Ajuda: Acho que queimei o pc :(

cachirro

Power Member
Olá pessoal,

pois é, acho que chamusquei aquilo tudo :'(

tudo começa com o raio do TDU só dar 30FPS de média, quando no FEAR muito mais potente, dá logo 60FPS na boa.

Lá andava às voltas, e lembrei-me (má ideia) de testar OC, e lá li sobre o nVidia nTune, pois de OC não percebo nada, como o programa tem lá uma função que faz o OC com testes não sei do quê, lá decidi experimentar aquilo.

Ontem, várias vezes, aquilo fazia e tal, mas depois crashava, ao arrancar de novo, não via OC nenhum tava tudo igual.

Hoje meti a fazer o que demora 3 horas, e fui trabalhar, ao chegar de almoço, tava com freeze, reboot e nada de arrancar o vista, lá meti o dvd, repair e tal, e já tava bom.

Siga mais uma tentativa de nTune, desta vez o de 20mins só, e bota almoçar que só tinha 1h, e lá me apercebo que aquilo já não se mexe à um bocado, teve ali assim entre 5 a 10mins.

Reset no bicho e népia... nada pra ninguem, não liga agora o raio do pc >(

malta experiente dos OCs, o que me dizem? queimei o q? como fazer debug a esta coisa? alguma dica?

Obrigado desde já.
 
Olá pessoal,

pois é, acho que chamusquei aquilo tudo :'(

tudo começa com o raio do TDU só dar 30FPS de média, quando no FEAR muito mais potente, dá logo 60FPS na boa.

Lá andava às voltas, e lembrei-me (má ideia) de testar OC, e lá li sobre o nVidia nTune, pois de OC não percebo nada, como o programa tem lá uma função que faz o OC com testes não sei do quê, lá decidi experimentar aquilo.

Ontem, várias vezes, aquilo fazia e tal, mas depois crashava, ao arrancar de novo, não via OC nenhum tava tudo igual.

Hoje meti a fazer o que demora 3 horas, e fui trabalhar, ao chegar de almoço, tava com freeze, reboot e nada de arrancar o vista, lá meti o dvd, repair e tal, e já tava bom.

Siga mais uma tentativa de nTune, desta vez o de 20mins só, e bota almoçar que só tinha 1h, e lá me apercebo que aquilo já não se mexe à um bocado, teve ali assim entre 5 a 10mins.

Reset no bicho e népia... nada pra ninguem, não liga agora o raio do pc >(

malta experiente dos OCs, o que me dizem? queimei o q? como fazer debug a esta coisa? alguma dica?

Obrigado desde já.



plo aspecto da coisa foi a gráfica. mas depois de tanta tentativa infrutiva nao paras para pensar porquê?

se já "ouviste falar" em overclock concerteza também ouviste dizer que overclocks automáticos são coisa que é melhor manter ao longe.


sinceramente nao ha nada a fazer. se ele nao se liga. é activares a garantia se houver. se não houver, podes dar uso a este site e comprar uma gráfica nova: www.*****.com


PS nao me lembro da ultima vez que utilizei o nTune. sempre utilizei o rivatuner. o ntune tem opção para overclock a CPU? mesmo que tenha duvido que conseguisse "queimar" um CPU. já que tu nao disses-te a que é que "fizeste" overclock assumi que fosse á gráfica.
 
Estiveste a fazer OC ao CPU ou GPU?

nTune não grava settings no BIOS, logo, ao reiniciares o sistema não vais ter o OC que fizeste obviamente.

Já fizeste ccmos?
 
como é que o nTune faz coisas eu não sei, e como não domino OC, e o programa de alguem conceituado (nvidia) dizia fazer sosinho, eu siga pra bingo.

Acho que ele faz OC a tudo, cpu, gpu, mem, etc..., naquele quadro aparecia pelo menos o clock da grafica, os tras cas e etc. das mems, e o pci express qq coisa, esses dados tavam a mostra, se por trás tava a mexer em mais alguma coisa não sei.

