de instalar o Ati Tray Tools, o windows reiniciva-me, nem deixava loadar os programas de startup...

Até que hoje, resolvi flashar a bios usando o programa da Abit, Flash Menu.
Saquei uma bios daqui: http://forum.uabit.com/showthread.php?t=125871&page=7 (bios 16), flashei e quando ele me pediu para reiniciar, obtive este erro: "BIOS Checksum Error".
Agora, nem sequer tenho imagem, não há boot nenhum...tá tipo "DEAD", mas apita... |:

Alguém sabe como resolver isto, sem ser por RMA? :S

Hey, I'm not the only person with this motherboard that has the reboot problem. I too have to use the switch on the power supply or pull the plug in order to get the system to reboot.

I've had two of these motherboards. The first one I got had BIOS version 12 on it. When I used the FlashMenu program to try to update it to version 16, it said everything was OK and that it needed to reboot. It actually started to reboot and then said something to the effect of "BIOS Checksum Error". I powered the machine off and after that, it never even came close to booting back up. I tried clearing the CMOS and a few other things. Didn't help. Ended up sending the board back with an RMA.

Got a new board. This one has version 14 of the BIOS on it. Same reboot problem. I'm not going to try to flash the BIOS however. This time I'm waiting on purchasing a BIOS chip with version 16 on it.

Hopefully that will solve the reboot problem and allow the FSB to run at 1333MHz. I will try to report back when I get the BIOS chip.

However, in the mean time, if anybody else has a similar experience it would be nice to hear from them. Also if Abit is listening and can confirm that this is a problem and also state whether or not it has been fixed or will be fixed, that would be great.

Problema semelhante ao meu...

se o chip for como o da minha.. podes tentar isto:

Arranjar outra board com um tipo de chip de BIOS igual ao teu (se este nao for soldado)

metes a nova bios numa disquete/pen e outra diquete com o programa para ires a ms dos

entras em ms-dos no segundo PC, entao agora, vais trocar, cuidadosamente os chips da BIOS, assim que estiver feito, flashas a BIOS 16.. quando tiver pronto desligas o PC, voltas a trocar os chips da BIOS.

voltas a por o chip que flashas te na board ABIT e vê se já está tudo como deve ser

se te aparecer as imagens, as vezes custa devido ao servidor, podes ver o exemplo aqui: http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=106563

Rullas dude :D

Por acaso, quando comprei a mobo(ontem), comprei-a com mais um amigo...sendo assim, acho que me safo :D. eheheh

Só uma questão, entro em MS-DOS no outro PC e só depois é que troco o chip da BIOS, estando com o computador ligado???? o_O'

(btw, sacar o chip da bios, dá com um pinça normal, certo?)

Só uma questão, entro em MS-DOS no outro PC e só depois é que troco o chip da BIOS, estando com o computador ligado???? o_O'

Sim.

Se o chip não estivesse lá quando o ligasses, onde é que ia buscar a informação da BIOS?

Se o desligares depois do boot, como é que flashas?

(btw, sacar o chip da bios, dá com um pinça normal, certo?)

Isso é capaz de arranhar as arestas do empacotamento do chip. Mas em princípio deve dar.

Sim.

Se o chip não estivesse lá quando o ligasses, onde é que ia buscar a informação da BIOS?

Se o desligares depois do boot, como é que flashas?

Isso é capaz de arranhar as arestas do empacotamento do chip. Mas em princípio deve dar.

Correcto...realmente é parvoíce...mas faz-me confusão estar a tirar (desligar) um componente da motherboard, com ela a trabalhar...e substituí-lo por outro.

Eu já vi que há umas "pinças" especiais, mas infelizmente não possuo nada disso...
O que me aconselhas, sem ser uma pinça normal :X ?

Obrigado

Eu já vi que há umas "pinças" especiais, mas infelizmente não possuo nada disso...
O que me aconselhas, sem ser uma pinça normal :X ?

Uma pinça especial? :D

Acho que precisa de ter pontas redondas e agarrar bem (ter umas saliências para não escorregar...ou não).

Vendo isto, dá para ter uma ideia de onde e como tem que se fazer para remover o chip:
Pinca%20para%20extrair%20PLCC.jpg

Não tens por aí instrumentos que possam fazer o mesmo? Penso que aquilo tenha que ser extraído usando os espaços na diagonal.

Última edição:
Devido a hora, nao consigo ler tudo com atençao :D
Não dá para flashares a bios com um diskete ou usb na bios?
Isso deve ser bios corrupta. Já arranjei uma assim.

não porque a board não arranca :p
por isso a ideia é passar o chip para outra board e flashar lá...

é algo simples de fazer

o mais complicado está no engenho :D
pah mas somos TUGAS ou não? tuga que se prese arranja sempre ferramenta :D

nem que seja o tipico palito :205:

agora mais a sério, tenta com algo de metal, fino, não sei se a ponta de uma chave de fendas das pequenas, e tentar exercer uma força na diagonal.. mas com cuidado claro está

BTW, achei a mesma thread mas com as fotos:
http://www.thetechrepository.com/showthread.php?t=19

A parte que nos interessa:

Next, we're going to remove the CMOS (BIOS) chip and hotflash it in another board so that we can post with our Conroe. Now, if you have a different Intel LGA775 CPU that you can use to flash then you can skip this step. I find this is one of them more frequently asked questions though ("How do I hotflash?"). Those that just got a Conroe and this MB will be disappointed when they can't POST because none of the Asus shipping BIOS' are Core2 Duo compatable.

