ajuda em flash

jahred

Power Member
pessoal! preciso de ajuda numa cena de flash! então é assim, eu tenho um cenário a servir de fundo, então o que eu queria era por umas lentes de binóculos a percorrer esse cenário! imaginem, tudo preto, só com as lentes em forma de oo a percorrer o palco, tão a perceber? como é que eu consigo fazer isto?
 
eu fazia algo do genero:

(isto sao as layers)
- OO
- movie do cenario
- fundo preto

depois fazes com que a layer do OO fique como mascara (botao direito > mask (ou algo parecido)). a animacao fica no movie clip do cenario, dentro desse MC tens o cenario a andar para o lado que quiseres.
 
P.S. só depois de escrever isto tudo abaixo li melhor o teu post e não era bem isso que querias, pensei que tinhas um cenario distante e querias amplia-lo à passagem dos binoculos. sorry. a resposta em cima ajuda-te, com o complemento da movimentação do mouse que tenho em baixo, consegues resolver isso. De quanquer das maneiras deixo a minha responsta em baixo na mesma :) Pode ser que ajude.


Posso dizer-te um maneira de dares a volta a isso.

cria dois movieclips, um com o cenario normal, e outro com o cenario ampliado.

no movie clip com o cenario ampliado colocas um layer com os teus binolucos (apenas com o bordo das lentes e com o interior do circulo sem cor ou com alpha=0;)
colocas o cenario ampliado no layer 1 (toma atenção á razão de ampliação, tipo 3x maior) e os binoculos (transforma os binoculos num movie clip também) no layer 2, crias uma mask no layer dos binoculos, e se tudo correr bem só dever ver a area do teu cenario ampliado correspondente aos binóculos, certo?

depois voltas ao cenadio original, inseres o teu movie clip das lentes num layer sozinho. depois é só fazeres um drag (se quiseres) ou acompanhas directamente as lentes (_x, _y) com o moviemnto do mouse ao moveres o mouse, as lentes movem junto e apresentam o movieclip apliado na area das lentes na posição respectiva onde o mouse esta (para acompanhar certo deves multiplicar a tua posição do rato pela razão de ampliação para que a posição dos binoculos seja a correcta.

as propriedades que deves usar são (em AS 2).
_ymouse //retrorna a posição y do rato
_xmouse //retrorna a posição x do mouse

depois não é dificil.

na raiz do teu flash, no layer 1, colocas no evento
onEnterFrame()

movie_ampliado.movie_lupa._x=_xmouse * razao_ampliacao;
movie_ampliado.movie_lupa._y=_ymouse * razão_ampliacao;


se te guiares com estas indicações tens a tua paisagem e quando mexes o rato, os binoculos mexem também apresentado dentro deles a area correspondida.

espero que resulte :)

um abraço.
 
Última edição:
hmmm eu acho que o que eu vou dizer torna as coisas mais simples.... é que no que eu queria não era necessário ampliar o cenário... o cenário tá lá, não se mexe nem se amplia, a única coisa é que em vez de se ver o cenário todo durante uns segundos, vê-se somente pelas lentes dos binóculos (o tal OO) com o resto tudo a preto, e as lentes vão-se mexendo de cima para baixo. e é tudo por uns segundos e de forma automática, ou seja, os binóculos movem-se de cima para baixo e para os lados automaticamente sem ser guiado pelo rato... mas adorei a tua explicação msdevweb! obrigado aos dois! vou tentar a explicação do OldMan e já digo algo...

cumps

edit: bem, tá feito! era mesmo como OldMan dizia! muito obrigado! nem sei como não cheguei lá sozinho :( lol mas vou experimentar o que o msdevweb disse já que tb gostei da ideia! brigadão aos 2
 
Última edição:
Back
Topo