1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Abit F-I90HD "BIOS Checksum Error"

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Kermit the frog, 23 de Dezembro de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 2340)

1. Kermit the frog

Kermit the frog I quit My Job for Folding

Recebi ontem esta motherboard e desde logo que tive problemas com ela.
    Ao colocar as duas dimms de memória, a motherboard simplesmente não dava imagem(estou a usar a gráfica onboard), caso usa-se apenas uma, não havia qualquer problema.
    Passado isso, tive alguns problemas com outro hardware, mas nada relaccionado directamente com a motherboard.

Tive também um problema estranho que foi: depois de instalar o Ati Tray Tools, o windows reiniciva-me, nem deixava loadar os programas de startup...

Até que hoje, resolvi flashar a bios usando o programa da Abit, Flash Menu.
    Saquei uma bios daqui: http://forum.uabit.com/showthread.php?t=125871&page=7 (bios 16), flashei e quando ele me pediu para reiniciar, obtive este erro: "BIOS Checksum Error".
    Agora, nem sequer tenho imagem, não há boot nenhum...tá tipo "DEAD", mas apita... |:

Alguém sabe como resolver isto, sem ser por RMA? :S

Problema semelhante ao meu...

2. Romani48

Romani48 Power Member

se o chip for como o da minha.. podes tentar isto:

Arranjar outra board com um tipo de chip de BIOS igual ao teu (se este nao for soldado)

metes a nova bios numa disquete/pen e outra diquete com o programa para ires a ms dos

entras em ms-dos no segundo PC, entao agora, vais trocar, cuidadosamente os chips da BIOS, assim que estiver feito, flashas a BIOS 16.. quando tiver pronto desligas o PC, voltas a trocar os chips da BIOS.

voltas a por o chip que flashas te na board ABIT e vê se já está tudo como deve ser

se te aparecer as imagens, as vezes custa devido ao servidor, podes ver o exemplo aqui: http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=106563

3. Kermit the frog

Rullas dude :D

Por acaso, quando comprei a mobo(ontem), comprei-a com mais um amigo...sendo assim, acho que me safo :D. eheheh

Só uma questão, entro em MS-DOS no outro PC e só depois é que troco o chip da BIOS, estando com o computador ligado???? o_O'

(btw, sacar o chip da bios, dá com um pinça normal, certo?)

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Sim.

Se o chip não estivesse lá quando o ligasses, onde é que ia buscar a informação da BIOS?

Se o desligares depois do boot, como é que flashas?

Isso é capaz de arranhar as arestas do empacotamento do chip. Mas em princípio deve dar.

5. Kermit the frog

Correcto...realmente é parvoíce...mas faz-me confusão estar a tirar (desligar) um componente da motherboard, com ela a trabalhar...e substituí-lo por outro.

Eu já vi que há umas "pinças" especiais, mas infelizmente não possuo nada disso...
    O que me aconselhas, sem ser uma pinça normal :X ?

Obrigado

6. fr0st

fr0st Power Member

Aconselham-me a comprar essa board? É que estou seriamente a pensar, pois tem suporte 16GB de RAM.

7. Romani48

Romani48 Power Member

sim pelo o que vi dela é uma boa board.. pena que as vezes estes problemas ocorram

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Uma pinça especial? :D

Acho que precisa de ter pontas redondas e agarrar bem (ter umas saliências para não escorregar...ou não).

Vendo isto, dá para ter uma ideia de onde e como tem que se fazer para remover o chip:

Não tens por aí instrumentos que possam fazer o mesmo? Penso que aquilo tenha que ser extraído usando os espaços na diagonal.

Última edição: 23 de Dezembro de 2007
  9. Kermit the frog

Exacto, era dessa pinça que falava :).
    Vou ver se engenho algo cá por casa...

Thx

10. FedoraCore6

FedoraCore6 Power Member

Devido a hora, nao consigo ler tudo com atençao :D
    Não dá para flashares a bios com um diskete ou usb na bios?
    Isso deve ser bios corrupta. Já arranjei uma assim.