First, pop the CMOS chip out using a tiny flat-head screwdriver.

attachment.php

You are going to need two disk prepared. One will be a standard Windows boot disk:

(1) Put in the blank disk to be formatted in the floppy drive and start Windows Explorer.
(2) Expand the tree on the left and right click on the "(A:\" drive or whatever corresponds to your floppy drive.
(3) Select "Format..." from the menu.
(4) Check "Quick Format" and "Create an MS-DOS startup disk"
(5) Click Start.
(6) When completed you now have a boot disk that will allow you to boot to a psuedo-DOS prompt instead of Windows.

The second will contain 3 files. Nothing more is needed. (This disk cannot be bootable as it will not fit all the files needed to flash if it is.)
AFUDOS.EXE - Asus Flash Utility
P5WDH.ROM - Asus P5W DH Deluxe BIOS 0078 (this is the BIOS that I recommend)
FLASH.BAT - A simple batch file that I have written for flashing

attachment.php

Now we have everything we need. Except for another computer. By definition you need a second system if you are going to hotflash for a board that you can't boot or would otherwise need to remove a CPU from another system for booting. I'm too lazy to take apart another system just to get the CPU to flash in the P5W DH, that's why I choose to do it this way. Much quicker in the long run.

Now, boot the operating system with the boot disk we just created. When you're at the DOS prompt.....take the CMOS chip out of the running system. Yep, that's right. Use that same small screw driver to pop it right out. Be careful not to contact any other conductive surface on the rubbing MB. Now, put in the CMOS you want to update. Finally, exchange disks for the floppy containing the flash code and type "flash" and the promp and press [Enter]. You should now be flashing. Let it finish and then shutdown the operating computer. You are now free to swap the CMOS chips returning each to it's rightful place. You may need to reset the BIOS in the flashing system as the NVRAM tables get jumbled during the flash. Don't worry, nothing permanent has been changed. Note that this procedure only works if the host BIOS is of the same size as the target flash chip. In this case 8Mbit. I recommend you use another current generation Asus board if at all possible.

Once you return the CMOS chip to the P5W DH you should now clear the CMOS manually. First remove the battery, then move the jumper as shown below. Leave it for a minute just to be sure. Don't forget to return the jumper to the original position, then install the battery back into the MB.

Bem mais uma vez, obrigado a todos em especial ao Romani48...

Já consegui pôr isto a funcar XD...de volta à vida :D.
Agora segue-se a configuração do media center.

Bem, resolvido um problema, novamente outro (é preciso ter galo...nunca um pc me deu tanto trabalho...devo tar a ficar muita fraquinho nisto).

Em conjunto com F-I90HD, tou com um E2160, umas 2x1Gb Geil Black Dragon 6400 e uma LCPower 420watts...
Agora o problema é que inicialmente tive um kit destas mesmas memórias, em que com uma memória o sistema bootava, com duas (dual channel, ou não), já não aparecia imagem nenhuma no ecran.

Hoje resolvi ir buscar mais um material e trocá-las, pois pensei que fosse problema das memórias...acontece que trouxe um kit igualzinho e o problema é o mesmo, com uma agravante. Só com uma memória boota, mas passado um tempo reinicia... :S

Alguém sabe o porquê disto? :S

Cumprimentos.

Força o Command Rate a 2T e os timings a 5-5-5-15.

Qual é a tensão original das memórias? E se calhar tens que subir a do Northbridge, por estares a usar DDR2-800.

O chipset não é o 650i da NVIDIA?

Bem consegui pôr uma a funcar como disseste...já duas, é impossível mesmo...isso do Command Rate nem sequer encontrei...
Achas que deva alterar a voltagem do northbridge? Para quanto?

deves ter la o command rate.. vista de olhos no manual...
se nao.. relaxa os timmings.. se der.. precisam e de voltagem nas rams.. ou mesmo no northbridge

ftp://ftp.abitshop.com/pub//manual/english/fatal1ty-f-i90hd.zip

Pág. 16:
"This motherboard does not support DDR2 memory modules of X4 device
width."

Será por causa disto? Nem sei o que significa, mas...

Pág. 26:
O que é que tens em DRAM Spec. e a partir de Voltagem Control?

Eu poria as memórias no mínimo possível; não sei qual é o CPU mas 1.30/1.35 deve chegar para o default de qualquer um; 2.0V nas memórias (não deveria ser preciso tanto, é só para prevenir alguma instabilidade que possa advir da falta de tensão) e NB a 1.800V devia chegar, mas podes experimentar o nível seguinte (que nem diz no manual qual(ais) são...).

Espero que o problema advenha de alguma destas coisas.

Back