O site que sugeriram, é o que uso para compras, o material veio de lá todo.

ps: ccmos nao sei do q se trata :(
 
Última edição:
como é que o nTune faz coisas eu não sei, e como não domino OC, e o programa de alguem conceituado (nvidia) dizia fazer sosinho, eu siga pra bingo.

Acho que ele faz OC a tudo, cpu, gpu, mem, etc..., naquele quadro aparecia pelo menos o clock da grafica, os tras cas e etc. das mems, e o pci express qq coisa, esses dados tavam a mostra, se por trás tava a mexer em mais alguma coisa não sei.

O site que sugeriram, é o que uso para compras, o material veio de lá todo.

ps: ccmos nao sei do q se trata :(
se o pc nao liga e é todo de lá entao o melhor é levares la tudo para eles ( :P ) te verem.
Se calhar nao no proprio dia mas vêm rapidamente

Podes é tentar o base que é desligar tudo
deixar apenas motherboard ligada a fonte.

Fazer clear cmos várias vezes.

De resto, penso que mais nada :)
 
pois, mas eles tão em lisboa e eu em aveiro :007: e mesmo não estando em casa, tou no trabalho, e só de saber que aquilo não funcemina, já tou a dar em maluco, logo tenho de revirar aquilo tudo, e que castigo é mexer na torre, enfim....

já o deixei desligado (coisa rara) para ver se chego a casa e ele liga :wah:
 
Antes de mais na duvida se o ntune faz OC a tudo, faz mas a board tem de ser nForce. E no meu caso, uma vez usei, as definições foram guardadas na Bios, tal como com o AiBooster.

Isso parece me que foram escolhidas definições que o PC não aceita, achando as perigosas, logo para segurança ele não arranca, ou seja ClearCMOS é o que tens de fazer, ou pelo "pino" na board, ou então tiras a pilha (com o PC desligado da corrente) esperas uns segundos e voltas a por e arrancar..

Não deve ser da gráfica pois ele faz o OC desta separadamente, mesmo assim nunca fiando..

Já agora que fonte tens? Será que era uma daquelas OEM que vÊm com a caixa? Se era, então parece que o melhor é esqueceres e mandar grande parte do PC para a sucata, que isso já foi..

Alem do mais, fizeste OC por causa do TDU, quando o FEAR dava na boa!
Eu digo te porque só tinhas 30FPS, gráfica! Um colega meu tem uma 6600GT e é a mesma coisa.. Eu na minha 7600GT com o meu sistema tenho (com o HDR) uma média de 38/40 FPS, sem HDR é na boa... tinhas desligado o HDR e verias como ficaria melhor..

Neste tipo de jogos OC no CPU não faz muita diferença, inda por cima os AMD 3800+ X2 não fazem assim OC por ai alem, quando comparados com os da Intel, mas isso é obvio..

bem tenta o CCMOS e diz algo
 
boa, vou fazer isso então.

sim a grafica é 6600gt. tava online com o meu irmao noutra casa com 7600gt, e o dele com o mesmo teste dava 48, eu nao vejo grande coisa graficamente neste jogo para so dar uns miseros 30fps no meu, quando o fear, no meu entender tem muito mais detalhe grafico que o tdu.

a cena do OC, foi naquela... deixa lá ver se isto sempre vale alguma coisa ou não, pois não nunca fiz OC a nada, apesar de ter a maquina artilhada em termos de refrigeração.

Fonte não te aflijas que não é OEM, alias, a torre é vendida sem fonte, foram 240€ de torre, mais 80€ e tal pra fonte, uma enermax de 480W penso eu de que.
 
Tenta como referido fazer clear cmos ou tirar a pilha e colocar novamente e tudo fica em default novamente.Já agora kual é a board??
 
boa, vou fazer isso então.

sim a grafica é 6600gt. tava online com o meu irmao noutra casa com 7600gt, e o dele com o mesmo teste dava 48, eu nao vejo grande coisa graficamente neste jogo para so dar uns miseros 30fps no meu, quando o fear, no meu entender tem muito mais detalhe grafico que o tdu.

a cena do OC, foi naquela... deixa lá ver se isto sempre vale alguma coisa ou não, pois não nunca fiz OC a nada, apesar de ter a maquina artilhada em termos de refrigeração.

