[AJUDA] ASUS N61Jv - Flash a BIOS acaba em portátil morto (e eu para lá caminho)

Blasar

Colaborador
Staff
Boas!!

Pessoal, acaba de me acontecer uma fatalidade informática.

Há pouco, a tentar fazer um update à BIOS do portátil em questão, e nos 99% do procedimento, o computador desligou-se e nunca mais se voltou a ligar.

Não tenho palavras para caracterizar o meu estado de espírito, mas pode-se dizer que estou desolado, e pelo que já investiguei, não há grande solução para o sucedido, o que ainda me irrita mais. Ainda não me cansei de me auto-enxovalhar, e tão cedo não me parece que o faça.

Tanto mais grave se torna a situação, pois o portátil foi-me oferecido por um familiar (ontem) para substituir o meu antiquadíssimo portátil do trabalho (Asus A6VA), e a primeira coisa que eu fiz, foi estragá-lo. Enfim...

Dito isto, apelo, e agradeço antecipadamente, a todos os que me possam ajudar nesta situação, se tal for possível. Espero que ainda exista alguma esperança e solução para tentar remediar o sucedido, mesmo que tenha de pagar para o efeito.

Cumprimentos.
 
O chip da BIOS da motherboard foi-se...
Nos desktops da para mudar o chip da BIOS agora no portátil não sei mas provavelmente também dá.
O computador de qualquer maneira terá de ir para reparar, e isso implica gastar dinheiro
 
Tinhas mesmo a necessidade de fazer Update à BIOS? Eu percebo o que é querer ter as coisas direitas e actualizados eu próprio fiz isso no primeiro dia que montei o meu PC.
Tanto quanto sei só reprogramando a BIOS ou substituindo o "chip" por outro igual.
 
Boas,

O portátil está fora da garantia?

Já experimentaste colocar o ficheiro da bios numa pen usb, ligar e carregar em Ctrl+Home para ver se ele tenta recuperar a BIOS?

Cumps.
 
Boas!!

Obrigado a todos pelas respostas. ;)

Efectivamente, o update à BIOS foi uma estupidez desnecessária, mas como estive a sacar as drivers mais recentes do site da ASUS, julguei que não iria ocorrer mal nenhum, e decidi actualizar também. Só eu sei o quanto me arrependo de o ter feito.

Relativamente aos montantes envolvidos, alguém faz ideia do valor que rondará (100; 200; 300 ou mais €)? É que o portátil foi adquirido em meados de Setembro de 2010, tendo mais de 3 anos (estando fora do período de garantia, tanto quanto sei), e se a reparação for muito cara, terei de pesar se vale a pena.

Sinceramente, estou tão desiludido que até ando mal-disposto, mas vou contactar o suporte técnico da ASUS (211 156 011) e ouvir o que têm para me dizer.

Cumprimentos.


P.S. - @MinisterOfSound:
Não conheço esse procedimento, mas é relativamente simples ou nem por isso? É possível especificar melhor em que consiste?
 
Boas!!

Obrigado pela sugestão, kalouco.

Já liguei com a ASUS Ibérica, e só podem dar um orçamento depois de terem o portátil no departamento técnico. Para lá chegar, cobram cerca de 50€ pelo transporte, e posteriormente é que podem estimar o valor de reparação, sendo que já me adiantaram que, com quase toda a certeza, vai implicar a substituição da motherboard.
Ora se a motherboard rondar, na melhor das hipóteses, os 150€ (já vi em alguns locais on-line à venda por cerca de 150$), não faço a mínima ideia da mão-de-obra necessário, mas vamos falar em 100€ (?!), mais 50€ do transporte, estou a ver que dos 300€ não me safo. E, sendo este o valor aproximado, será que compensa reparar este portátil com mais de 3 anos? Só eu é que poderei responder a esta questão, mas a ver vamos.

Vou mandar mais uns mails a pedir cotações para a reparação e depois logo vejo. O problema vai ser quando o meu familiar descobrir a façanha. :004:

Cumprimentos.
 
Boas!!

Obrigado pela sugestão, kalouco.

Já liguei com a ASUS Ibérica, e só podem dar um orçamento depois de terem o portátil no departamento técnico. Para lá chegar, cobram cerca de 50€ pelo transporte, e posteriormente é que podem estimar o valor de reparação, sendo que já me adiantaram que, com quase toda a certeza, vai implicar a substituição da motherboard.
Ora se a motherboard rondar, na melhor das hipóteses, os 150€ (já vi em alguns locais on-line à venda por cerca de 150$), não faço a mínima ideia da mão-de-obra necessário, mas vamos falar em 100€ (?!), mais 50€ do transporte, estou a ver que dos 300€ não me safo. E, sendo este o valor aproximado, será que compensa reparar este portátil com mais de 3 anos? Só eu é que poderei responder a esta questão, mas a ver vamos.

