P.S. só depois de escrever isto tudo abaixo li melhor o teu post e não era bem isso que querias, pensei que tinhas um cenario distante e querias amplia-lo à passagem dos binoculos. sorry. a resposta em cima ajuda-te, com o complemento da movimentação do mouse que tenho em baixo, consegues resolver isso. De quanquer das maneiras deixo a minha responsta em baixo na mesma
Pode ser que ajude.
Posso dizer-te um maneira de dares a volta a isso.
cria dois movieclips, um com o cenario normal, e outro com o cenario ampliado.
no movie clip com o cenario ampliado colocas um layer com os teus binolucos (apenas com o bordo das lentes e com o interior do circulo sem cor ou com alpha=0
colocas o cenario ampliado no layer 1 (toma atenção á razão de ampliação, tipo 3x maior) e os binoculos (transforma os binoculos num movie clip também) no layer 2, crias uma mask no layer dos binoculos, e se tudo correr bem só dever ver a area do teu cenario ampliado correspondente aos binóculos, certo?
depois voltas ao cenadio original, inseres o teu movie clip das lentes num layer sozinho. depois é só fazeres um drag (se quiseres) ou acompanhas directamente as lentes (_x, _y) com o moviemnto do mouse ao moveres o mouse, as lentes movem junto e apresentam o movieclip apliado na area das lentes na posição respectiva onde o mouse esta (para acompanhar certo deves multiplicar a tua posição do rato pela razão de ampliação para que a posição dos binoculos seja a correcta.
as propriedades que deves usar são (em AS 2).
_ymouse //retrorna a posição y do rato
_xmouse //retrorna a posição x do mouse
depois não é dificil.
na raiz do teu flash, no layer 1, colocas no evento
onEnterFrame()
movie_ampliado.movie_lupa._x=_xmouse * razao_ampliacao;
movie_ampliado.movie_lupa._y=_ymouse * razão_ampliacao;
se te guiares com estas indicações tens a tua paisagem e quando mexes o rato, os binoculos mexem também apresentado dentro deles a area correspondida.
espero que resulte
um abraço.