Ajuda a decidir

gr2

Power Member
Olá a todos.
  1. O QUE: Máquina\objectiva
  2. POR QUANTO: ~1000-1500€
  3. PARA FAZER O QUE: Basicamente gosto de Natureza, Macro, Retrato e em viagens.
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores, interiores, onde der
  5. COMO ÉS: aficionado-entusiasta-sempre a aprender
  6. JÁ TENS: Canon 450D: 18-55, 55-250, 15-85, 50mm
  7. COMO É A TUA "REDE": Canon
  8. ONDE COMPRAR: Loja de confiança
Pretendo adqurir uma nova máquina e\ou uma nova lente.
A máquina é para substituir a 450D e a lente é a 100mm Macro da Canon.

Inicialmente era para comprar a Lente, mas já ando há muito tempo a querer mudar de máquina, há uns tempos namorava a 60D mas agora já sairam umas quantas. A minha indecisão é entre a 80D e uma 6D. Uma é Crop outra Full, uma mais recente outra mais antiga..

Da 80D gosto da ideia de fazer bom vídeo, bom focus, mais recente, lcd articulado, rápida.
Da 6D gosto de ser full frame (no entanto as minhas lentes atuais teria que as vender praticamente todas pq não dariam) e consequentemente da melhor qualidade de imagem.

Já agora quanto acham que vale estas minhas lentes?
18-55 -> ~ 45-50€ ?
55-250-> ~ 100€ ?
15-85-> ~ 570€ ?
 
Natureza e macro é melhor uma APS-C, pelo factor crop do sensor.
Basicamente chegas mais perto com as mesmas lentes.
Um bicho de 23mm enche o sensor de uma APS-C, mas não enche o sensor de uma Full frame.
Uma 70-200 numa APS-C chega mais longe do que numa FF.

O resto já respondi no outro fórum :)

Cumps
 
Ahh :) gosto destes 2 fóruns porque há sempre pessoas diferentes e que dão boas dicas. Mas neste caso também és utilizador de ambos ;) boa!
 
:)

Mas também posso dizer outras coisas...
Eu também sou viciado nesta coisa da fotografia e ando sempre a investir, mas no outro fórum já me abriram os olhos várias vezes e ainda bem.

Um user disse-me (numa altura em que eu andava a pensar comprar uma FF):
"Se não sabes se precisas ou não de uma Full Frame, é porque não precisas".

E isso é verdade :)
As máquinas não passam de ferramentas, e primeiro há que melhorar vários aspectos antes de fazer upgrades técnicos.
Dito isto, já tive duas máquinas diferentes de há um ano para cá :D

Se achas que está na altura de trocar a 450D, acho que fazes bem em trocar, mas não vás com aquela ideia que vais fotografar melhor por teres um equipamento melhor.
Claro que uma máquina melhor vai-te dar maior margem de progressão, mas não saltas de nível por fazeres um upgrade.

Como disse no outro fórum, tens muito vidro, mas "só" tens uma lente boa - a 50mm (não conheço essa 15-85mm sinceramente) 1.8.
Se calhar devias investir primeiro em vidro de qualidade e só depois começar a pensar em actualizar o corpo.

Mas com 1000-1500€ tens aí alguma margem :) (mas não para tudo)
Vende as lentes de kit, compra a 17-50mm 2.8 e a 70-200mm f4 (a versão sem IS, da Canon, é excelente e barata).
Juntando à 50mm, tens aí lentes muito boas.

Também gostas muito de macro e estás a pensar na 100mm (que é uma lente mesmo muito boa).
Mas é uma lente mesmo muito cara.
Podes também ponderar as Tamron 60 e 90mm, bem como a Sigma 105mm (se for uma máquina com motor de foco, considera a Tokina 100mm, que é mesmo muito boa).

Isto não é nenhuma critica, mas sim aconselhamento, porque eu já passei por aí e ignorei muita coisa.
Já cometi alguns erros (troquei uma 17-50mm 2.8 por uma 17-55mm 2.8, por exemplo), por isso é que digo isto :D

Assim sendo...

Canon 80D - 1000€
Canon 70-200mm f4 (sem IS) - 587€ nova (nos usados chegas a arranjá-la por 300 e tal).
Sigma 17-50mm 2.8 - 300€
Canon 100mm 2.8 Macro - 730€
Tamron 60mm f2 macro (lente apenas para APS-c) - 350€
Tamron 90mm 2.8 macro - 410€
Tokina 100mm 2.8 macro - 343€
Sigma 105mm 2.8 macro - 375€ (acho que está em promoção na Amazon UK).

