[Home Cinema] Ajuda com Reformulação / Reparação do Sistema Existente

bernardo11

Power Member
Boas,

Ando a algum tempo para perguntar aos experts aqui da área o que posso fazer para reabilitar o meu sistema de som actual. É um sistema 5.1 só que o amplificador parece já estar a dar de si (na verdade o sistema nunca funcionou a 100%), só funciona o 5.1 quando se liga o leitor de cd, ai o som fica a dar em todas as colunas, se eu ligo a box da ZON ou o Asus O!Play (Optical) o som só da em 5.1 muito baixo, se o aumentar a ventoinha do amplificador dispara e desliga-se de imediato e passa a dar no ecrã dele o aviso de "Protection". Actualmente para ver filmes acabo por ter de usar o stereo ficando só a dar 2 colunas...

Bem a ideia aqui é comprar um amplificar novo e um subwoofer que este sistema por alguma razão não tem. Se possivel queria aproveitar as colunas existentes que me parecem ser razoáveis para a idade que tem (5/6 anos).

O novo amplificador tem de ter pelo menos 2 ligações Optical ou hdmi se fizer a mesma função que a Optical. Uso o amplificador só para ver filmes essencialmente, a box da ZON é dispensável. Vou por em baixo a imagem das colunas e do actual amplificador, as colunas tem um handicap é que ainda são ligadas em filamentos e pelo que estive a ver existem poucos amplificadores ainda com filamentos, já é tudo com fichas.

O Amplificador actual é um TEAC AG-H550.


As duas colunas traseiras são estas:

http://6g6.eu/sih0-traseira.jpeg
http://6g6.eu/sih0-traseira-referencia.jpeg

Monitor Audio - Silver S6

As duas colunas frontais são estas:

http://6g6.eu/sih0-frontal.jpeg
http://6g6.eu/sih0-frontal-referencia.jpeg

Monitor Audio - Bronze 2

A coluna frontal é esta:

http://6g6.eu/sih0-coluna-meio.jpeg

Esta é a vista geral do meu sistema: http://6g6.eu/sih0-sistema-montado.jpeg

Agradeço a todos a ajuda que possam dar para ficar com isto ok!
 
Última edição:
Parece-me que tens para ai as coisas trocadas :). Não conheço essas colunas mas deverias ter as S6 nas frontais, primeiro porque são de pé e de certeza que reproduzem frequencias mais baixas que as frontais actuais, em segundo porque são da série Silver que em termos de qualidade sonora serão superiores (pelo menos comparando com as bronze da mesma época).

Eu investia num AV e num sub.

*edit - Estive a pesquisar e parece que as S6 são umas RS6 com cosmética diferente, por isso já são umas colunas jeitosas :D.
 
Última edição pelo moderador:
Antes de mais obrigado pela ajuda, sim, era o que estava a pensar fazer.

Eu se vires no ultimo link da imagem que coloquei não consigo alterar a disposição da sala.
As colunas de pé (as S6) tem mesmo de ficar atrás onde estão.

Para AV estava a pensar neste: Kenwood-Electronics-RV-6000_Receptor-AV-51
Tem 150W de potencia por saída, que é a mesma potencia que as minhas traseiras têm.

Tens algum subwoofer que recomendes? Até 250€?
Já agora o que achas desse AV? Arranja-se mais barato e melhor?

Ha lojas mesmo que internacionais mais baratas para comprar?
 
Última edição pelo moderador:
Nem tinha reparado na colocação das colunas, sinceramente essas colunas assim é contra todas as "regras" :). As colunas nessa posição apenas dão som, em termos de musica dão som ambiente, em termos de cinema amassam os efeitos.

Podes meter fotografias da sala toda?

Não tens outro canto onde enfiar a TV + AV?

O que eu faria:

Vendia as bronze e comprava umas colunas que podessem ser montadas na parede, no teu caso um sistema de satélites até podia ser o ideal. A alternativa seriam 4x CA S20 (90€ o par na *****)que são pequenas + sub.

Testava o Teac com as Silver e montava um sistema para ouvir musica noutro canto :). Se não poder ser tentava vender também as S6. É um "crime" essa colunas serem usadas como surround.

Quanto ao amplificador desconheço o mesmo, a minha preferencia iria para Yamaha RX-V473 a 285€ que já tem rede e USB's na *****.

Os 150W das colunas é apenas a potencia máxima suportada.

Espero que entendas as minhas "criticas" como constructivas, se já faz diferença a coluna central estar apontada para a zona dos ouvidos imagina assim escondida.

*edit - Na ***** tens em promoção o Pioneer VSX-527 por 250€ que também tem rede/USB/..., para colunas Monitor Audio ia para o Yamaha.
 
Última edição pelo moderador:
Pelo que dá para perceber, tens muitos "problemas" para resolver de forma a conseguir uma optimização para o home cinema.

Deveria ser algo assim:

tonformate_dolbysurround_und_dolbyprologicII.jpg


5 colunas a convergir para o ponto de audição. Os tweeters devem estão altura dos ouvidos e a central com inclinação para a zona das cabeças no sofá. Eu tentava colocar umas colunas menores na parede. É importante que compres um Amplificador com uma boa calibração automática.
Dá uma vista de olhos no conjunto VSX-527 + CA S20 + CA S20 + S90 + S50. Não precisas de trocar tudo de uma vez. A central podes colocar na parede sobre a TV.