11. Romani48

Romani48 Power Member

não porque a board não arranca :p
    por isso a ideia é passar o chip para outra board e flashar lá...

é algo simples de fazer

o mais complicado está no engenho :D
    pah mas somos TUGAS ou não? tuga que se prese arranja sempre ferramenta :D

nem que seja o tipico palito :205:

agora mais a sério, tenta com algo de metal, fino, não sei se a ponta de uma chave de fendas das pequenas, e tentar exercer uma força na diagonal.. mas com cuidado claro está

BTW, achei a mesma thread mas com as fotos:
    http://www.thetechrepository.com/showthread.php?t=19

A parte que nos interessa:

12. Kermit the frog

Romani48 > ALL!!!

Mais uma vez, muito obrigado, a ver se salvo esta porcaria...
    O mais engraçado é que o "flash" até parecia que tinha corrido bem ^^.

13. Kermit the frog

Bem mais uma vez, obrigado a todos em especial ao Romani48...

Já consegui pôr isto a funcar XD...de volta à vida :D.
    Agora segue-se a configuração do media center.

14. Romani48

Romani48 Power Member

isso é o que se quer.. uma caixa bonitinha, uma placa de som jeitosa, um LCD bonito e um set de colunas 5* e tas ai com um home cinema a bombar :D

15. Kermit the frog

Bem, resolvido um problema, novamente outro (é preciso ter galo...nunca um pc me deu tanto trabalho...devo tar a ficar muita fraquinho nisto).

Em conjunto com F-I90HD, tou com um E2160, umas 2x1Gb Geil Black Dragon 6400 e uma LCPower 420watts...
    Agora o problema é que inicialmente tive um kit destas mesmas memórias, em que com uma memória o sistema bootava, com duas (dual channel, ou não), já não aparecia imagem nenhuma no ecran.

Hoje resolvi ir buscar mais um material e trocá-las, pois pensei que fosse problema das memórias...acontece que trouxe um kit igualzinho e o problema é o mesmo, com uma agravante. Só com uma memória boota, mas passado um tempo reinicia... :S

Alguém sabe o porquê disto? :S

Cumprimentos.

16. WindWalker

WindWalker Power Member

Força o Command Rate a 2T e os timings a 5-5-5-15.

Qual é a tensão original das memórias? E se calhar tens que subir a do Northbridge, por estares a usar DDR2-800.

O chipset não é o 650i da NVIDIA?

17. Kermit the frog

Não, é o Xpress 1250.

Tensão 2.0.

Vou agora experimentar o que disseste...mais alguma coisa?
    Tou bastante frustrado :(.

18. Kermit the frog

Bem consegui pôr uma a funcar como disseste...já duas, é impossível mesmo...isso do Command Rate nem sequer encontrei...
    Achas que deva alterar a voltagem do northbridge? Para quanto?

19. Romani48

Romani48 Power Member

deves ter la o command rate.. vista de olhos no manual...
    se nao.. relaxa os timmings.. se der.. precisam e de voltagem nas rams.. ou mesmo no northbridge

20. WindWalker

WindWalker Power Member

ftp://ftp.abitshop.com/pub//manual/english/fatal1ty-f-i90hd.zip

Pág. 16:
    "This motherboard does not support DDR2 memory modules of X4 device
    width."

Será por causa disto? Nem sei o que significa, mas...

Pág. 26:
    O que é que tens em DRAM Spec. e a partir de Voltagem Control?

Eu poria as memórias no mínimo possível; não sei qual é o CPU mas 1.30/1.35 deve chegar para o default de qualquer um; 2.0V nas memórias (não deveria ser preciso tanto, é só para prevenir alguma instabilidade que possa advir da falta de tensão) e NB a 1.800V devia chegar, mas podes experimentar o nível seguinte (que nem diz no manual qual(ais) são...).

Espero que o problema advenha de alguma destas coisas.

Partilhar esta Página