1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acessibilidade

Discussão em 'Programação' iniciada por João C Almeida, 11 de Março de 2006. (Respostas: 0; Visualizações: 517)

  1. Não tenho bem a certeza onde colocar este tópico... mas de qualquer das forma, aqui fica ele.
    Não há muito tempo descobri e interessei-me imediatamente pelo tema da Acessibilidade, particularmente em Acessibilidade na informática que, pela sua natureza me obriga a intervir junto do público em geral, ainda que seja de forma meramente informativa; ainda mais, quando em Portugal este assunto é ainda muito pouco abordado. Permitam-me então, introduzir aqui este tema e (tentar) receber feedback. Obviamente, não seria oportuno nem viável apresentar aqui palestras completas sobre acessibilidade limitando-me por isso a abordar o assunto muito por alto, respondendo apenas a três questões fundamentais com a esperança de vos interessar:

    O que é acessibilidade?
    Acessibilidade (Accessibility) é um conjunto de regras aplicadas a um sistema que permitem o seu uso sem barreiras á maioria das pessoas. Neste caso, como falamos em informática, devemos considerar “sistemas”, sites e jogos de computador, interditos actualmente a pessoas com incapacidades divididas em três categorias: - Visual; Auditiva e Motora. Apesar da grande evolução nos últimos anos em equipamentos e software expecífico (teclados e impressoras Braille, Screen Readers, ampliadores de imagem, etc.) calcula-se que apenas 5% da internet é acessível a estas pessoas, e no caso dos jogos de computador contamos apenas com 50 títulos no mercado em todo o mundo. Entre as grande produções existem apenas três títulos considerados acessíveis: Half Life 2, Doom 3 e Terraformers.

    Porquê me preocupar?
    Porque a acessibilidade, ou por outra, a sua falta afecta milhões de pessoas em todo o mundo. Grande mercado!

    Acessibilidade não significa expecialização e meios muito caros?
    Não. A maioria dos problemas podem ser resolvidos com alterações mínimas. O software corrente de webdesign já disponibiliza ferramentas com este objectivo, e um pouco de atenção e informação fazem toda a diferença.

    Aqui ficam alguns links para quem quizer saber mais:

    http://diveintoaccessibility.org/ - E-book gratuíto sobre acessibilidade e um excelente começo.
    http://www.adobe.com/enterprise/accessibility/main.html - Comentários para quê? Porque será que uma das maiores empresas de software do mundo se “preocupa”?
    http://www.w3.org/WAI/ - Tem tudo...! Ou quase tudo.
     

Partilhar esta Página