Dúvidas Acess Point ou Smart Home Mesh?

megabbyte

Power Member
Boa noite.
Tenho o router Thomson da Meo na Sala, e aconteceu que no escritório passei um cabo e tenho o pc ligado direto, mas acontece que o sinal wifi é muito limitado.. Precisava de aumentar a força do Sinal no escritório.
Que me aconselham, comprar uma Acess Point e colocar direto no escritorio, ou comprar um Smart Home Mesh?

Só preciso mesmo de Wifi com mais intensidade para o escritório, visto que no resto da casa tenho sinal relativamente bom.. Mas estou na duvida qual equipamento comprar.. Tenho ideia que o Mesh é com objetivo de ligar mais equipamentos certo? Mas nao queria comprar um acess point fraco, queria uma coisa jeitosa..

Andei a ver este: Router Asus Lyra Mini MAP-AC1300 Wi-Fi Mesh AC1300 Dual-Band

Ou iria para um Range Extender, e colocava no meio da casa.. que acham ser melhor opçao?
 
Última edição:
Viva @megabbyte, no teu caso compraria um router e colocava-o em modo AP (Access Point).

Deste modo expandes o sinal wireless e ficas com 4 portas disponíveis para ligares equipamentos, incluindo o teu PC.

Para mim isso de router's mesh é uma "anedota"!

Esse tipo de equipamentos foram feitos para quem não percebe nada do assunto!

Se comprares um segundo router e deres o mesmo nome da rede e a respetiva password, já tens uma rede mesh e poupas dezenas de €, em relação a um equipamento pré-concebido.

Qualquer device hoje em dia, já faz muito bem a gestão, de se ligar ao equipamento(router/AP) com o sinal mais forte!

Posteriormente pensaria em substituir o router da meo, por um equipamento mais sofisticado.
 
Viva @megabbyte, no teu caso compraria um router e colocava-o em modo AP (Access Point).

Deste modo expandes o sinal wireless e ficas com 4 portas disponíveis para ligares equipamentos, incluindo o teu PC.

Para mim isso de router's mesh é uma "anedota"!

Esse tipo de equipamentos foram feitos para quem não percebe nada do assunto!

Se comprares um segundo router e deres o mesmo nome da rede e a respetiva password, já tens uma rede mesh e poupas dezenas de €, em relação a um equipamento pré-concebido.

Qualquer device hoje em dia, já faz muito bem a gestão, de se ligar ao equipamento(router/AP) com o sinal mais forte!

Posteriormente pensaria em substituir o router da meo, por um equipamento mais sofisticado.
Obrigado pelo conselho..

Por acaso tenho um switch no escritorio, e deixaria de usar para meter o router.
Quanto a redes com o mesmo nome, confesso que nao gosto, pois depois nao sei a qual delas estou ligado, e por vezes os telemoveis demoram a gerir, e fico ligado à rede inferior. Fiz o teste hoje, e na transiçao da sala para o escritorio, ele manteve-se ligado à rede da sala, e depois manteve-se ligado lá com rede inferior. Só depois é que passou para o escritorio.. Com nomes diferentes, faz o mesmo, mas assim consigo ver onde está ligado..
Estava a ver uma destas duas soluções:

Router Asus Wireless AC1200 RT-AC1200G+ Dual-Band Gigabit 56.90€
ou
Range Extender D-Link Wireless AC1200 Dual Band
DAP-1620 35€

A solução dois é mais em conta..
 
Obrigado pelo conselho..

Por acaso tenho um switch no escritorio, e deixaria de usar para meter o router.
Quanto a redes com o mesmo nome, confesso que nao gosto, pois depois nao sei a qual delas estou ligado, e por vezes os telemoveis demoram a gerir, e fico ligado à rede inferior. Fiz o teste hoje, e na transiçao da sala para o escritorio, ele manteve-se ligado à rede da sala, e depois manteve-se ligado lá com rede inferior. Só depois é que passou para o escritorio.. Com nomes diferentes, faz o mesmo, mas assim consigo ver onde está ligado..
Estava a ver uma destas duas soluções:

Router Asus Wireless AC1200 RT-AC1200G+ Dual-Band Gigabit 56.90€
ou
Range Extender D-Link Wireless AC1200 Dual Band
DAP-1620 35€

A solução dois é mais em conta..


