Ajuda em equipamento de luz

Filipe_O

Power Member
Boas.

Andei a procurar um fórum especifico em equipamento de vídeo, mas acho que postar aqui, não é desadequado.

Estou a delinear um projeto para um vídeo/documentário sobre um animal.
Esse animal em questão não deve apanhar raios de sol diretamente, e eu não tenho uma divisão (que o possa ter la dentro) bem iluminada.
Então precisaria de uma luz branca, a incidir sobre a parede...
O que recomendam? (de baixo preço)

Podem-me dar umas linhas orientadoras sobre as hipóteses possiveis?

Vou-me informar no aki ou leroy merlin, mas gostava de ir já com umas linhas do assunto, e com o que quero definido..
 
Arranjas 2 holofotes de 100 ou 200W deve ser mais do que suficiente, se os apontares para a parede, até vais ficar com uma luz bastante uniforme (metes um de cada lado).
Isso custa-se uns 15€ (os 2).

A luz é amarelada, mas regulas o white balance da camara e não interessa a temperatura da cor...
 
Ah, tendo esse tamanho, é pouco, estava a imaginar algo maior :P mas mesmo assim, para teres uma luz uniforme não sei se será assim tanto.

Tambem podes experimentar com 2 lampadas de 75w ou assim nem que uses algo para difundir a luz.
 
A luz depende muito do que queres fazer e do que o bicharoco consegue resistir. Não percebo grande coisa de vídeo, mas 2x100w não me parece muito ainda para mais quando tem que ser reflectido.
Se o animal não pode receber luz directa do sol tenta saber porquê, pode ser por causa da luz UV e algumas lâmpadas também irradiam esse tipo de luz.
 
Atenção que a luz florescente emite radiação ultra violeta e infelizmente também os flash das máquinas.
Os LED são "limpos" mas infelizmente fica bem caro comprar já tudo feito, comprado às peças e fazer em casa poupa-se muito, tem é que se saber o que se está a fazer.
 
Então se for luz branca não fica o assunto (tipo de luz) resolvido?
A minha questão é quanto á potencia...

A área é de menos de 2m[SUP]2[/SUP]​....
 
Vídeo não é bem a minha área, apesar de já ter feito luz, infelizmente já foi à muito tempo.
Também depende muito do que queres fazer e iluminar, ter sombras carregadas ou suaves ou até mesmo não ter sombras, vai implicar 2,3,4 ou 5 pontos de luz. Fazendo contas de cabeça talvez te consigas safar com 2x100 das económicas, mas acho pouco, talvez por estar já mais habituado as luzes que utilizo em fotografia que são bem mais potentes.
 
Aproveito este tópico para pedir a vossa ajuda.
Quero comprar um disparador remoto sem cabo para uma 5DMIII. Já tenho um da phottix o R80 mas necessito de um para disparar a distancias.

O que me aconselham?
 
Última edição:
Tens o RC-6, que dá para cerca de 5m.

Tem um mal, não tem um botão de 2 estágios, ou seja, para focar tens que carregar até ao fim.

Tens aqui um comparativo que encontrei. Não sei se é "válido ou não".
 
Última edição:
Não quero ter sombras.Quero ter uma luz branca homogenea. Para isso posso usar 2*100.
Agora, que tipo de lampadas uso?Candeeiros/pontos de luz, não devem ter tamanha potencia..
 
Se não quiseres sombras aconselho a utilizar softbox, tipo isto
4-Socket-Lamp-font-b-Softbox-b-font-for-Digital-Photo-with-24-x24-60cm-x.jpg

Isto tem, ou devia de vir, com dois difusores, um no interior que não se vê e outro no exterior que se vê e assim já não deverá ser preciso de reflectir na parede. Acredito que com 2 destas te safas.
 
Ok vou ver onde comprar
A minha questão é:
Fazendo contas á vida a longo prazo, querendo eu fazer reportagens (nada de estúdio), servir-me-á no futuro?
Edit: com menos de 60€ não arranjo nada? O dinheiro é um problema
Se não fossem coisas eletricas fazia eu um.
 
Última edição:
Isto é equipamento volumoso e algumas vezes pesado, podes levar para a rua, mas é para ficar estático. Tens tripés com rodas que facilitam a mobilidade, mas tem o seu limite.
Se for para reportagens tipo aquelas que vejo na televisão, o normal é utilizarem-se holofotes que se colocam por cima da câmara, mas isso tem um alcance relativamente curto e basicamente só servem para iluminar 1 pessoa próxima.
Com 60€ só dá para ir para os holofotes normais, mesmo indo para um setup barato com softboxes passa esse orçamento.
 
Holofotes normais não iluminarão suficientemente bem uma área de menos de 2m2?
Assim pondero bem se não hei-de abandonar este projeto
Edit: Obrigado por toda a ajuda :D
 
Back
Topo