[Ajuda] 2 Monitores 1 Grafica - Extended Desktop

Blackhole

Power Member
Bons dias,

Acabei de adquirir a coisa de dois dias um segundo monitor para fazer extended desktop em Windows Vista.

Os monitores que tenho sao os seguintes:

Samsung T240HD 24" wide e um LG 19" wide (nao sei o modelo ao certo)

E tenho os dois ligados a minha grafica uma Asus ATI Radeon 4870 512Mb DDR5

A configuraçao inicial que tinha em mente era usar o conversor DVI -> HDMI e ligar o monitor de 24" e ter o de 19" ligado no segundo output por DVI -> VGA sendo o de 24" o principal e o 19" ter o extended desktop.

Ao tentar esta configuraçao deparei me logo com problemas. Inicialmente o de 24" nao recebia imagem a nao ser que o output estivesse a 24Hz o que faz com que a imagem seja pessima e cheia de atraso alem de ter muita "chuva" azul. Nesta configuraçao o 19" nao tem problemas nenhuns e recebeu logo imagem. Tinha ideia que com HDMI ia ter uma imagem muito superior a que tinha mas o que se provou foi exactamente o contrario.

Entretanto tentei outra configuraçao: 24" ligado directamente por DVI e o 19" DVI -> VGA. Com esta configuraçao tenho uma optima imagem mas deparei me com 2 problemas. 1º Mesmo depois de configurar o de 24" para ser o monitor principal todas janelas que abro (firefox, msn etc) abrem todas no de 19". Mas o segundo problema e que e bem pior: sempre que deixo o pc em idle e entra o screen saver so tenho o screen saver a dar no de 19" e quando toco no rato para activar o pc tenho de esperar cerca de 15 segundos enquanto vejo 2 os monitores a piscar e com a imagem intermitente ate que estabiliza, mas para minha surpresa sempre que isto acontece o windows muda a configuraçao automaticamente ficando o de 19" como principal e o de 24" com o extended desktop.

Se for possivel alguem com experiencia nesta andanças dar me umas dicas de como resolver este problema fico muito grato. E ja agora alguem me pode explicar o porque da ma imagem e chuva azul com a ligaçao HDMI?? e que gastei 20€ no cabo e se isto nao se resolver quero devolver o cabo o mais rapido possivel.

EDIT: Ouvi falar de um programa chamado ULTRAMON que facilita configuraçoes de dual monitors e extended desktop e talvez possa resolver os meus problemas. Alguem tem experiencia com ele?

Thanks in advance,
Blackhole
 
Última edição:
Back
Topo