Abrir uma L@N

djgavva

Membro
Olá a todos, estou a pensar seriamente em abrir um negócio por conta própria e que tenha gosto pelo negócio, eu gosto de Informática e acho que ter uma loja de venda com produtos de informatica juntamente com uma lan acho que seria um bom negócio?Estou a pensar em avançar com este projecto para a frente, na cidade da Mealhada que é o meu concelho , onde não se encontra nenhuma L@N para o publico?Vocês acham que as L@n ainda tem futuro, e que é um negócio rentavél?Sei que não se tem lucro nos primeiros anos, mas também se não tiver prejuízo já não é mau.
O que vocês acham?Preciso de opinião de pessoas conhecedoras do assunto.
 
actualmente ja toda a gente tem internet, e o que antigamente so se fazia nas lans, hoje em dia faz-se diariamente na comodidade do lar ou ate numa explanada com um portatil...
 
O conhecimento que tenho é como frequentador de Lan-house, era cliente assiduo até colocar internet em casa. Basicamente, o que precisas é de computadores, jogos dentro do género de Counter-Strike, Day of Defeat, World of Warcraft e outros que tais, bons preços por hora e um ambiente saudável. A Lan-house que frequentei estava sempre cheia, mas mesmo assim era possivel estar lá dentro a navegar na internet ou a jogar sem chatices. Já outra Lan-house onde só fui uma vez e não mais voltei estava meio composta, mas com pessoal de mau aspecto.

Um ponto importante: a localização. Se conseguires abrir uma loja perto de uma escola, é a cereja no topo do bolo.

Os contras: a burocracia, tens que ter licenças para tudo e mais alguma coisa, tens que pagar taxas consoante o numero de computadores, jogos, etc... no primeiro ano, esquece o lucro, não vai haver nenhum e o que ganhares é para pagar as despesas. Convém adquirires um bom programa de gestão de redes, para que os clientes não façam porcaria a partir do seu posto.

Ah, e não deixes menores de 16 anos jogarem na tua loja. Uma outra aqui perto da minha casa teve que fechar portas depois dos pais fazerem queixa porque o proprietário deixava miudos com menos de 16 anos jogarem na sua loja.
 
As lans ainda podem dar lucro, mas acho que não compensa o trabalho que vais ter...
Antigamente, com as nets fracas e poucos servidores online fazia com que se procurasse as lans para jogarem com muitos jogadores, hoje em dia com as ligações que há isso já não compensa.

Não conheço propriamente esse concelho, se fosse onde houvesse muito turismo, diria que era possível ter lucro devido ao acesso à internet, no entanto com a expansão da net móvel, dentro de alguns anos deixavas de lucrar com os turistas... No entanto, em zonas de grande densidade há sempre clientes, não parece que seja este o caso.

Uma solução é inovar, um espaço amplo com vários divertimentos, uma pequena pista de bowling, uma zona de snooker, uma zona de mini concertos/bar, uma zona de máquinas de jogos e outra zona de computadores, mas isto já exige um grande investimento, podes começar de pouco a pouco, mas teres um espaço onde possam conversar não muito longe das mesas de snooker pode ser muito bom.

Para chamares mais pessoas, podes fazer uma parceria com um clan reconhecido em Portugal, geralmente chama mais pessoas a jogar, criar torneios com eles, lançar prémios, etc.

Acho que a loja não é muito bem pensado, já existe lojas a mais em Portugal, se não tiveres suporte técnico, não tiveres um stock razóavel, etc, não passará de ser mais uma destinada ao fracasso, a não ser que as pessoas daí não gostem de comprar pela internet e tenham poucos sitios onde comprar material informático, mas sempre podes fazer promoções, por exemplo packs gaming e coisas do género.

Algo que tem resultado é o aluguer de um servidor na web, geralmente de cs1.6 ou source, e desta forma podem ir à lan e podem jogar em casa e podem ir-se criando amizades e deste modo em torneios e não só, tens sempre pessoas garantidas pelas amizades que se criam.
 
pois o meu medo é esse, porque as lans hoje em dia são muito batidas, mas aqui na zona da mealhada nao existe nenhuma lan, a mais perto é em coimbra ou na zona de anadia para cima, é a uma distância de 15 kms...Não tem muito turismo, a zona de Mealhada não tem muitos turistas, só no concelho do Luso, por causa do Buçaco.Pois e se fosse era ao pé de uma escola, mas tinha que respeitar os 300 metros de distância, mas ia fazer perto da Escola Secundária.
Se na Sexta feira calhar me o Euro Milhões
Uma solução é inovar, um espaço amplo com vários divertimentos, uma pequena pista de bowling, uma zona de snooker, uma zona de mini concertos/bar, uma zona de máquinas de jogos e outra zona de computadores, mas isto já exige um grande investimento, podes começar de pouco a pouco, mas teres um espaço onde possam conversar não muito longe das mesas de snooker pode ser muito bom.
Esta ideia é muito bom é pena eu não ser milionário. Mas é uma ideia muito boa e além disso muito diferente.
 
Só para dar aqui uma achega, as LANs pedem uma data de licenças porque supostamente sao casas de jogo e dai pagam mais, mas se avançares com um processo a dizer que tal nao é verdade ganhas a causa porque um computador nao é uma maquina de jogo visto que o que está estipulado que seja uma maquina de jogo é algo que se paga para iniciar a jogada e consoante o desempenho da pessoa vai-se tendo mais ou menos tempo para jogar por ex um jogo de corridas em que tu poes uma moeda de 50 e se passares os checkpoints ganhas mais tempo se nao passares perdes. Digo isto só para avisar as pessoas para nao serem levadas pela maquina do estado :p
 
Como és da Mealhada és daqui de perto de Coimbra e mesmo aqui digo-te, e posso estar enganado, que todas as LAN houses que conhecia já fecharam.

Até as pequenas lojas de informática que antes tinham grande público, muitas delas tiveram de encerrar portas.

Isso dos 300 metros que dizes em relação a jogos, penso que até seja mais distância porque conheço gente que teve que tirar as tais máquinas de 0.50€ de cafés e afins que ficavam perto de estabelecimentos de ensino.

Como já te disseram, com a banda larga massificada, com a proliferação de servidores online, uma LAN house não era um negócio onde eu investisse o meu dinheiro.
 
LAN´s já n dão dinheiro, tive aberta uma ha bastante poco tempo! Opah cobrias despesas mas lucro n é muito... Toda a gente tem Internet em casa. No entanto acho que se tiveres um bom espaço com um pekeno bar talvez te safes pois as pessoas juntam um sitio onde possam estar sucessegadas e a jogar nas maquinas.
 
Back
Topo