[ajuda] e-410 ou e-510

Boa noite.
Depois de muito ler as vossas opiniões preparo-me para comprar a minha primeira srl.
Gostaria de ter a vossa opinião entre estes dois conjuntos que me paracem a preços razoaveis.

http://www.rebelio.pt/app/urwfilter...mpus_E_510_doble_kit_14_42_40_150_/index.html 696 euros
http://www.rebelio.pt/app/urwfilter...mpus_E_410_doble_kit_14_42_40_150_/index.html 540 euros

Olhando aos 150 euros de diferença qual destas situações será mais vantajosa para um principiante como eu?

Obrigado.
 
a E-510, pq tem estabilização de imagem no corpo e pq tem um corpo ligeiramente maior (o da E-410 é minusculo, o que ergonomicamente não é o melhor na minha opinião, mas isto depende de pessoa para pessoa). qualquer um dos kits de 2 objectivas da Olympus é sempre bom negócio, que essas objectivas são bastante boas, principalmente a 40-150mm. :)
 
Se a opção se resume a essas duas, sem duvida, E-510...

Tem estabilização de imagem e tem um corpo em que se consegue agarrar... A E-410, até a minha namorada que tem as mãos bem mais pequenas do que as minhas acha que é bastante desconfortável na mão..

Portanto, se tiveres mãos à homem, esquece a E-410..
 
Dessas duas também prefiro a E-510. As lentes são realmente muito boas, mas (não sei se é geral) costumo ter problemas com a focagem da 40-150mm, fica imenso tempo a tentar focar as pessoas. Isto em interior e com as E-330 e E-400.
Algum motivo para ser olympus?
 
Muito obrigado pela vossa resposta.
A opção da olympus prende-se essencialmente pela qualidade das lentes do kit, e pela possibilidade de ver no ecra a fotografia que estou a tirar, além do preço que me pareçe muito razoavel.
 
Pois. Essa é outra. Os kits até têm muita qualidade pelo preço, mas as lentes deles são muito caras, e não há tantas lentes de terceiros como há para outras marcas.
Posso-te dar o exemplo da simples 50mm F/1.8 que na Canon custa 120€ e na Nikon 150€. Na Olympus custa mais de 500 ou 600€.

Se tiveres ideia de continuar a investir em lentes para um dia teres um bom set de lentes (e se gostares muito de fotografia vais querer um) não te recomendo que vás para a Olympus.
 
se n tens intenções de investir mais em lentes a E510 é uma boa compra
Qual a razão de não ser boa compra se se quiser futuramente investir em lentes? Preço, variedade?

Se tiveres ideia de continuar a investir em lentes para um dia teres um bom set de lentes (e se gostares muito de fotografia vais querer um) não te recomendo que vás para a Olympus.

Se disseres que as lentes da olympus são caras em comparação com outras marcas, concordo. Se disseres que não há tanta variedade como noutras marcas, também concordo. Agora dizeres, por si só, que não consegues um bom set com lentes olympus, é completamente errado a meu ver.

Consegues lentes muito boas (de facto, são caras, mas não me importo de pagar um preço elevado por bom vidro, mas pronto isso sou eu..) e, apesar de não serem muitas como em outras marcas, têm uma abrangência focal de 7mm-800mm (14mm - 1600mm, 35mm equiv), perfeitamente suficiente para a maior parte das utilizações. Tens aqui o roadmap das Zuiko Digital, e aqui uma lista actual das lentes para o sistema Four-Thirds. Para além disso, com o recente firmware (1.3 na E-510 e 1.1 na E-3) as bem conhecidas objectivas do antigo OM System podem ser utilizadas com o sistema de estabilização de imagem :D, o que vem adicionar dezenas de lentes ao set disponivel (claro que estas lentes não são tão versáteis como as digitais - ZD - mas consegue-se imagens bastante boas - nos foruns da dpreview há vários exemplos).

Entre a E-410 e E-510, aconselho a E-510, sendo a principal razão o facto de esta ter IS integrado, pois há situações em que muito dificilmente se conseguem resultados satisfatórios sem IS (e ainda para mais agora que as lentes OM são suportadas). Depois há o grip, mas isso já é subjectivo, tens que ser tu a experimentar e ver se gostas. De resto, a E-410 é uma excelente máquina, consegues mesma qualidade que na E-510 e uma grande portabilidade :)
 
Última edição:
Se disseres que as lentes da olympus são caras em comparação com outras marcas, concordo. Se disseres que não há tanta variedade como noutras marcas, também concordo. Agora dizeres, por si só, que não consegues um bom set com lentes olympus, é completamente errado a meu ver.

Mas eu não disse que não consegues um bom set, consegues de certeza. O que eu disse é que não recomendo, porque para conseguires um bom set vais gastar uma quantia muito maior do que com outras marcas. E porque o pedroaguas referiu a parte do "preço razoável", que para mim só se aplica mesmo ao kit. A outras lentes não.

A oferta de lentes não se prende só com as distâncias focais. Por exemplo, na Canon, se quiseres uma 70-200mm, tens a 70-200 com F4 ou F2.8, com ou sem IS, 4 versões da mesma lente. Ainda dentro da Canon, para uma 50mm, tens a 50 F1.8, F1.4 e F1.2, 3 versões para a mesma distância focal.
No fundo, quase que podes escolher a lente à medida das tuas necessidades.

Mas para mim o principal continua a ser o preço. Se tivesse mundos e fundos nem olhava para isso e até era capaz de comprar uma E-3 (por exemplo), mas se não olhar ao dinheiro também tenho L-Series e Nikkor.
 
Última edição:
Qual a razão de não ser boa compra se se quiser futuramente investir em lentes? Preço, variedade?

um pouco de cada. as zuiko tem uma qualidade optica irrepreensivel, mas acabam por ficar mais caras do que a concorrencia.
o mercado de usados em portugal n é famoso para tudo o que n seja canikon
é uma excelente máquina e com um bom set de lentes para quem se quer ficar por ai, especialmente aquele preço
 
Back
Topo