Estranho o teu equipamento não estar a fazer bem essa gestão.

Tenho configurado em vários amigos/familiares e até ao momento estão bastante satisfeitos.

Quanto aos equipamentos, eu optaria mesmo por um router como por exemplo o que referis-te que para o preço é bastante bom.

Já agora, qual a velocidade da tua Internet?

Em relação ao range extender, o mesmo irá apenas expandir o sinal que está a receber. Se o colocares no escritório e o sinal é fraco, o mesmo irá expandir esse mesmo sinal fraco e não terás melhorias. Poderás é colocar num ponto intermédio da tua casa.

Em suma, eu optava por adquirir um router e colocaria-o em modo AP.
 
Estranho o teu equipamento não estar a fazer bem essa gestão.

Tenho configurado em vários amigos/familiares e até ao momento estão bastante satisfeitos.

Quanto aos equipamentos, eu optaria mesmo por um router como por exemplo o que referis-te que para o preço é bastante bom.

Já agora, qual a velocidade da tua Internet?

Em relação ao range extender, o mesmo irá apenas expandir o sinal que está a receber. Se o colocares no escritório e o sinal é fraco, o mesmo irá expandir esse mesmo sinal fraco e não terás melhorias. Poderás é colocar num ponto intermédio da tua casa.

Em suma, eu optava por adquirir um router e colocaria-o em modo AP.
Eu tenho rede no escritorio.. ou seja, o extender esta ligado por cabo.. mas nao gostei mt do alcance.. nao sei se é por estar com as antenas na vertical.. Mas testei na horizontal, e o sinal wifi no escritorio é maximo, mas no quarto ao lado quebra, já o router thomson da meo, tem muito bom alcance. Tenho Fibra 200/100.
Quanto à gestao, tentei varias maneiras, tanto de meter o mesmo nome da rede, como meter tambem redes diferentes.. E por vezes estou ligado a uma rede, que nao sei se esta no da sala ou no extender.. Mas vou trocar o extender pelo router, porque assim tambem desligo o swtich que nao faz sentido.
 
Para resolver esse problema talvez uma mesh em condições resolveria o problema e, além de aumentar a qualidade no escritório, vai melhorar no resto da habitação. No entanto é uma solução mais cara.

Range extenders na minha experiência às vezes também resolvem, mas aí uso sempre extensores com provas dadas, tipo ubiquity.

Visto que o resto da habitação já tem bom sinal, recomendo a colocação de um kit powerline, um no router e outro no escritório. Já há powerlines com Wifi a custar 1/3 de kits mesh. Com 50 euros já se compra um kit power line básico.
 
Última edição:
Powerline!? Então se ele tem cabo de rede passado!?

Para forçar o desligar do AP mais longínquo, recomendo baixar a potência dos AP's. E as antenas, caso as tenha, colocá-las a formarem angulos de 90º entre si.
 
Só queria referir que colocar um 2º router como AP e apenas configurar o SSID e password igual ao do 1º router não faz com que tenhas "uma rede mesh". Aliás, os problemas descritos pelo @megabbyte são demonstrativos dos típicos problemas que uma solução dessas acarrecta.
Por favor não passem informação que não corresponde à realidade.

Mesh Network é muito mais do que facilitar o processo de instalação e configuração.
Dito isso, concordo que os preços são em geral algo caros e nem sempre serão a solução que em termos de custo/benefício seja a mais vantajosa. Se bem que existem sistemas de qualidade com 2-3 terminais que não sendo topo de gama têm excelente performance sem fugir muito do custo de um router tradicional de qualidade (80€, por aí).

No caso, acho que se tem cabo no escritório, powerline não faz sentido.
Ou está disposto a investir em mesh ou colocava um AP no sítio, mas sempre com SSID distinta da rede original.
 
Última edição:
Para mim isso de router's mesh é uma "anedota"!

Não podia estar mais em desacordo. Podes ver a discussão neste tópico e o feedback das pessoas: https://forum.zwame.pt/threads/novo-mesh-router-netgear-orbi-rbk50-100pes.978046/

Infelizmente o Netgear Orbi RBK50 que é o modelo que posso falar está, não faço ideia porquesuper inflacionado. Comprei a 250€ e agora custa mais 75€. Mas o que eles fazem é pura magia negra.A ideia de em routers normais colocar o mesmo SSID e afins é boa mas não resulta. Os extenders reduzem em metade a largura de banda. Nada disso acontece com Mesh.
 
