[Ajuda] Disco Externo - Dados Perdidos/Pc Não Reconhece

Dak

Power Member
Boas.

Hoje decidi formatar o pc, pois à muito que já estava a pedi-las, e eis que ao chegar à parte de apagar as partições esqueci-me de desligar o disco rígido externo e ao ver duas partições pensei que tivesse feito duas a última vez que formatei e instalei o Windows. Resultado: mandei apagar ambos. Não foi bem apagar pois primeiro damos a ordem e só depois de mandar instalar o Windows naquela partição é que ele começa a apagar mas quando me apercebi do erro desliguei o disco externo do pc antes que começasse a apagar, apesar de já ter carregado na "tecla L" que, segundo o que me disseram à muito, quando essa tecla é pressionada não há volta a dar.

Quando acabei de instalar o Windows, apesar de muitas tentativas, não fui capaz de voltar a aceder ao disco. O pc reconhece que tem alguma coisa ali ligada e até sabe que é um "USB Mass Storage Device" e aparece o icon para remover o hardware de forma segura e mais não sei quê mas não aparece nada no "Meu computador" nem nada.

Enquanto estive a formatar com a preocupação tentei ligá-lo à PS3 pois já o tinha feito antes, para ver se ainda tinha o que lá os backups mas ele nem reconheceu como das outras vezes. Nada aconteceu...

A minha questão é se os dados foram danificados ou mesmo apagados (o que acho muito improvável que tenham sido apagados) e principalmente como posso recuperá-los e como posso voltar a aceder ao disco.

É bastante chato pois tenho o disco cheio de fotos e vídeos pessoais, programas, muitas series por ver etc, etc, etc.

Por favor ajudem-me que estou assim como que meio desesperado...:(

Obrigado desde já!

PS: caso faça alguma diferença o disco é um WD Elements 500Gb 3.5", o Windows é XP Profissionale o meu desespero é genuíno.:1361:
 
Podes tentar usar o programa que eu estou a utilizar no meu problema com a pen, que é o Stellar Phoenix Windows Data Recovery, mas eu não sei como fazer para ele recuperar os ficheiros com os seus nomes originais, ou mesmo a estrura de pastas original...
 
Pois eu estou a experimentar essa à umas horas valentes e como é um disco de 500Gb estou a ver que vai levar uma eternidade. Mas obrigado pela dica.

Quanto à parte de voltar a poder aceder ao disco como faço? Isto volta ao normal quando acabar ou vai ser preciso fazer alguma coisa. É que o pc detecta mas não abre. Nem aparece na zona do "Meu Computador"
 
Pois eu estou a experimentar essa à umas horas valentes e como é um disco de 500Gb estou a ver que vai levar uma eternidade. Mas obrigado pela dica.

Quanto à parte de voltar a poder aceder ao disco como faço? Isto volta ao normal quando acabar ou vai ser preciso fazer alguma coisa. É que o pc detecta mas não abre. Nem aparece na zona do "Meu Computador"
Bem, eu não sou expert na matéria mas, provavelmente, terás que formatar o disco. Espera por outras opiniões...
 
Pois, o disco ficou sem o sistema de ficheiros. Precisas de o formatar para ser reconhecido. Enquanto ele não assumir um sistema de ficheiros, como por exemplo o NTFS, o Windows não o vai apresentar como sendo um disco legível em "O meu computador".

Para o formatar podes podes usar o seguinte método:

Botão direito do rato sobre "O meu computador", clicas em "Gerir", de seguida aparece-te uma consola com várias funcionalidades. Interessa-te a funcionalidade que diz respeito ao armazenamento local, ou seja a Gestão de Discos - ou algo similar.
Quando tiveres na gestão de discos, és capaz de ver lá o gráfico correspondente ao disco externo, deve estar por formatar. Formata-o.

Cuidado para não formatares algo que não tens a certeza que é o disco externo. Se for preciso desliga o disco externo e vê se ele desaparece da lista (podes precisar de carregar F5 para actualizar os graficos), e depois volta a ligá-lo.

espero que ajude.
 
Última edição:
Mas isso quer dizer que o que estou a fazer de recuperar dados pode ser uma perda de tempo?

É que isto está a levar muito tempo estou a ver que nem daqui a dias. Espero que recupere tudo ou pelo menos grande parte do que aqui está. Só depois farei a formatação.

Obrigado pela dica.
 
Não existe nada mais rápido que GetDataBack? Ao fim de quase 6 dias consegui acabar de ver os ficheiros que la estavam dentro. Tirei umas pastas e deram mas quando as seleccionei todas para tirar deu erro e fechou logo. Não estou para esperar 6 dias mas pareceu me detectou tudo... Pena só o erro ao tentar recuperar o que la estava. Alguma solução para além do "fazer tudo outra vez"?
 
Última edição:
Pois, o disco ficou sem o sistema de ficheiros. Precisas de o formatar para ser reconhecido. Enquanto ele não assumir um sistema de ficheiros, como por exemplo o NTFS, o Windows não o vai apresentar como sendo um disco legível em "O meu computador".

Para o formatar podes podes usar o seguinte método:

Botão direito do rato sobre "O meu computador", clicas em "Gerir", de seguida aparece-te uma consola com várias funcionalidades. Interessa-te a funcionalidade que diz respeito ao armazenamento local, ou seja a Gestão de Discos - ou algo similar.
Quando tiveres na gestão de discos, és capaz de ver lá o gráfico correspondente ao disco externo, deve estar por formatar. Formata-o.

Cuidado para não formatares algo que não tens a certeza que é o disco externo. Se for preciso desliga o disco externo e vê se ele desaparece da lista (podes precisar de carregar F5 para actualizar os graficos), e depois volta a ligá-lo.

espero que ajude.

Ao fim deste tempo todo com muitos percalços e esquecimentos la consegui recuperar os dados do disco.

Só há um problema: não consigo formatar o disco. Segui esses passos mas não encontro sitio com a opção de formatar...



Na imagem mostra a unidade D que está disponivel para formatar (encontra-se também em baixo em Disco 1) mas o Disco 2, que é o que me interessa, não dá para o fazer ...

Que é que estou a fazer de errado?

PS: Desculpem lá tar a desenterra isto mas não tava para abrir outro tópico... :)
 
Eu estou ainda pior...

Tenho um disco externo da toshiba com um disco da Western Digital...
Já tentei o stella...o getdataback...mas até agora sem resultado...
Quando tento entrar em algum disco diz-me que o ficheiro/directório está ilegível ou corrompido.
No entanto, o pc reconhece que existem três partições com os tamanhos correctos...
Deduzo que seja um problema ou com o boot sector NTFS ou com a tabela da partição que esteja corrompida...Já estou a entrar em desespero....

Alguém me pode ajudar?
 
tens de escolher a opção novo volume simples ... para atribuir a unidade lógica e só depois podes formatar ....

qt a recuperação de dados

getdataback ou ontrack easy recovery ...

melhor opção chave, sacar parafusos ... ligar disco internamente no pc ...
 
So para ficarem a saber...

Tentei cerca de 13 programas diferentes...alguns deram mais resultado do que outros...o que deu melhores resultados nem foi o getdataback mas o hdd pro que está no undelete.com

No entanto, não consegui arranjar crack e o preço da licença era alto e o programa não dava certezas qto à recuperação de dados...

Assim, decidi enviar o meu disco para uma empresa especializada em recuperação de dados:sad:
Já sei que vou pagar as vacas ao dono mas os dados (fotos da família) são demasiado preciosos para mim...
O preço deverá ficar entre os 150 a 200€ :005::sad:
 
Back
Topo