Ajuda com Access

][_PWNN_][

Power Member
Boas!!

Não sei se é este o local ideal, mas enfim...

Preciso de ajuda para fazer uma base de dados em Access. Já tentei fazer mas já não me lembro de nada disto...

O exercício é o seguinte:

Uma fábrica de tecidos (com vários tipos diferentes) tem como principais clientes lojas do tipo retrosarias, e necessita de uma base de dados que considere o seguinte:

- os clientes são as retrosarias
- a fábrica tem vários vendedores que estão encarregues das vendas junto das lojas
- a fábrica tem vários desginers para os tecidos
- os tecidos são classificados pelo tipo, tendo ainda em conta o preço e o designer
- as vendas são registadas considerando o cliente (loja) a quem foi vendido o tecido, o tecido que foi vendido, o vendedor, a data da venda e quantidade de tecido (em metros)

Instruções

1- desenhar o Modelo Entidade Associação (o que é isto???)

2- criar uma base de dados adequada à situação, construindo as tabelas que achar necessárias, tendo em conta:

- incluir a descrição e a legenda nos campos das tabelas que construir,
- definir as chaves primárias para cada tabela (o ideal é um campo ID com numeração automática?)
- crias as ligações entre as tabelas, impondo a integridade e referencial, a propagação dos campos relacionados e a eliminação dos registos relacionados.

3- criar os formulários referentes às tabelas e inserir 5 registos de vendas na base de dados.

4- criar algumas consultas à base de dados, sendo que se deve realizar uma consulta:

- com selecção de campos de várias tabelas
- com critérios definidos (como assim??)
- que realize um cálculo (não especifica, pode ser, por exemplo, quantas peças de tecido vendeu cada vendedor?
- que cruze o total de vendas por cliente por tipo de tecido.

5- criar os seguintes relatórios

- que faça a apresentação dos dados das vendas, agrupados por designers
- que faça a listagem dos registos correspondentes à consulta de selecção definida anteriormente

O exercício é este; eu consigo criar as tabelas e percebo que tipo de campos cada tabela tem que ter, e consigo fazer as relaçoes entre tabelas também; o que não consigo fazer é criar os formulários e as consultas...

Desde já muito obrigado pela ajuda!
 
Posso dar-te uma ajuda na criação das consultas, formulários e dos relatórios (não sei se já os fizeste).

Começa pelas consultas. Selecção de campos de várias tabelas. É para usares JOINS. Existe assistente de consultas, mas o ideal é fazes em SQL.
A seguir os formulários. Também existem assistentes para a criação dos formulários. Podes escolher o tipo de formulário:
Folha de dados - Tal qual uma tabela
Formulário simples - para ver um registo de cada vez. Permite meter cabeçalho e rodapé.
Formulário continuo - igual ao simples mas mostra todos os registos.
Formulário dividido - Uma parte é igual ao formulário simples e a outra igual à folha de dados.
Os formulários permitem meter vários objectos ligados ou não aos campos da origem de dados. Podemos usar macros ou VBA para implementar funcionalidades extra, incluindo validação de dados.

Relatórios - São feitos para imprimir dados.

Se puderes faz um PrintScreen da janela das relações e mostra. Assim posso te dar informações mais precisas.
 
Back
Topo