Vou mandar mais uns mails a pedir cotações para a reparação e depois logo vejo. O problema vai ser quando o meu familiar descobrir a façanha. :004:

Cumprimentos.

Deve ser dificil alguem te dar preços sem ter o portatil, vai com ele a uma loja que achas boa, e não uma daquelas que pegam no teu portatil e vão a outra com ele, e conta o que se passou deixa o portatil para eles analisar e pedes so o orçamento primeiro.

Cumps.
 
Boas,

Se pesquisaste os problemas desses portáteis deves ter visto que alguns dessa série traziam um bug na BIOS que ao fazer update á BIOS "brickavam", se estivesse em garantia a ASUS substituía-te a motherboard por uma sem bug.

Vai ao site da ASUS e descarrega a versão mais antiga do teu portátil, coloca o ficheiro da BIOS numa PEN USB, remove a drive de CD/DVD do portátil, liga o portátil a carregar em CTrl+Home ou logo após ligar e deixa o portátil estar uns 15 a 20 minutos a ver se ele recupera a BIOS.

Uma motherboard nova da ASUS ficar-te-ía sempre acima dos 300€ o que acho absurdo por que por esse preço compras 2 usadas.

Esse problema não é grave, ainda para mais és de Braga e tens sorte caso não arranjes quem te faça o seguinte:

Procura uma empresa que reprograme BIOS de portáteis ou substitua BIOS com estação de infravermelhos ou a ar quente (são os métodos com impacto quase nulo na mobo).

Se não encontrares avisa-me por pm que indico-te 2 empresas que te fazem isso, uma em Viana do Castelo (+ barata) e outra na Póvoa (mais cara).

Estamos no Sec XXI, não se mandam boards boas para o lixo só por causa de uma BIOS ;)

Cumps.
 
Boas!!

Eu compreendo que seja complicado fazer um orçamento sem saber exactamente o problema do portátil. No entanto, neste caso concreto, e segundo o que percebi, só há 2 coisas a fazer, nomeadamente:
1ª - Reprogramar/ressuscitar/substituir a BIOS;
2ª - Substituir a motherboard.

O que eu estou a pedir é o orçamento para o pior cenário possível, que é a substituição da motherboard, para saber o máximo que terei de pagar. Ou estarei a pedir muito quando peço um orçamento para substituição de uma motherboard num portátil?

Se fosse como num PC desktop, encomendava on-line a motherboard e fazia-o eu, mas como nunca desmembrei um portátil (não passei de substituir discos; teclados; memórias), estou um bocado receoso em tentar resolver o problema pelos meus próprios meios, uma vez que foram estes que me meteram nisto. :(

Cumprimentos.
 
Última edição:
Boas,

Tenta primeiro a opção de colocares a BIOS na pen.

Se não quiseres desmontar o portátil não é problema, vais é pagar uns 20/25€ a mais pelo serviço por causa da montagem e desmontagem.

Reprogramar a BIOS deve ficar algo á volta dos 50€ se for das chatas que precisam de ser substituídas.

Coloca aí a referência completa do portátil.

Cumps.
 
Boas!!

A informação específica do portátil é:

Model:N61J
MB Ver.:N61JV ID:1A
N61JV-JX113V


A BIOS que eu saquei do site da ASUS (http://support.asus.com/download.aspx?SLanguage=en&m=N61Jv&os=30) foi a 224, pois era a mais recente. Tem lá mais 4, mas são mais antigas.
Sinceramente não sei qual a ref.ª da que lá estava, mas julgo que não é nenhuma das disponíveis no site deles, mas posso estar a fazer confusão.

Para desligar a drive de CD´s é muito complicado ou é simples? Há algum DIY disponível para o modelo em questão, ou é basicamente a mesma coisa para todos os modelos?
Tenho receio de piorar ainda mais a situação, daí o cuidado extra. Infelizmente este é mais um daqueles casos de casa arrombada, trancas à porta. :(

Agradeço o envio dos contactos que referiu por PM. ;)

Cumprimentos.
 