Não podia estar mais em desacordo. Podes ver a discussão neste tópico e o feedback das pessoas: https://forum.zwame.pt/threads/novo-mesh-router-netgear-orbi-rbk50-100pes.978046/

Infelizmente o Netgear Orbi RBK50 que é o modelo que posso falar está, não faço ideia porquesuper inflacionado. Comprei a 250€ e agora custa mais 75€. Mas o que eles fazem é pura magia negra.A ideia de em routers normais colocar o mesmo SSID e afins é boa mas não resulta. Os extenders reduzem em metade a largura de banda. Nada disso acontece com Mesh.

Cada um tem a sua ideia e respeito a tua!

Quando me refiro a "anedota" é mais no preço pretendido do que propriamente o produto em si.

Apenas posso dar o meu feedback com base em algumas instalações que fiz a amigos/familiares como tinha referido!

Concordo que esse tipo de equipamentos, possa ser muito bom (e pelo preço têm de ser mesmo), mas para muita gente esse tipo de preço é proibitivo ou mesmo que tenham disponibilidade (€€), não estão para isso...

De acordo com os meus testes e com os devices que atualmente estão no mercado, os mesmos fazem a gestão de se ligar ao equipamento com maior força de sinal muito bem, e até agora, às pessoas que fiz este tipo de setup estão bastante contentes com o resultado e para o efeito que pretendiam está a operar muito bem. E por um 1/4 ou 1/5 do preço têm o que pretendiam (ter cobertura total na sua casa e não estarem preocupadas a ligar manualmente à rede com maior força de sinal).

Também te posso dar o exemplo de marcas como por exemplo a ASUS que está a comercializar bundles de routers que já existiam à anos no mercado, lançaram "apenas" um novo firmware para que os mesmos replicassem as mesmas configs entre si para criar uma rede mesh.

É claro que uma rede mesh tem características únicas que as diferenciam entre os restantes, mas o ponto a que quero chegar é que a maioria das pessoas não está disposta para este tipo de investimento e esta na minha opinião será a melhor solução low cost que certamente existirá.

Agora como referis-te e bem, quem está disposto a fazer esse tipo de investimento, certamente ficará com um produto bem mais conseguido para esse efeito.
 
No final estamos os dois de acordo. Eu confesso que tenho dificuldade em ver pessoas que compram smartphones topo de gama e usam para o básico. Acho interessante o pessoal "poupar" para resolver o problema do WiFi. Tem fibra 100/100 sem problema mas depois o WiFi funciona numa divisão. Mas adiante.
No final, as soluções Mesh vão-se democratizar e não têm as desvantagens dos setups que tens feitos que também funcionam no final.

Como disse, os preços estão acima do que deviam. O Netgear está mesmo inflacionado. Falei nele apenas porque é o que conheço. Mas desde ai há mais variedade e os preços já não são proibitivos.

O TP-Link Deco M4 está a menos de 100€. TP-Link Deco E4 ainda mais barato. Portanto a questão do preço já não é o que era. Agora, dependendo do que as pessoas estão a pensar comprar pode fazer sentido comprar a pensar em Wifi 6 por exemplo. Mas ficam aqui exemplos de opções acessíveis.
 
Amigos, valeu a vossa opinião e ajuda.. acabei por trocar o Range Extender e comprei o router asus 4 antenas.. Fiquei com 5Ghz em grande parte da casa, o resto é coberto pela mm rede mas da Meo.. o router está como AP.. impecavel.. Obrigado a todos.

Router Asus Wireless RT-AC1200G+ 90IG0241-BM3000 - 58€

Serve para o efeito, o Mesh é giro, mas nao ia precisar..
 
As soluções mesh são mais uma maneira de "poluir" o ambiente radioeléctrico. Imagino num bloco de apartamentos a tal democratização dessa tecnologia. Sim, porque mesmo com 5Ghz, a disponibillidade de canais é limitada.

É que antes, era ocupado apenas um canal. Com mesh, podes ter toda uma largura de banda ocupada ( o pessoal, podendo usar 160Mhz, não usa só 20Mhz). Quem estiver à volta, desenrasquem-se!
 
