jtcgomes
Power Member
Ora viva malta... então é assim.
Tenho uma base dados de um aeroporto para fazer para a cadeira de Base de Dados I, e estou a ter algumas dificuldades na realização das tabelas...
Gostava que lessem o enunciado, e vissem as tabelas que estou a chegar, e me dissessem onde estou a errar.. então cá vai.
Obrigadão
Ora bem, depois deste paleio todo (desculpem por isso), surgem as duvidas...
A tabela empregados é uma super classe? como relaciono o pessoal de voo e respectivas funções?
Eu tendo as tabelas feitas, faço os diagramas DERE, e implemento o código em SQL... mas tá dificil lá chegar..
Depois "posto" aki imagens dos diagramas, para voces verem, e se quiserem, o codigo em SQL inclusivê...
Agradecia era uma ajudita nas tabelas, pois sem ter certezas, não consigo avançar pra frente...
mais uma vez, OBRIGADO...
Tenho uma base dados de um aeroporto para fazer para a cadeira de Base de Dados I, e estou a ter algumas dificuldades na realização das tabelas...
Gostava que lessem o enunciado, e vissem as tabelas que estou a chegar, e me dissessem onde estou a errar.. então cá vai.
Obrigadão
As minhas tabelas:Uma compania aérea pertende um sistema de informação para controlo do seu pessoal e aeronaves e respectivos voos. Os empregados são identificados univocamente por um numero de empregado. Adicionalmente são caracterizados por um nome, morada, num telefone e data de admissão na companhia. Os nomes são partidos de forma a destacar o último nome dos restantes.
De entre os empregados, é necessário caracterizar de forma mais completa o pessoal de voo. Para membros de pessoal de voo, registam-se ainda o número de horas de voo e a respectiva função(as funçoes possiveis são:chefe de cabina, comissário, navegador, comandante e co-piloto). Para os comandantes e co-pilotos é ainda necessário conhecer o numero e a data das respectivas licenças de pilotagem e o tipo de avião que estão habilitados a tripular. Admite-se que a cada instante, cada um só está habilitado a tripular um tipo de avião.
Os aviões são identificados univocamente atraves das respectivas matriculas, possuem ainda um nome, numero total de horas de voo, marca, modelo, numero de lugares em classe executiva, numero de lugares em classe turistica, numero de membros das respectivas tripulações, e funçoes dos mesmos. Admite-se que algumas tripulações não incluam navegador.
Em cada tripulação há um só chefe de cabina, um só comandante e um só co-piloto. A composição das tripulações é tipica de cada avião e não depende do voo k esteja a executar em cada caso.
Os aviões são submetidos a inspeções periodicamente. Pretende-se manter um registo dessas inspecções. Cada inspeção é identificada atraves da matricula do avião a k diz respeito e por um número de ordem. É ainda caracterizada pelas datas e hora de inicio e fim e pelo número de horas de voo do avião no inicio da inspecção.
Os voos são identificados univocamente por um código de 5 caracteres. são ainda caracterizados por uma cidade de inicio e de fim, uma hora de partida e uma hora de chegada, e por um numero de milhas percorridas. Podem ainda possuir um número variavel de escalas ou não possuir nenhumas. Cada escala efectua-se numa cidade a uma dada hora. Cada voo ocorre, no máximo, 1 vez por dia. Uma viagem é um voo executado num dia.
Pertende-se registar a alocação dos elementos do pessoal de voo, e avioes ás várias viagens. Apos a execução das viagens, os registos de alocação do pessoal e avioes não sao apagados da base de dados. É necessário garantir que o comandante e co-piloto atribuidos a uma dada viagem estão habilitados a tripular o avião alocado para essa viagem. Alem disso é necessário que o avião atribuido a cada viagem não possui mais do que 5000 horas de voo desde a ultima inspecção.
Os passageiros efectuam reservas de lugar para as viagens. As reservas são identificadas univocamente por um código de reserva de 8 caracteres e são feitas numa dada classe para uma dada viagem e para um unico passageiro. Os passageiros são identificados internamente por um número e ainda são caracterizados pelo sexo, apelido e resto do nome.
Código:
[B] AVIOES:[/B]([U]matricula,[/U] nome de avião, num total horas de voo, marca, modelo, num lugares executivos, num lugares turisticos, [COLOR=Red]num membros tripulação, funçoes tripulantes[/COLOR])
[B] TRIPULAÇÃO:[/B](Nome chefe cabine, num chefe cabine, num comandante, num co-piloto)
[B]INSPECÇÕES:[/B](matricula, num inspecçao, data de inicio, data de fim, hora inicio, hora fim, num horas de voo no inicio da insp)
[B]VOOS:[/B](codigo de vo, cidade partida, cidade destino, hora partida, hora chegada, num milhas voo, num de escalas)
[B]ESCALA:[/B](cidade de escala, hora da escala)
[B]EMPREGADOS:[/B]([COLOR=Red]SUPER CLASSE???[/COLOR])(num empregado, nome, apelido, morada, num telefone, data admissão na companhia)
Ora bem, depois deste paleio todo (desculpem por isso), surgem as duvidas...
A tabela empregados é uma super classe? como relaciono o pessoal de voo e respectivas funções?
Eu tendo as tabelas feitas, faço os diagramas DERE, e implemento o código em SQL... mas tá dificil lá chegar..
Depois "posto" aki imagens dos diagramas, para voces verem, e se quiserem, o codigo em SQL inclusivê...
Agradecia era uma ajudita nas tabelas, pois sem ter certezas, não consigo avançar pra frente...
mais uma vez, OBRIGADO...