1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AirCooling numa Antec P180B + Escolha de nova pasta térmica

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por devoted, 4 de Junho de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 980)

  1. devoted

    devoted Power Member

    Boas pessoal!

    Ando a estudar a possibilidade de alterar ligeiramente o meu setup de cooling, apenas para poder manter o sistema um pouco mais fresco, visto que não sou overclocker.

    Neste momento, o meu sistema é um Q6600 numa Asus P5E, como podem verificar no my system, tudo numa caixa Antec P180B (é o que diz na caixa, mas o interior é EXACTAMENTE IGUAL AO DA P182 - incluindo os grommets para WC e tudo...). Fica aqui uma imagem do interior da caixa.

    Esta caixa tem, de origem, três fans de 120mm Antec TriCool: uma no topo, outra atrás, outra no compartimento inferior, entre a fonte de alimentação e caixa dos discos.

    Estas TriCool não podem ser ligadas a um fan controller tradicional (o que me irrita um pouco, confesso), dado que a Antec usa um sistema próprio de controlo integrado, um pequeno switch com três posições - low (1200rpm/39CFM/25dBA), medium (1600rpm/56CFM/28DBA) e high (2000rpm/79CFM/30dBA) (info retirada daqui). (Sei que estas informações não são 100% fiáveis, visto que vêm da prórpia marca, por isso procurei algo mais independente - SilentPC Review) .

    Felizmente, as fans de topo e traseira têm os controladores acessíveis na parte de trás da caixa.

    O Processador tem um cooler Noctua NH-U12P, com uma fan Noctua NF-P12. Não me recordo ao certo se a fan está a extrair o ar do dissipador ou a enviar ar para o dissipador. Tenho de verificar.

    A caixa tem espaço para mais duas ou três fans, duas delas na parte frontal, uma terceira no interior (a utilização desta terceira fan implica que a segunda cage para discos fique inutilizada).

    O PC está debaixo de uma secretária, num canto, com cerca de quatro dedos de espaço entre o PC e a secretária, lateralmente, e cerca de um palmo de espaço atrás.


    Configs Actuais

    Quer no dia-a-dia, quer no uso intensivo, a fonte do compartimento de baixo está permanentemente em medium (tinha de abrir a caixa para alterar as speeds), e as outras duas fans geralmente em low. A fan do dissipador está em auto, o Everest diz-me que anda nas 1350rpm. Nesta config, o processador ronda os 48/50ºC. Passando a fan de topo e a traseira para medium, a temperatura do CPU passa para cerca de 44/46ºC. Ambos os valores foram retirados do Everest, com o computador com a carga de utilização "normal" (para mim) - itunes, emule, torrents, MSN, word.


    Quando jogo (Crysis, Gears of War, CoD4, Oblivion), ponho as fans todas no máximo e as temps rondam os 58/62ºC.



    O que pretendo



    Compreensivelmente, penso, gostaria de tentar três coisas: 1. tornar o sistema mais fresco; 2. reduzir o nível de ruído, 3; aumentar/melhorar o controlo que tenho sobre as fans.

    Em termos orçamentais, WC está fora de questão, gostaria de manter AirCooling.

    O primeiro passo vai ser verificar o sentido da fan do dissipador, penso que o mais eficaz será colocá-lo a enviar ar quente para as fans que extraem ar da caixa, e não sei se isto já acontece ou não.

    De resto, estou a considerar instalar duas ventoinhas extra para intake, possivelmente duas Nexus Real Silent Case Fan, são baratas e têm tipo muito boas reviews (principalmente na silentpcreview). Como alternativa, também considerei as Noctua NF-S12, mas são substancialmente mais caras (triplo das Nexus).

    A verdadeira dúvida, contudo, é se troco ou não as fans que vêm de origem da Antec, de forma a poder ligar as fans todas do sistema a um eventual fan controller, e, também, por quais as deveria trocar?? Não há muitas fans que tenha visto que façam as 1600/2000rpm, mas o barulho é um bocado incomodativo, mesmo a jogar. E, penso, se o restante sistema de cooling funcionar melhor também posso utilizar fans mais lentas/as mesmas fans em settings mais baixos, não?

    Contas feitas, em termos de orçamento, estaria disponível a ir até uns 50/60 euros para conseguir melhorar as temperaturas e o ruído do sistema. Este é o tecto *máximo* até porque ainda me faltam comprar algumas coisas (cardReader e, eventualmente, fan controller) para as quais preciso de dinheiro...



    Portanto, que fans trocar/adicionar, e para quais?


