Ajuda em placa de fogão a gás - aparecimento de pequeno orifício e faíscas

chick3n

Power Member
Bom dia. Tenho uma placa de fogão a gás CANDY - PL40/1ASX com isqueiro e esta noite após passar um pano húmido na superfície da mesma comecei a ver umas pequenas faíscas num sítio.
Olhei melhor e vi um pequeno orifício na placa, que apareceu de um dia para o outro, onde estavam a ser produzidas as faíscas!
Anexo imagens do local.
Dúvidas:
Alguém já viu acontecer situação semelhante?
Deve-se a desgaste da superfície da placa ou algum defeito?
Já tem alguns aninhos... Parece ver-se algo vermelho pelo orifício mas não consigo perceber...
Entendo que a faísca deve ter sido provocada pelo resíduo húmido do pano, mas é normal fazer sem estar a carregar no isqueiro e após limpar o resíduo, agora carregar no isqueiro e não fazer faísca?
Devo preocupar-me com a situação e pensar em substituir a placa?
Ou basta tentar tapar o orifício com uma fita alumínio ou um pouco silicone? Na verdade é mesmo muito pequeno, cabe só o bico de um palito para terem uma ideia. Fiquei parvo com isto acontecer do nada e preocupado. Agradeço opiniões.
image.php
image.php
 
Deves ter um fio dos isqueiros danificado. Não é preocupante mas podes apanhar um esticão e com o tempo o isqueiro deixa de funcionar.

Com o tempo cada faísca foi comendo um pouco do metal.

É abrir, isolar o fio em questão e depois podes tapar o buraco (podes por fita por baixo e depois encher com uma cola)
 
Obrigado pela ajuda @Illusion4u! sim deve ser mesmo isso que dizes. não sei como o fio se estragou, mas explica o aparecimento do buraco, as faíscas e a "coisa" de cor vermelha que se vê...
No fim de semana vou tentar arranjar. Nunca tirei a placa, sabes se tem algum chapa de fundo e os fios estão entre isso e a superfície? ou visíveis mal tire e volte a placa? também não sei se tem espaço de manobra para virar ao contrário para trabalhar sem desligar o tubo do gás.
o orifício é mesmo pequeno, referes alguma cola em concreto para enchê-lo?
 
@Illusion4u esta tarde quando cheguei a casa, mal mexi na placa disparou o quadro e abriu outro orifício... É mesmo um cabo danificado a tocar na placa.
Tirei-a da bancada para desligar o cabo e repor a energia na cozinha mas infelizmente não consegui abrir a placa. Deve ser necessário tirar os parafusos junto às bocas de gás e não consigo, estão calcinados e ferrugentos, mói a cabeça... Acho que vou mesmo ter de ficar sem isqueiro.
Em relação ao enchimento dos orifícios, há alguma cola ou material próprio?
Obrigado
 
@Illusion4u esta tarde quando cheguei a casa, mal mexi na placa disparou o quadro e abriu outro orifício... É mesmo um cabo danificado a tocar na placa.
Tirei-a da bancada para desligar o cabo e repor a energia na cozinha mas infelizmente não consegui abrir a placa. Deve ser necessário tirar os parafusos junto às bocas de gás e não consigo, estão calcinados e ferrugentos, mói a cabeça... Acho que vou mesmo ter de ficar sem isqueiro.
Em relação ao enchimento dos orifícios, há alguma cola ou material próprio?
Obrigado

Não sei se vale a pena pelo preço

https://www.amazon.es/dp/B00FOVUFFU/ref=nosim?tag=zwame00-21
 
Back
Topo