Última edição:
Boas,

Edita o teu post e remove o Serial Number e o Check-Code xD - 3ª e 5ª linha

Para retirar a Drive de DVD:
desligas o portátil, desligas o transformador e retiras a bateria;
Carregas no botão de ligar durante 30 segundos;
Viras o portátil ao contrário e tiras os 2 parafusos por baixo da zona do leitor de DVD:
puxas com cuidado o leitor para fora até sair completamente.

Mete a Bios 220 numa pen USB e tenta pelo método descrito acima.
Tens que ter a pen metida numa porta usb antes de ligar o portátil.

Tens aqui o esquema da tua board no caso de encontrares alguem que te faça a reprogramação mas não conheça a board.

Boa sorte.

EDIT: Apesar de na foto o portátil não ter tampa não é necessário que a tires.
 
Última edição:
Boas!!

Obrigado pelas ajudas.

Vou tentar esse procedimento, uma vez que não há muito a perder, e depois dou notícias.
Já encontrei algumas lojas para reparar a motherboard/BIOS, vou mandar mail a pedir orçamentos, e vou ficar a aguardar as respostas.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Boas!!

Problema resolvido. Mandei substituir o chip da BIOS numa empresa especializada e tudo ficou bem. Mais detalhes apenas por PM, caso alguém precise de informação mais específica.

Fiquei um pouco mais l€v€, mas muito menos do que aquilo que o suporte técnico da ASUS foi adiantando.

Mas o périplo tem sido complicado para um nabo como eu nas lides informáticas.
Em primeiro lugar não estava a conseguir fazer boot pela pen, e depois de utilizar uma série de software para o efeito, só o rufus me permitiu ter o momento eureka, portanto fica aqui o aviso.

Em seguida estava a ter umas chatices na visualização das páginas dos browsers, que "desvaneciam", suspeitei eu devido à GPU imbutida da Intel, e só resolvi, aparentemente, quando na aplicação da mesma defini, no separador da Energia, para máximo desempenho.
Agora ando às cabeçadas com a webcam, mas tirando isso, está quase a 100%.

Obrigado mais uma vez a todos os que ajudaram, com especial relevo para o MinisterOfSound, e espero que tão cedo não venha a ter problemas.

Cumprimentos.
 
Boas,

A board do meu ASUS A6VA foi substituida pela ASUS logo após a garantia terminar e paguei na altura (2007 talvez) 350€ :/
 
Boas!!

Pois, mas eu se tivesse que suportar um valor desse género, ia pensar muito seriamente se não seria melhor juntar mais uns cobres e comprar um portátil novo, já que este N61Jv já não está na garantia, e o A6VA já está bastante ultrapassado.

Ainda tentei negociar com a ASUS PT uma divisão de custos da reparação, mas não foram sensíveis aos argumentos apresentados. Apesar de reconhecer que a legitimidade da minha pretensão não era a toda a prova, o que posso garantir é que numa situação de dúvida entre marcas, não volto a escolher ASUS. Eles podem viver bem com isso, e eu não vivo mal. :D

Por menos de 100€, resolvi o problema, quando a ASUS se estaria a preparar para me cobrar bem mais do que isso. Acredito que a reparação a fazer fosse de outro género, mas mesmo assim, não posso dizer que fiquei delirante com o nível de qualidade do apoio ao cliente prestado, mas isso já são outros 500´s, e o resto é história.

Cumprimentos.
 
Boas!

Após 1 ano e 10 meses, o N61JV parece ter entregue a alma ao criador, definitivamente. :grumpy:

Desde ontem que não voltou a ligar (ficando apenas aceso o LED do botão on/off). Já tirei disco e RAM e nada, não arranca, o que me leva a suspeitar fortemente da motherboard. levei-o a uma daquelas clínicas PC que existem nas grandes superfícies, e também me confirmaram as suspeitas, acrescentando que a reparação ficaria nos 110€, mas que só pagava se o problema ficasse resolvido. Acho que, a esta altura do campeonato, estar a investir (ainda mais) neste portátil não é muito racional, mas tenho pena, pois apesar da idade, ainda se mexia muito bem, e actualmente, passei de cavalo para burro, e ando de C2D T5870, que à beira do i5 430M, ainda é um menino.
Vou ver quanto tempo aguento, mas muito possivelmente vou ter de adquirir outro portátil, se bem que não me apetecia gastar muito dinheiro, mas logo que me decida, crio um tópico nas aquisições para ouvir as vossas opiniões. Obrigado.

Cumprimentos.
 
Back
Topo