1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda C

Discussão em 'Programação' iniciada por nans, 20 de Março de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1585)

1. nans

nans Power Member

Boas

Estou aqui com um pequeno problema, que e o seguinte:

Quero fazer uma matriz, mas de começo nao sei o tamanho dela(linha e colunas). O tamanho dela vai-me ser fornecido pelo utilizador...

Outro problema, é como é que eu encho a matriz com caracteres "randomizados"!

Desde ja agradeço a ajuda

Cumprimentos

2. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

quanto ao problema do tamanho, podes recorrer ao 'malloc' ou 'calloc' para alocar o espaço em runtime.

para encher a matriz, é só percorrê-la e gerar números aleatórios para colocar em cada posição.

podes usar a seguinte função para gerar os números aleatórios:

Código:
    long seed=0;

int getRandom(int min,int max)
    {
      if(!seed)
      {
        time(&seed);
        srand((unsigned)seed);
      }

return(min+rand()%(max-min+1));
    }

3. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Hmm, o malloc seria boa solução se a matriz tivesse apenas uma dimensão, com mais dimensões torna-se mais complicado. Uma solução alternativa pode ser qualquer coisa como:

Código:
    #include <stdio.h>

void matriz_func(int linhas, int colunas);
    int getRandom(int min, int max, long int seed); /* funcao do Rui_Carlos */

int main()
    {
         int x, y;

printf(" Numero de linhas -> ");
         scanf("%d", &x);
         printf(" Numero de colunas -> ");
         scanf("%d", &y);

matriz_func(x,y);     

return 0;
    }

void matriz_func(int linhas, int colunas)
    {
         int matriz[linhas][colunas], x, i;
         long int seed = 0;

for(i=0; i < linhas; i++)
              for(x=0; x < colunas; x++)
                    matriz[i][x] = getRandom(0, 100, seed); /* 0 e 100 por exemplo.. */

return;
    }

int getRandom(int min, int max, long int seed)
    {
         if(!seed)
         {
             time(&seed);
             srand((unsigned)seed);
         }

return(min+rand()%(max-min+1));
    }

Isto foi feito à pressa, é provavel que tenha erros e possa ser optimizado, mas a ideia é esta.

4. Rui_Carlos

qual é o problema?

Código:
    char* matrix=(char*)calloc(linhas*colunas,sizeof(char));
    deve resolver o problema, não?
    o problema será depois aceder às posições... eu normalmente uso uma macro para resolver isso.

na tua solução vais ter problemas caso precises da matriz fora da função onde a estás a declarar, daí eu sugerir a utilização do 'malloc'.

5. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Exacto, quando referi complicado era em relação ao aceder às posições, porque o alocar memória não tem nada que saber, é sempre da mesma maneira, apenas varia o tipo/nº posições.

Sim é vdd, o problema poderia ser contornado colocando as vars "int colunas" e "int linhas" como globais (ma prática eu sei, mas como são apenas duas..), e depois passando a matriz como parâmetro para outras funções

6. Cesaria

Cesaria Power Member

Bem se eu percebi bem queres é criar um array bidimensional, a melhor maneira seria usar o calloc ou malloc como o Rui_Carlos e o MaxDamage referiram.
    exemplo:
    Código:
    w = (int **)calloc(var1,sizeof(int *));
     for(i = 0 ; i < var1; i++)
      w[i] = (int *)calloc(var2, sizeof(int));

7. Rui_Carlos

atenção que isso que estás a fazer não é criar um array bidimensional, mas sim um array de arrays. provavelemente também resolve o problema, mas não é exactamente a mesma coisa...

8. nans

nans Power Member

Boas pessoal...

Esse problema ja esta resolvido (e desde já agradeço toda a ajuda que foi aqui dada), depois de ler o projecto mais 10 vezes depois de perguntar aqui, não conseguia perceber como é que nós iamos achar alguma palavra na sopa de letras, se era tudo randomizado, depois explicaram-me que o utilizador e que dava as letras para a sopa!!!!

mas agora tenho outro problema...
    É o seguinte,

recebo varias string que estao na sopa de letras e tenho de la as procurar, por exemplo como esta no enunciado do projecto:
    introdução
    ist
    algoritmos
    dados
    estruturas

e o output, tem de ser o seguinte:

introduçao 2,2
    algoritmos 9,2
    estruturas 11,1
    dados 6,3
    ist 2,2

traduzindo " PALAVRA 'POSIÇÃO DA PRIMEIRA LETRA NA LINHA','POSIÇÃO DA PRIMEIRA LETRA NA COLUNA' "

Eu gostava de saber como resolver este problema (sem recorrer a ponteiros, porque nao percebo muito disso), visto nao poder receber a palavra a procurar e dar logo o input.

Se nao perceberem alguma perguntem que eu tento explicar melhor o que pretendo

Desde ja agradeço mais uma vez a ajuda de todos

nans

9. Sniper32

Sniper32 Power Member

Onde é que eu ja vi isto...

Se queres ajuda para um projecto se calhar sera melhor perguntares aos teus colegas... aqui (ou noutro qq se fores da alameda :P)

10. MaxDamage

MaxDamage Power Member

LOL, curioso.. esse enunciado não me é estranho.. hmm deixa ca ver.. ah já sei, não será de AED ? :P

Fazer esse projecto sem ponteiros parace-me quase impossivel.. aconselho-te a estudar e interiorizá-los bem, é fundamental, e serão precisos nos próximos projectos e em cadeiras futuras (SO, ASA, etc).

Última edição: 23 de Março de 2007
  11. BernardoDW

BernardoDW Power Member

Isto é só gajos do tagus :X

também ando à volta com o C xD

12. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Nop, alameda here :P

13. Sniper32

Sniper32 Power Member

O projecto (e muitos outros) sao iguais nos 2 plos

Partilhar esta Página