Última edição:
Também ando a pensar aumentar a cobertura wi-fi em casa, em 2 quartos e cozinha a rede não chega lá bem, telemóveis e portáteis têm alguma dificuldade de se ligarem à rede e as colunas de casa muito raramente conseguem. Tenho um asus RT-AC87U que infelizmente não foi contemplado por um update de firmware para ter o mesh da Asus, por isso estou a pensar em trocar por um par de RT-AX92U .
Boa escolha? Há melhor para o preço ?
Com o sistema de router e AP não consigo por as colunas a tocar ao mesmo tempo porque aparentemente não estão na mesma rede, com o mesh vou ter o mesmo problema?
Conhecem algum router com um alcance fora do normal?
 
@CrOhN
É verdade o que dizes mas não vejo solução para o problema de ter um apartamento em que toda a gente tem wireless e tem locais onde não tem wifi.

@MEIA

O ASUS RT-AX92U já é Wifi 6. Não é barato mas neste momento na Amazon.es não está a um maupreço para anevolução dos preços: https://comparador.zwame.pt/produto...sh-asus-rt-ax92u-2-unidsax6100-8211-4804-mbps. À um mês atrás esteve mais barato. Eu ainda não tenho equipamentos que tirem partido mas a comprar faz sentido optar por isto. Agora, como mostrei acima há soluções mesh, dependendo do espaço e do orçamento abaixo de 100€.

Com o sistema mesh não vais ter problema que descreves. Vais ter uma rede que se extende por dois equipamentos e se andares com o smartphone pela casa o que acontece é que ele mudar para o que tiver melhor sinal de forma automática.

Em quase todos, para não dizer todos os sistemas mesh dá para adicionar satélites de acordo com as dimensões da casa. Eu não tenho esse problema :D
Mas eu desconheço este equipamento em particular. Se comprares depois partilha sff.
 
Obrigado pelo esclarecimento !
Eu apontei para esse router por causa do wifi 6 e o preço de 2 andar no que estou disposto a dar, não sei se o standard já está fechado ou não, mas preciso mesmo de ampliar o alcance e aproveitava e colocava essa nova tecnologia. A Asus foi a única marca que encontrei com isto.
Essa dos preços aumentarem é que me deixou a pensar, não queria esperar pela black friday mas vou tentar.
Vou apontar para 2x RT-AX92U se até lá vir alguma coisa nova, venho tirar aqui as dúvidas.
 
Tenho a ideia que está fechado o standar. E a questão do nome fica mais simples.
Quando dizes 2x RT-AX92U só para ver se percebi bem. Aquilo trás o Principal e o satélite. Só tens que comprar um. Se for para uma casa muito grande depois compram-se mais satélites já não precisas do principal.
 
O pacote que ando a ver são mesmo 2x routers e não falam em satélites.

[Loja]
Conteúdo da Embalagem:
2 x Asus RT-AX92U Tri-Band Wireless AX6100
2 x Cabo RJ-45
2 x Guia de início rápido
2 x Cartão de garantia
[/Loja]
Eu tenho quase a certeza que preciso dos 2 em mesh, a casa não é pequena e o meu actual não preenche a casa toda, depois tenho colunas que o Wi-Fi delas não tem grande alcance.

Obrigado pela ajuda
[emoji6]
 
Estamos a dizer a mesma coisa :)
São dois equipamentos. Um deles é o que se liga ao router do teu ISP e o outro que é normalmente o satélite para se distinguir que é posicionado afastado. O primeiro costuma ser ligado por cabo ao equipamento do ISP. O produto é de facto composto por 2 equipamentos (é o mínimo para fazer a tal rede (mesh). Há soluções com 3 equipamentos para quem precisa de cobrir áreas maiores. Três exemplos sem ordem específica:
https://comparador.zwame.pt/produto...ual-band-24-ghz-5-ghz-gigabit-ethernet-branco
https://comparador.zwame.pt/produto/89226316/router-google-wi-fi-home-pack-3-unidades
https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3

Se os dois são routers ou se só um é, eu não sou a pessoa mais entendida em redes, mas nunca tentei ligar só o satélite do que eu tenho. Não sei se funcionaria isoladamente. Certamente que o "principal" vai funcionar sem problemas sem a segunda unidade ligada mas já o contrário não tenho tanta certeza. No meu caso já aconteceu não sincronizarem por estarem muito afastados por exemplo.
 
Back
Topo