Fonte não te aflijas que não é OEM, alias, a torre é vendida sem fonte, foram 240€ de torre, mais 80€ e tal pra fonte, uma enermax de 480W penso eu de que.

Não compares uma 7600GT a uma 6600GT, a 7600GT tá ao nível de uma 6800GT ou até de uma 6800Ultra... :)
 
msi k8n

até tremi quando vi k board era

tenta um clear cmos com pilha fora durante umas horas e depois volta a tentar

então pq? explica lá pff isso.

ora vamos lá actualizar isto:

fiz o que sugeriram, pilha fora, mas.... nada feito, ficou tudo na mesma. depois vi que a board tem lá um botao para reset, mas tb nada feito :(

Até que me lembrei que a board tem um dbracket que serve para diagnostico, aquilo tem uns leds e conforme os que acendem ou apagam corresponde a um problema.

Lá monto aquilo, e dá erro logo no 3º teste, onde tenta reconhecer a memória, e eu já lixado, um kit novinho da OCZ de 2gb para o lixo.

Lá tiro uma, erro, tiro a outra, erro, tiro as duas, erro...oh que carago, das memórias não podia ser, tinha de ser o raio da motherboard chamuscada, qq cena nos slots ou sei lá.

Lá fui procurar a factura, tinha acabado garantia à 3 meses :002:... lá comecei a fazer contas, vender cpu+mem e comprar mb+cpu+mem, e assim fiquei mais de uma hora a olhar para o pc desmembrado sem saber o que fazer.

Em desespero ia testando coisas, tirei a grafica, liguei sem ela, e o erro era sempre o mesmo, lá encaixo de novo, e mais meia hora a olhar praquilo feito burro.

Já às 2 da manha resignado que tinha de gastar dinheiro, digo, bem, deixa lá encaixar a mem só pra ver o que dá, e sabe-se lá como, já não dava erro, tiro essa meto a outra, e nada de erro, coloco as duas e nada de erro, ou seja, ficou bom.

Numa perspectiva a quente, diria que não sei que raio se passou aqui, mas após alguma reflecção lembro-me que já 2 ou 3 vezes anteriormente, tive algo parecido, numa delas dei uma pancada sem querer na torre, e ele nao arrancava, tirar a grafica e volta a por resolvia, nao sei o que isto indica, mas resolvia.

Neste caso parece ter sido o mesmo, mas nao houve qq pancada, isto iniciou-se a partir de uma tentativa de OC pelo nTune, pelo que não sei a que conclusão chegar.

Aproveitando este topic, pedia que me sugerissem algo para ver de como fazer OC a este bicho, para quem pouco percebe de OC. pensei em tentar pela bios, pois tem lá varias opções disso, mas quem já tem experiencia disso pode ter alguma sugestão.

O objectivo é saber se compensa em termos de diferença de performance ter OC ou não.
 
olha já que dizes que deste uma pancada na caixa podes ter empenado a mesma ... isto parece absurdo mas já viste se ao encaixares placas sentes dificuldades em que as mesmas acertem com os parafusos ? ... eu tive uma caixa que estava empenada... queimei uma board à pala disso.
 
olha já que dizes que deste uma pancada na caixa podes ter empenado a mesma ... isto parece absurdo mas já viste se ao encaixares placas sentes dificuldades em que as mesmas acertem com os parafusos ? ... eu tive uma caixa que estava empenada... queimei uma board à pala disso.

não tá empenada, a pancada não foi assim tão potente para isso, que a a abanou em uso. trata-se de uma antec p180, empenar isto será obra.
 
bem agr ja passou vamos ao segundo assunto postado por ele, fazer oc tb m tou interessado!


:kfold: :kfold:



cumps,ja agr és sortudo em teres "arranjado" u pc !!!

sei la uma em mil
 
Back
Topo