Como podes ver, os 1000, 1500€ esgotam-se rapidamente.
Não ponderes a 6D porque depois não tens dinheiro para mais nada.

Analisa bem as coisas antes de decidires :)

Boa sorte
Cumps
 
:) Muito obrigado pelas sugestões e opinião! A lente 15-85mm é boa também, não desgosto nada dela, no entanto atualmente ando com uma que emprestaram.. a 18-135 :) mas a 15-85 é uma excelente lente para situações com boa luminosidade e é um pouquinho grande angular mas nada de extraordinário.

A 80D parece-me a escolha mais razoável, já tive N vezes para mudar a minha 450D e nunca mudei, tendo como base esse raciocínio, sei perfeitamente que o equipamento não tira boas fotos, ajuda mas não é o principal. No entanto gostava de ter na mesma máquina Foto e Vídeo, e ter algo para durar tantos ou mais anos que a minha 450D que ainda está boa mas já se torna um pouco limitada (não que não tire fotos mas acho que a uma dada altura temos de evoluir mesmo não sabendo muito bem qdo chega esse momento), não sou profissional da fotografia mas com uma máquina recente conseguimos experimentar novas coisas e tirar fotos com mais qualidade (qualidade a nível de imagem por exemplo), são mais rápidas. etc..

A 100mm já experimentei uma vez e gostei muito da lente, fotografar com grande detalhe pequenas coisas é uma atracção :) Esta abelha foi fotografada algumas vezes ;) https://drive.google.com/open?id=0BxUDJ4XSBUEwdHY3Q2RSbUsxZnM


Mas vou pensar bem e ver se consigo vender as lentes atuais.

Obrigado
 
Caso seja para ir até aos 1500€:
Corpo Canon 80D ~1000€
Canon 100mm macro ~500€

Do que tens podes manter a 15-85mm (se não precisares de nada mais luminoso), a 55-250mm e a 50mm (para retrato), dependendo do uso que vás dar.

A 450D + 18-55 iria para venda.
Caso pretendas algo mais luminoso, considera vender em kit com a 15-85 e depois já tens orçamento para uma sigma 17-50 2.8 ou até 18-35 1.8
A 55-250, podes manter para desenrascar ou vender
 
Olá, após quase 1 ano ainda fiquei com a 450D, a 15-85 e 50mm. Vendi a 55-250 e a 18-55 :)

Meteram-se outras coisas pelo caminho e fiquei sem muito tempo para fotografia e como tal resolvi não investir em equipamento.

No entanto, estou precisamente a pensar novamente no assunto, ainda para mais aproximam-se as férias e eventos de família que não quero deixar de fotografar :)

Pergunto, a Canon 80D atualmente será ainda uma boa escolha? Não deixei de ver reviews ao longo deste tempo, e comparações. A Canon ficou adormecida com o 4K, mesmo a 6D MK II, que saiu agora, não traz 4K como era suposto.

Continuo a querer uma máquina para substituir a minha 450D, não ando sempre a fazer vídeo, mais depressa tiro uma fotografia, no entanto agrada-me ter Foto + Vídeo no mesmo corpo. Quando falo em vídeo não é para vblogs, é mesmo capturar momentos normais em vídeo (família, viagens, etc.) mas que tenham uma boa qualidade. Não tenho atualmente nada em 4K, sabendo que será o futuro (já é), no entanto a qualidade da 80D é muito boa e penso que não é por isso que deixo de ter bons vídeos certo?

Desculpem voltar ao tópico, mas não consegui mesmo avançar com a aquisição e atrasei-me 1 ano :). O raio dos preços é que ficaram na mesma!

Quanto às lentes, na minha lista de compras, ainda estão a Canon 10-18 e para macro a Canon 100mm.

Continuo a gostar de paisagem (entraria aqui mais a 10-18), pequenos detalhes\macro (100mm) e passeio\walk-around (15-85). Ficaria a faltar-me Zoom, mas é algo que tenho de ver. Não tenho assim nenhuma lente muito luminosa, tirando a 50mm, depois teria de ver tb as sugestões que me deram (as 2.8), mas por enquanto vou usando o Flash externo para ambientes escuros\dentro de casa.
 
Back
Topo