    Desculpem o post longo, mas na impossibilidade de fazer um diagrama, tentei ser o mais detalhado possível.


    Obrigado pelo vosso tempo, fico a aguardar sugestões...

    cumps
    Devoted
     
    Última edição: 5 de Junho de 2008
  2. devoted

    devoted Power Member

    No seguimento do mega-post anterior acabei por decidir verificar se a pasta térmica do dissipador está bem aplicada e aplica-la novamente. Devo fazer isso na próxima semana.

    Que pasta me aconselham?? Tenho visto muito bons comentários aqui no fórum à Artic Silver, alguém tem uma opinião divergente?

    cumps e obrigado
    Devoted

    PS: Editei o título da thread para reflectir esta segunda pergunta...
     
  3. psyko_theripper

    psyko_theripper Power Member

    boas,

    tenho uma p182 e conheço bem o teu problema, normalmente resolve-se se meteres uma fan a fazer intake na frente ou fixada à hdd cage, isso tem a ver com o gosto de cada um, mas na hdd cage ficas com a gráfica mais fresca e podes por os discos na cage da baixo onde ficam no túnel de vento da caixa e ficam bem fresquinhos (quando o meu bate os 26ºc tá muito quente).

    depois de meter uma fan a fazer intake a temp do cpu baixou-me em cerca de 10ºc, posso estar a jogar com as fans todas no mínimo e isto raramente passa dos 50ºc.

    se fosse a ti n mudava as fans originais, reduzia-las para o mínimo e punha uma fan a fazer intake (as noctua são muito boas, mas as Noiseblocker tb e são mais acessíveis), talvez só deixasse a do tunel de vento regulada para médio dependendo das temps dos discos e da psu. EDIT: deixa essa fan no mínimo, se a arkangel for tão fresca como a hyperion, o que julgo que é, não vai aquecer quase nada.

    pasta térmica só tenho 3 palavras a dizer: Arctic Cooling MX-2, estou bastante satisfeito com ela, baixa de 5ºc relativamente à ceramiq que tinha antes.

    espero ter ajudado,
    cumps
     
  4. devoted

    devoted Power Member

    Boas!

    Desculpa a demora mas andei fora uns dias...

    Obrigado pelas dicas, em princípio vou tratar disso esta semana...
    três dúvidas, apenas:
    1- sugeres que fixe a fan à HDD cage, mas acho que o acessório de prender a fan lá se perdeu qd a caixa veio da loja. É possível fixá-la antes da cage, mesmo que passe o disco que lá está para a cage de baixo (onde já estão outros dois discos), certo?

    2- achas que ponha uma ou duas fans em intake?

    3- Noctua, as P12 ou as S12? :)

    Thanks again!
     
  5. psyko_theripper

    psyko_theripper Power Member

    Boas,

    Podes por uma fan antes da hdd cage, tens de a tirar de lá e retirar akela cena preta com uma aba parecida com a que está presa à ventoinha do túnel de vento (é um bocado difícil de explicar, mas quando a vires percebes o que estou a dizer) que é aí onde podes fixar a fan, depois de a fixares podes voltar a encaixá-la e tá a rular, nem precisas de tirar o disco da cage.

    Só nesse local é que podes colocar uma fan extra para fazer intake, pelo menos oficialmente, podes sempre tentar uma solução do tipo retirar umas baías e meter lá uma fan, mas não compensa na minha opinião, podes é eventualmente colocar outra fan presa à hdd cage, mas o ganho de temperaturas não é muito significativo.

    Se vais para fans noctua, iria para a P12, continua a ser super-silenciosa (não tenho nenhuma mas já ouvi, ou melhor não ouvi, uma a funcionar:lol:) e dá-te maior airflow.
    btw, aquelas temps no hdd estão desactualizadas, eram temps de inverno, 30ºc é muito no verão, claro dependendo da temperatura do dia, com fan a medium.

    cumps
     
  6. devoted

    devoted Power Member

    ok, obrigado por tudo!!

    Estava confundido, pensava que em baixo dava para por uma segunda fan de intake, para o tunel!!

    Sendo assim devo ir para a Noctua, como só preciso de uma o orçamento chega :)

    Quando trocar tudo ponho aqui resultados...

    Já agora, é normal não conseguir medir as temps dos discos que estão a formar o RAID array?

    Thanks!

    EDIT: google is my friend... parece que não é possível dado estarem ligados ao ICH9R da intel
     
    Última edição: 9 de Junho de 2008

Partilhar esta Página