Ajuda com o GRUB

Zed_Blade

Power Member
Ora boas.
Antes de mais, estive a pesquisar no forum pelo tema mas n econtrei nd que m ajudasse.

Então cá vai: Instalei o ubuntu há uns tempitos e coise e tal, segui todos os passinhos da instalação e por aí fora, td mt bonito e funcional. O ubuntu ficou numa partição que eu ja tinha para o efeito e é show d bola. Agora tenho um problema com o GRUB. Então não é que este sacana tomou controle do MBR e agora não consigo fazer boot através de Pen's? Descobri que o grub estava no MBR quando tentei iniciar o PC através de uma pen e o pc foi à mesma parar ao menu do grub. Estranhando o facto pus-me a rever os passinhos da instalação do linux e vi então que o grub´foi instalado no MBR. Só consigo arrancar a partir d CDs (DVDs no meu caso pk a drive tá mamada e recusa-se a ler CDs) e posso descompactar uma imagem de um qualquer boot disc para a pen que não há nada a fazer, o grub está sempre lá. Eu sei que é problema resultante do grub porque as Pens tão como first boot device no BIOS e mesmo assim não arrancam (sim já experimentei com 3 ou 4 diferentes).

Ora li algures na net que o grub pode ser movido para outra localização, se bem que não explicava como, e como tal pretendo passa-lo para a partição do linux (ou mesmo para a do windows, é so mesmo para o tirar do MBR) e restaurar o MBR by default.

Alguém me consegue dar uma ajuda?

Agradecido
 
Devias poder fazer o boot pela pen na mesma, vê na BIOS se tens ligado o boot por USB, e se sim se está antes do harddisk.

O grub só carrega depois disso.
 
O facto de fazeres boot não está relacionado com a MBR simplesmente porque é na BIOS que é feita a selecção do hardware de boot, apenas se for um disco rigido é que ele lê a MBR...

Seja como for, podes procurar na ajuda do grub como adicionar uma entrada ao grub para bootar por disquete, cdrom, usb.. etc.. ;)
 
Para o grub arrancar nao tem que primeiro ler a informaçao do MBR do master? Se está a bootar directo pela pen é esquisito que va ler primeiro o MBR do master:S
 
Back
Topo