Tenta colocar as colunas do lado da TV para veres a diferença ...

Pareceu-me que as colunas de trás não estão apontar para o sofá.
 
Última edição pelo moderador:
Não, as colunas traseiras não estão a apontar para o sofá mas de facto deviam...
No imediato devia começar por comprar um AV e um amplificador pelo que percebi do que disseste.

O Pioneer VSX-527 tem de output por canal 130W, o que eu meti em cima da Kenwood tinha 150w, sendo as colunas traseiras de 150w não valia a pena comprar um já de 150w por saida? Eu das outras características até gostei mais deste da Pioneer ligação a internet, iphone etc.

Que subwoofer achas que devo comprar agora? Estive a ver o "Polkaudio PSW111 MICRO" o que achas? O subwoofer tem um problema, é para ficar em baixo da tv ao lado da coluna central, aquilo acho que tem 35 cm de altura.
 
Não, as colunas traseiras não estão a apontar para o sofá mas de facto deviam...
No imediato devia começar por comprar um AV e um amplificador pelo que percebi do que disseste.

O Pioneer VSX-527 tem de output por canal 130W, o que eu meti em cima da Kenwood tinha 150w, sendo as colunas traseiras de 150w não valia a pena comprar um já de 150w por saida? Eu das outras características até gostei mais deste da Pioneer ligação a internet, iphone etc.

Que subwoofer achas que devo comprar agora? Estive a ver o "Polkaudio PSW111 MICRO" o que achas? O subwoofer tem um problema, é para ficar em baixo da tv ao lado da coluna central, aquilo acho que tem 35 cm de altura.

Como disse anteriormente desconheço esse Kenwood, mas os watts não são muito importantes nem fiaveis, cada fabricantes usa o que convém. Olhando para as especificações do Kenwood é facil perceber a "verdade" dos factos.

Kenwood
Rated Stereo Output Power100 + 100 Watt (63Hz ~ 20kHz, THD 0.7%, 6Ω) - Mesmo em stereo "só" faz 100w por canal
Effective Surround Output Power (THD 10%)5 x 150 Watt (1-ch driven, (1kHz, THD 10%, 6Ω) - Em Surround faz 150 mas é só com um canal ligado e mesmo assim é com uma distorção de 10% e 6Ω)

Pioneer
Power output per channel 130W 1 kHz, 1 % THD, 6 Ω - De certeza que também é só com um canal e faz 130w com 1% de distorção, provavelmente faz os mesmos 150w com 10% de distorção.

De qualquer forma, o Pioneer para alem de ser de uma marca com mais presença no mercado AV consome 450w, o Kenwood apenas 200w, na pratica um amplificador não pode gerar mais watts de som do que a energia consumida...

Os watts na coluna é o valor maximo que ela aguenta sem danificar os componentes, podias muito bem ter um BOM amplificador stereo de 10 watts a conduzir essas meninas.

O sub é a coluna menos esquisita em colocação (as baixa frequencias não tem problemas com a direção) pode ficar atrás ou ao lado do sofá.

Neste momento não consegues, mas aconselho a que quando tiveres o novo AV, que experimentes colocar as colunas nos sitios certos, vais ver que é uma diferença da noite para o dia...
Depois com tempo é arranjar umas colunas que caibam (mesmo que sejam satelites), os efeitos e a envolvencia do 5.1 dependem muito da boa colocação da colunas.

O sub S90 da cambridge audio tem 30 cms de altura pelo que deve caber nesse espaço.
 
Malta, surgiu-me agora uma duvida, o amplificador da Pioneer tem na saida do amplificador 1 RCA e o subwoofer tem 2 RCA. É necessário eu comprar algum cabo ou adaptador especial para ligar ambos ou já vem com os equipamentos?
 
Última edição pelo moderador:
Não, basta o cabo normal do subwoofer. Geralmente na traseira do subwoofer vem indicado qual a ligação a usar neste caso. Se não, no manual deve vir.


Cumps
 
Não, basta o cabo normal do subwoofer. Geralmente na traseira do subwoofer vem indicado qual a ligação a usar neste caso. Se não, no manual deve vir.


Cumps

Esta é a ligação atras do amplificador:

http://www.pioneer.eu/images/products/avamplifierreceiver/pioneer/vsx-527-k-rear_zoom.jpg

Esta é a do sufwoofer:

http://www.procinema.hu/termekkepek/cambridge-audio-sirocco-s90_mod2_big.jpg

São diferentes, a minha duvida é que tipo de cabo ou como fazer a ligação entre os 2.
 
Boas,

Surgiu um novo problema, o subwoofer que me recomendaram aqui é pequeno mas o problema é que o sitio onde precisava de o meter é mais pequno ainda, não tem problemas de largura mas sim de altura, tem no máximo 22cm de altura, não encontrei nenhum subwoofer na horizontal, algumas sugestões?
 
Compra um cabo maior e coloca o sub noutro sitio :D. As frequencias que o sub reproduz não têm direção, pelo que é indiferente estar na frente de lado ou atrás.

*edit - o ser indiferente não significa que não exista um sitio optimo para colocar o sub :).
 
Compra um cabo maior e coloca o sub noutro sitio :D. As frequencias que o sub reproduz não têm direção, pelo que é indiferente estar na frente de lado ou atrás.

*edit - o ser indiferente não significa que não exista um sitio optimo para colocar o sub :).

É mesmo isso que vou fazer, obrigado!
 
Back
Topo