Ajax

Hoje em dia cada vez mais sites estao a usar AJAX (assincrounous java script with XML), que e que acham desta tecnologia!? ja usaram? Eu ja andei umas horas de volta disso, mas tenho tido alguma dificuldade em usar com alguma eficiencia
 
Já dei uma voltas... vai ser o dia-a-dia de qualquer site.
Vou adicionar uns sites com bons tutoriais de ajax aos meus bookmarks, tenho uns 5 / 6 sites muito bons sobre ajax, com tutoriais para iniciantes.

Em termos praticos, ainda não tenho nenhum projecto para aplicar ajax.
 
Isto do ajax é só o nome que é novo e na moda. A tecnologia que existe por detrás já existe há bastante tempo. Até conheço um colega que agora trabalha na sapo que lhe dava forte nisso, antes sequer se chamar ajax. Ele até nem curte o nome que lhe deram.

Mas pronto, com o Gmail e outros grandes sites a explorar estas tecnologias, acabou por haver um boom de interesse e quando uma comunidade se junta à volta de uma nova linguagem ou nova utilização de uma linguagem já existente (aqui o caso), as coisas vão-se inovando :)

So quero frisar que isto não é só coisas boas. Há alguns problemas inerentes á utilização desta tecnologia em qualquer sítio. Mas como é obvio, a comunidade vai descobrindo hacks e formas de ultrapassar os "handicaps".

Utilizei um pouco as funcionalidades, principalmente com formulários. Fora isso, não tive oportunidade de aventurar em projectos mais ambiciosos. :)
 
Ajax em si existe há pouco tempo... o ajax como standart(pseudo?) é de 2005...
O que se fazia anteriormente, era no IE e utilizava-se o ActiveX(e ainda se continua).

Agora está na muda fazer-se tudo em ajax, mesmo que não faça sentido usa-se à mesma... Existem utilizações simples, onde claramente faz sentido usar, pré-validação de formulários, testar submissões de informação, dar retorno visual/verbal ao utilizador de um upload(os gajos do google já ponham isto no gmail)

Dificuldades? javascript é uma linguagem espectacular :)
 
Heyas all...

Eu comecei a usar isso, há cerca de um mês atrás...e também me vi à rasca para começar a desenvolver alguma coisa sobre isso...

E depois de algumas procuras no Google, descobri uma library que trás Ajax e umas extensões a vários "métodos" de javascript interessantes...

Chama-se Prototype Javascript Framework, a documentação é nula pelo menos da parte do autor ( pelo que eu percebi), mas descobri isto:
http://www.sergiopereira.com/articles/prototype.js.html, e aqui tens a referência toda ( ou quase toda, minimamente bem explicada), e trás montes de coisas que dão imenso jeito, como:

Para se ir buscar um objecto duma página, costumo usar o getElementById('asdas'), há uns tempos atrás tive que construir uma aplicação em JS, e tinha montes de getElementById(), mas montes mesmo, com o prototype basta fazer $('asasd') e pronto, em questões de código fica muito mais leve, também trás umas melhorias em ciclos for's, só que como ainda não percebi aquilo bem ainda não lhe toquei...

A única coisa chata de usar esta library é que perdes os iteradores para ciclos for por exemplo:

Código:
for ( var i in xpto )
   alert(xpto[i]);

Deixa de trabalhar, tem que se usar o tradicional:
Código:
for ( var i = 0; i < xpto.length; i++ )
   alert(xpto[i]);

Uma das grandes desvantagens ( a meu ver ), é que perdes a funcionalidade do back button, mas por exemplo para a aplicação que eu desenvolvi o botão de back não era preciso para nada...

E acho que está tudo...Hasta all [[]]

PS: Estigma..fico à espera desses sites...que a matéria interessa-me bastante...ou melhor os meus patrões querem que eu desenvolva algo genérico que dê para aplicar em todo o sítio e mais algum...do género das form's de auto-complete que basta dizer o nome da id e a query/ficheiro aonde se querem ir buscar os resultados, definir os style-sheets e está a andar de patins..
 
ajax disse:
É essencial para Web Applications. Então com Ruby on Rails nem se fala. Palavra de Ajax.

Ajax. :D

No rails, tens é o prototype que é uma aproximação à sintaxe do ruby e é bastante completa. Embora nos dias de hoje já tenhas frameworks javascript para quase todas as linguagens.
 
Lancaster disse:
Para se ir buscar um objecto duma página, costumo usar o getElementById('asdas'), há uns tempos atrás tive que construir uma aplicação em JS, e tinha montes de getElementById(), mas montes mesmo, com o prototype basta fazer $('asasd') e pronto, em questões de código fica muito mais leve, também trás umas melhorias em ciclos for's, só que como ainda não percebi aquilo bem ainda não lhe toquei...

o $ é mais potente que o getElementsById, podes fazer algo do género $('id0', 'id1','id3') e depois iterares pelo resultado (um array)

Lancaster disse:
A única coisa chata de usar esta library é que perdes os iteradores para ciclos for por exemplo:

Código:
for ( var i in xpto )
   alert(xpto[i]);

Deixa de trabalhar, tem que se usar o tradicional:
Código:
for ( var i = 0; i < xpto.length; i++ )
   alert(xpto[i]);

Usa o each que é melhor :)

O teu exemplo ficava algo do género:

xpto.each( function(x){ alert x; } );
 
Última edição:
O back button é surreal. Um user que o tenha de usar é porque a página está mal feita.

Ajax é apenas um nome com poucos anos. Claro que o javascript assíncrono e XML existem há mais tempo.

Não diria que o Ajax seja uma moda mas uma necessidade pois web applications funcionais são o futuro.
 
estigma disse:
Já dei uma voltas... vai ser o dia-a-dia de qualquer site.
Vou adicionar uns sites com bons tutoriais de ajax aos meus bookmarks, tenho uns 5 / 6 sites muito bons sobre ajax, com tutoriais para iniciantes.

Em termos praticos, ainda não tenho nenhum projecto para aplicar ajax.

Amigo Estigma, diz aí sff esses sites com esses tutorials ;)
 
hey! o bookmarks.omeuip.com é meu. Logo... é muito mais giro. :D
Encontra-se em fase beta. E mesmo assim, já tem uma boa comunidade de users.
 
estigma disse:
hey! o bookmarks.omeuip.com é meu. Logo... é muito mais giro. :D
Encontra-se em fase beta. E mesmo assim, já tem uma boa comunidade de users.

és esmagado pelo del.icio.us ;)

Não haverá por aqui um número suficiente de pessoas para se lançarem num projecto interessante.

Um Web Game melhor que o Ogame ou Hattrick. O The Big Interactive Game. The BIG.
 
Última edição:
ajax disse:
és esmagado pelo del.icio.us ;)

Não haverá por aqui um número suficiente de pessoas para se lançarem num projecto interessante.

Um Web Game melhor que o Ogame ou Hattrick. O The Big Interactive Game. The BIG.

Agradeço o apoio.
:)
 
Oh estigma tu ainda ligas a comentários desses??

Se toda a gente pensasse como o "ajax" não se fazia nada... Já está tudo feito!! :p
 
Back
Topo