Aceder a um servidor MySQL online.

nunopicado

Power Member
Boas pessoal...

Tenho no alojamento do site uma base de dados MySQL, à qual queria aceder localmente no PC a partir de um software de correio (hMailServer).

Alguém me sabe dizer genericamente quais os dados a colocar no software? Ele pede o seguinte:

Endereço:
Porta:
Nome da base de dados:
username:
password:

Os três ultimos imagino que seja o que eu uso no cPanel (certo)?
A porta, ele coloca como default a 3306.

O endereço, tentei usando o dominio do site, mas nada feito... Dá erro...


Alguma ideia?

Obrigado
Nuno Picado
 
Boas pessoal...

Tenho no alojamento do site uma base de dados MySQL, à qual queria aceder localmente no PC a partir de um software de correio (hMailServer).

Alguém me sabe dizer genericamente quais os dados a colocar no software? Ele pede o seguinte:

Endereço:
Porta:
Nome da base de dados:
username:
password:

Os três ultimos imagino que seja o que eu uso no cPanel (certo)?
A porta, ele coloca como default a 3306.

O endereço, tentei usando o dominio do site, mas nada feito... Dá erro...


Alguma ideia?

Obrigado
Nuno Picado

Mesmo tendo SQL's no teu dominio tens que ir ao cpanel criar-las
ou seja entras no cpanel do teu dominio ex:
www.<_O_TEU_DOMINIO>/cpanel
e depois tens ai vários menus, onde um deles é para criar a base de dados.

depois da maneira como eu sei criar bases de dados nessas SQL's, fazes os seguintes passos:
- Crias uma base de dados
- Crias um utilizador para a base de dados com todos os privilégios e com uma password
- associas o utilizador à base de dados.

Não te esqueças de apontar a informação para preencheres no programa que queres.
- nome da base de dados que deve ser qualquer coisa como (salvo erro) <_O_TEU_USERNAME_DO_CPANEL>_<_O_NOME_QUE_DESTE_A_SQL>
- nome do utilizador com todos privilégios
<_O_TEU_USERNAME_DO_CPANEL>_<_O_NOME_QUE_DESTE_AO_UTILIZADOR>
Por exemplo, imagina que eras o dono do dominio XPTO.PT e o user para acederes ao dominio era userxpto, e davas o nome à base de dados de maria e ao utilizador manuel, o nome da SQL final seria userxpto_maria e o utilizador da sql seria userxpto_manuel
- para o Hostname/endereço é o IP do teu servidor do dominio, que podes ver no Cpanel, acho que o dominio tambem dá mas não tenho a certeza.
- para a porta tenta a porta 80 ou 20 ou 21 ou não metas nada mesmo, aqui não te posso ajudar sorry!

Atenção :002: eu não sou nenhum expert na matéria, mas esses eram os dados que eu tentaria meter, mas normalmente os servidores de dominio tem umas seguranças muito complicadas(leia-se que eu não percebo) e acho que ele não te vai deixar aceder À SQL atravez do PC de casa com outro programa, por isso é-te pedido essa opção "porta", ou seja o administrador do servidor do dominio, terá à prióri que te abrir uma porta na firewall para usares esse programa, mas tambem não tenho a certeza.

Boa Sorte!
 
Boas

Obrigado pela resposta...


Parece que acertaste no ponto... :) A sugestão que deste era o que eu estava a tentar sem sucesso, usando a porta default (3306). E não estava a dar.

Entretanto falei com o administrador do dominio e ele disse-me que aquele servidor não tem porta aberta para o MySQL, pelo que só pode ser usado por scripts alojados no proprio servidor...

Abraço, e de qualquer forma, obrigado
Nuno Picado
 
Back
Topo